Hungria: neste sábado, a beatificação do mártir István Sándor

István Sándor, dos salesianos de Dom Bosco, assassinado por ordem do regime comunista húngaro em 1953, será beatificado neste dia 19 de outubro em Budapeste, capital da Hungria. O rito de beatificação será presidido pelo Cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregação das Causas dos Santos. A missa, que será celebrada diante da basílica de Santo Estevão pelo Cardeal Péter Erdö, Arcebispo de Budapeste-Esztergom, e contará com a participação de representantes das autoridades do Estado e quase todos os Bispos do País.

Visto que o lugar exato em que foi sepultado o corpo do mártir continua desconhecido, suas cartas e os desenhos em quadrinhos que mandou a seus pais serão simbolicamente utilizados no lugar das relíquias durante a cerimônia.

Os comunistas na Hungria expulsaram todas as ordens religiosas, inclusive os salesianos, com um decreto em 1950. Sándor continuou a realizar sua atividade religiosa na área da pastoral juvenil ilegalmente. Conhecidas suas atividades, as autoridades começaram a segui-lo sem que percebesse. Os salesianos perceberam a manobra e então conseguiram que ele saísse do País com um passaporte falso. Mas ele decidiu voltar e aceitou enfrentar o martírio do que abandonar seus estudantes.

Durante algum tempo continuou vivendo com identidade falsa, mas depois foi preso e condenado à morte em julho de 1952 e sepultado num lugar desconhecido até hoje.

 

Local: Budapeste
Fonte: Rádio Vaticano