A Infância e Adolescência Missionária (IAM) de Cianorte (PR) realizou a Jornada Missionária, no dia 16 de abril. O evento foi em preparação para a 4ª Jornada Diocesana a ser realizada em sintonia com a Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária, no próximo mês de maio. A Jornada Missionária teve a presença de mais de 700 crianças e adolescentes, representantes das cinco paróquias que compõe o decanato de Cianorte, diocese de Umuarama (PR).
O coordenador de catequese da paróquia Sagrado Coração de Jesus, Mauricio Longuini Pereira, afirmou que devemos olhar mais para as crianças. “Nesta jornada vi a alegria das crianças evangelizando, e é para elas que devemos voltar o nosso olhar de misericórdia, como Jesus olhou e acreditar que é dos pequeninos o reino do céu”.
Padre Sergio Gallet acolheu os participantes e iniciou a jornada com a celebração da Santa Missa. Em seguida as crianças e adolescentes trabalharam o tema “Jesus Fonte de Misericórdia” com encenações, coreografias, cantos e muita animação.
A coordenadora da IAM da diocese de Umuarama (PR), Leodina Lobato da Costa, explicou que sempre é evangelizada nas jornadas. “Celebrar com as crianças o Ano da Misericórdia, juntamente com a Jornada Nacional da IAM, para mim é transbordar o amor pela missão. A cada jornada sou evangelizada pelas crianças e isso não tem preço, é estar com Jesus”.
Depois de encerrada a Jornada Missionária as crianças e adolescentes continuam trabalhando o tema “Jesus Fonte de Misericórdia” através de ações nas comunidades, focando as obras da misericórdia como: visitas, levando a Palavra de Deus; rezando pelas crianças além fronteira; fazendo coleta de alimentos; coleta de moedinhas para colaborar com o projeto da CNBB Missão e Pão (20 mil bíblias para África) e com o cofrinho da IAM; confecção de terços e cuidados com o meio ambiente.
Sueli Koteski, coordenadora da IAM da paróquia Santa Rita de Cássia, em Cianorte (PR), confirmou que o trabalho das crianças continua depois da jornada. “Nossa paróquia escolheu trabalhar com as crianças, como tarefa para apresentar na jornada, o cuidado com o meio ambiente. As crianças arrecadaram 200 litros de óleo descartável para fabricar sabão e a renda revertemos para o cofrinho da IAM. Agora as crianças querem continuar a coleta ajudando o meio ambiente e as crianças além fronteira”.
Enquanto desenvolvem estas ações as crianças e adolescentes se preparam para a Jornada Diocesana que será realizada dia 29 de maio, na Catedral Divino Espírito Santo. Na celebração eucarística haverá consagração da IAM para o continente europeu e a coroação de Nossa Senhora. Após a missa as crianças evangelizarão umas às outras, no centro de formação diocesano, com um momento cultural e brincadeiras trazidas pelos europeus ao nosso continente.
Fonte: IAM diocese de Umuarama (PR)
Fonte: POM