Fórum Estadual discute Pastoral da Educação no Rio Grande do Sul

Cerca de 180 professores das redes pública e privada participaram do evento

Professores das redes pública e privada de educação do Rio Grande do Sul participaram do 1º Fórum Estadual de Educação, ocorrido no dia 18 de julho, na Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), em Porto Alegre.

O evento, que reuniu cerca de 180 pessoas, representantes das 14 dioceses gaúchas, foi iniciativa da Comissão Regional da Pastoral da Educação, que teve como objetivo fortalecer o ensino religioso e dinamizar  a identidade e a missão da escola católica em cada uma das dioceses que compõem o regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

“As dioceses estão aqui para organizarmos e relançarmos a Pastoral da Educação no Rio Grande do Sul. O objetivo é trabalhar a humanização da escola, buscar um humanismo integral e solidário como fala a tradição cristã. Para isso, propomos que cada diocese organize, por meio de seus professores, núcleos da Pastoral da Educação para refletir, dialogar e, especialmente, escutar os professores”, salientou o bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre e referencial para a Comissão de Educação e Cultura do regional Sul 3, dom Leomar Brustolin.

O Fórum contou com as assessorias de Maurício Perondi e Márcio Amaral, do Observatório Juventudes da PUCRS, que debateram o tema “Os jovens pedem passagem”. Dom Leomar Brustolin refletiu sobre a “Educação Cristã: um projeto de humanização”. Já o bispo de Rio Grande, dom Ricardo Hoepers, fez uma exposição sobre a “Pastoral da Educação a partir do Documento Estudos da CNBB 110 – Pastoral da Educação: Estudos para Diretrizes Nacionais”.  Na ocasião, as dioceses de Erexim e Caxias do Sul apresentaram cases sobre a Pastoral da Educação.

No final do evento, dom Leomar expôs a proposta da Pastoral em âmbito estadual e salientou a importância das ações nas dioceses, municípios e paróquias. De acordo com o bispo, os desafios são grandes, mas há muita esperança. “A esperança se consolida na medida em que tantos professores vindos de diversos pontos do Estado estiveram aqui neste dia”, concluiu.
Com informações e foto do regional Sul 3

 

Fonte: CNBB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here