Avaliar as necessidades, elaborar projetos e planos de atuação, fornecer relatórios aos doadores, garantir que os recursos sejam utilizados do modo mais eficiente possível: com esses critérios e linhas de ação, o “Serviço Jesuíta para Refugiados” (SJR) interveio para ajudar as populações atingidas pelo tufão Haiyan, localmente chamado de “Yolanda”.
Como informa uma nota enviada à agência Fides, a intervenção do “Serviço Jesuíta para Refugiados” se realiza em estreita colaboração com a ONG católica local “Simbahang Lingkod ng Bayan” (SLB), criada por um grupo de Jesuítas filipinos, muito ativa no território nos setores da justiça e da paz, e hoje na linha de frente da emergência pós-tufão, com numerosos voluntários.
Em particular, a organização está levando ajudas humanitárias para as ilhas de Culion e Palawan. Outros voluntários jesuítas estão presentes nas cidades de Isabel, Ormoc, Guiuan, e numa missão em Hernani. Uma grande carga de ajudas está destinada para as localidades de Catbalogan e Samar, através da paróquia de São Bartolomeu. Os jesuítas estão presentes também em Tacloban, a cidade mais atingida. Está previsto também o envio de ajudas a Capiz.
Na nota enviada à Fides, Padre Antonio Moreno SJ, Provincial jesuíta das Filipinas, explica: “O país estava ainda chocado por causa do assédio Zamboanga City e por causa do terremoto que afetou Bohol e Cebu poucas semanas atrás. Os deslocados nessas regiões estão ainda sem casa. Agora, a nova calamidade prejudicou milhões de pessoas”.
Temendo consequências desastrosas para a economia local a longo prazo, Padre Moreno exortou os jesuítas do mundo inteiro a mobilizarem recursos para ajudar as pessoas nas áreas mais atingidas. Pede aos confrades e a todos os cristãos para “simplificar as exigências durante as celebrações natalinas para abrir espaço à solidariedade”.
A intervenção do JRS ocorre no momento em que a organização celebra seus 33 anos. Foi fundada pelo ex-Prepósito Geral da Companhia de Jesus, Padre Pedro Arrupe SJ, durante uma visita aos prófugos birmaneses na Tailândia.
Local: Manila
Fonte: Rádio Vaticano