O casal Jole, de 84 anos, e Michele, de 94, chorava em pranto dilacerante, vítimas de… solidão!
Avisados pelos vizinhos, quatro policiais italianos bateram à porta de um apartamento em Roma. Lá dentro, segundo o jornal La Repubblica, eles testemunharam uma cena surpreendente, que os deixou de boca aberta e lhes partiu o coração: um casal de idosos que não conseguia controlar as lágrimas e chorava copiosamente de… solidão!
Os quatro agentes chegaram ao local porque alguns vizinhos tinham denunciado gritos e choro procedentes do domicílio. Ao entrarem, no entanto, os policiais logo perceberam que não estava sendo cometido ali nenhum delito.
Quem chorava, em um pranto dilacerante, eram Jole, de 84 anos, e seu esposo Michele, de 94, ambos vítimas de uma “incurável solidão”. Parte dos vizinhos tinha ido embora e a cidade toda estava mais vazia por causa das férias de verão no hemisfério Norte. Entre estas e outras várias razões aparentemente banais, mas acumuladas na alma a ponto de explodir, o casal também chorava de desânimo e preocupação pelas horríveis notícias que viam o tempo todo na televisão.
Ao verem a situação impactante – mas que, no fim das contas, provavelmente é bem mais comum do que se possa imaginar –, os quatro policiais tiveram uma iniciativa pelo menos tão surpreendente quanto, só que agora positivamente: enquanto um deles se pôs de imediato a preparar um jantar, os outros três se sentaram gentilmente ao lado dos dois anciãos para realizar um dos gestos mais belos e maravilhosos que um idoso espera dos seres humanos: conversar com eles.
Fonte: Aleteia