No último domingo, 26, a Igreja celebrou os avós de Jesus, São Joaquim e Sant’Ana. Após a oração do Angelus, o papa Francisco recordou os pais de Nossa Senhora e saudou os demais avôs e avós. “Nesta ocasião, gostaria de saudar todos os avós e avós, agradecendo-lhes por sua preciosa presença nas famílias e para as novas gerações”, disse o papa, pedindo ainda uma salva de palmas pelos que estão vivos e pelos que “olham do céu”.
Os avós espanhóis receberam uma saudação especial em forma de mensagem, dirigida aos participantes da XVI Festa dos Avós, celebrada no país durante o domingo, 26.
No texto, Francisco convida os idosos a “confirmarem a fé no Senhor, que jamais os abandona, na convicção de que podem contribuir com a própria sabedoria e gestos de amor à vida e ao crescimento humano das próprias famílias”.
O pontífice também reiterou o seu apoio “aos que cuidam dos idosos com amor, contribuindo assim ao bem comum da sociedade”.
Na Espanha, o “Dia dos avós” é promovido todos os anos por ocasião da Festa dos santos Joaquim e Ana, pela associação católica espanhola “Edad Dorada – Mensajeros de la paz”, engajada na assistência e promoção da terceira idade. O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre o respeito aos idosos, apreciar os valores de suas presenças nas famílias e chamar a atenção para as necessidades da terceira idade.
Fonte: CNBB