Imaculada Conceição

    Celebramos no próximo dia 8 de dezembro a Solenidade de Nossa Senhora Imaculada Conceição: este é um dos quatro dogmas marianos e por meio dele professamos que Nossa Senhora foi concebida sem a mancha do pecado original. Nenhuma mácula de pecado lhe atingiu durante a sua vida, pois Ela foi agraciada e escolhida por Deus para ser a Mãe de Jesus.

    O dogma da Imaculada Conceição foi proclamado no dia 08 de dezembro de 1854 pelo papa Pio IX, através da Bula Ineffabillis Deus. Junto com esse dogma da Imaculada Conceição, existem outros três proclamados pela Igreja, que são: Mãe de Deus, Assunção de Nossa Senhora e virgindade perpétua. A Igreja declara solenemente que o dogma é a fé que vem da revelação e faz parte do tesouro da igreja e que precisa ser explicitado.

    Antes mesmo de ser proclamado o dogma da Imaculada Conceição em 1854, a própria Virgem Maria aparece a Santa Catarina Labouré (1830) e lhe faz um pedido que se fizesse medalhas de Nossa Senhora com a oração: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”. Essa invocação se espalhou e se difundiu e depois de alguns anos foi proclamado o dogma por Pio IX. É comum recitarmos essa invocação ao final de cada dezena do terço, acreditando e reconhecendo que Maria foi concebida sem pecado e não traz em si a mancha do pecado original e que ela nos ajude a vencer todo o pecado.

    A própria Virgem Maria, na sua aparição em Lourdes, em 1858, confirmou a definição dogmática e a fé do povo dizendo para Santa Bernadete e para todos nós: “Eu Sou a Imaculada Conceição”. Pois a imagem de Nossa Senhora que aparece em Lourdes é a da Imaculada Conceição e recebe o título de Nossa Senhora de Lourdes por ter aparecido na cidade de Lourdes, mas é a mesma Mãe de Jesus, Imaculada Conceição.

    Os dogmas são verdades de fé, que o Magistério da Igreja através do do Papa, por meio de estudos, ou Concílio se reúnem e discutem as verdades por trás daquilo que foi apresentado e se pode ser proclamado como dogma. Normalmente junto com o dogma é publicado um documento que comprove aquilo que a Igreja está proclamando, assim como ocorreu com a Bula Ineffabillis Deus que foi proclamada como fruto da proclamação do dogma da Imaculada Conceição.

    Por isso nada na Igreja é publicado do dia para a noite ou se alguém queira que a Igreja decrete algo, a Igreja primeiro vai verificar a verdade que está por trás daquilo que foi apresentado, para assim proclamar como verdade de fé. Até mesmo para proclamar alguém Santo, a Igreja leva tempo. Não é do dia para a noite que se declara venerável, que reconhece as suas virtudes com a Beatificação, ou a posterior canonização de alguém, mas através de provas, comprovação de milagres e testemunho de pessoas que conviveram com aquele que poderá ser canonizado.

    A Igreja desde o princípio reconheceu que Nossa Senhora era Imaculada, ou seja, sem a mancha do pecado original. Maria era toda de Deus e sempre disposta a fazer a sua vontade, mas somente em 1854 foi proclamado esse dogma, como verdade de fé. Foram longos anos de estudo do Magistério da Igreja, antes de proclamar esse dogma e apresentá-lo aos fiéis.

    A Igreja apresenta os dogmas como verdade de fé. Portanto para estarmos em comunhão com a Igreja e sendo fiéis ao batismo que recebemos devemos acreditar e aceitar esses dogmas como verdade de fé.

    Ao celebrarmos a Solenidade da Imaculada Conceição celebramos mais do que a memória de um santo, é um dia solene, de preceito, ou seja, que devemos participar da celebração Eucarística. Mesmo caindo em um dia de semana comum e não sendo feriado aqui no Brasil, devemos fazer o esforço de ir à celebração Eucarística. Em algumas partes do mundo é feriado nesse dia, para que os fiéis possam participar melhor da celebração Eucarística. A Virgem Maria é a Rainha de todos os santos, a Mãe de Deus e devemos ir à Igreja pedir que ela nos ajude na luta contra o pecado.

    A Solenidade da Imaculada Conceição é celebrada num mês propício para nós cristãos católicos, pois a data se celebra em meio ao tempo do advento, próximo ao Natal do Senhor. Dentro de alguns dias a Virgem concebida sem a mancha do pecado original, daria luz ao Salvador, por isso é um mês festivo para a Igreja. Primeiro celebramos a grande festa da Mãe de Jesus e logo em seguida o a grande festa do nascimento de seu Filho.

    Portanto meus irmãos e irmãs celebremos com grande alegria e júbilo no coração a Solenidade da Imaculada Conceição, que possamos fazer um esforço de participarmos da celebração Eucarística nesse dia. E tenhamos a certeza que Nossa Senhora nos ajudará na luta contra o pecado. Preparemos o nosso coração para que dentro de mais alguns dias possamos celebrar com o mesmo júbilo e alegria o Natal do Senhor Jesus.

    Segue abaixo a oração á Imaculada Conceição:

    Santa Maria,
    Rainha dos céus,
    Mãe de nosso Senhor Jesus Cristo,
    Senhora do mundo,
    que a nenhum pecador desamparais nem desprezais;

    Lançai sobre mim vosso olhar Imaculado
    e alcançai-me de Vosso amado Filho
    o perdão de todos os meus pecados,
    para que eu, que agora venero com devoção
    a Vossa santa e Imaculada Conceição,
    mereça alcançar o prêmio da vida plena nos céus.

    Por intermédio do vosso Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor,
    que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina para sempre.

     Nossa Senhora Imaculada Conceição, rogai por nós!

    Amém.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here