“Feliz o homem que na lei do Senhor Deus vai progredindo”

     (cfr. Sl 118/119)

    6º Domingo do Tempo Comum

     Celebramos neste domingo, o sexto desse Tempo Comum. Dentro de uma semana, faremos uma pausa no Tempo Comum para celebrarmos o Tempo Quaresmal e nos prepararmos para a Páscoa. A cada Domingo do Tempo Comum, escutamos um ensinamento de Jesus e como Ele formou a primeira comunidade dos discípulos. Nós nos reunimos na assembleia cristã para ouvir o que Ele tem a nos dizer e como podemos ser comunidade de discípulos nos dias de hoje.

    Escutamos o que o Senhor tem a nos dizer e comungamos de seu Corpo e Sangue. O Corpo e Sangue de Cristo que comungamos em cada missa é o alimento que sacia a nossa fome e a nossa sede. Ao nos alimentarmos dele, teremos forças para enfrentar as adversidades do dia a dia e a nossa luta contra o mal.

    A cada domingo, temos a oportunidade de agradecer a Deus por mais uma semana de vida e pedir as graças necessárias para a semana que irá iniciar. Em cada Eucaristia, temos a oportunidade de pedir o perdão dos pecados e nos comprometermos em sermos fiéis aos mandamentos da lei de Deus, sobretudo amando e servindo ao próximo.

    No Evangelho desse domingo, Jesus diz que não veio abolir a lei ou algum mandamento. Ao contrário: veio dar pleno cumprimento. Jesus ainda admoesta os ouvintes e a cada um de nós a vivermos plenamente os mandamentos. Que essa Eucaristia nos estimule a amar e a servir a Deus e a ao próximo como consequência.

    A primeira leitura deste domingo é do livro do Eclesiástico (Eclo 15, 16-21). Esse trecho do livro do Eclesiástico fala que o ser humano é livre para viver ou não os mandamentos. Os mandamentos da lei de Deus não são uma imposição, mas uma orientação: a pessoa é livre para seguir ou não. É claro que virão as consequências diante da escolha a ser feita. Se escolher seguir os mandamentos da lei, será abençoado e tudo irá bem. Se escolher não seguir, nenhuma de suas escolhas irão adiante. Os olhos do Senhor estão voltados para aqueles que o temem e o respeitam. Aqui o sentido do temer não é ter medo, mas sim, respeito. Respeitamos ao Senhor quando respeitamos os mandamentos.

    O salmo responsorial é o 118 (119). Seu refrão diz: “Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo”. Durante a nossa vida, temos que fazer escolhas. Uma dessas escolhas é seguir a Deus. A partir do nosso batismo passamos a pertencer a Deus, somos lavados de todo pecado e chamados a viver a vida segundo a inspiração do Espírito Santo, sempre observando os mandamentos.

    A segunda leitura desse domingo é da primeira carta de São Paulo aos Coríntios (1Cor 2, 6-10). Nesse trecho, Paulo fala para a comunidade de Corinto sobre a sabedoria de Deus. Nenhuma sabedoria humana é superior a sabedoria de Deus. Tudo o que Ele fez é perfeito e ninguém conheceu essa sabedoria de Deus. Ela já existe desde a criação do mundo. O Espírito Santo nos ajuda a compreender essa sabedoria de Deus. Ao olharmos tudo o que existe no mundo, compreendemos essa sabedoria divina e o Espírito Santo nos faz conhecer a intimidade de Deus, revelada por Jesus Cristo.

    O evangelho desse domingo é de Mateus (Mt 5,17-37 + longo). É a sequência do Sermão da Montanha que estamos acompanhando há alguns domingos. Jesus, no trecho do evangelho de hoje, diz que não veio abolir a lei e os profetas, mas veio dar pleno cumprimento. Os fariseus e os doutores da lei acusavam Jesus de não cumprir a lei e de abolir os profetas que lhe antecederam. Jesus de maneira alguma abole a lei e os profetas. Na verdade, Ele resume os dez mandamentos em dois, mas sem excluir os outros oito. Jesus diz que os dez mandamentos se resumem em amar a Deus e ao próximo como a si mesmo. De fato, desobedecer a um dos dez mandamentos da lei é se fechar em si mesmo e não se abrir ao amor à Deus e ao próximo. Tudo aquilo que Jesus realiza foi predito pelos profetas.

    Jesus ainda admoesta a todos que ninguém deve desobedecer a uma só virgula da lei e nem incentivar a alguém para não cumprir. Quem desobedecer aos mandamentos será considerado o menor no Reino dos Céus. Quem obedecer aos mandamentos será considerado grande no Reino dos Céus. Ao contrário dos fariseus e doutores da lei que se diziam seus cumpridores, mas praticavam muitas injustiças, os cristãos devem ser aqueles que, ao cumprirem os mandamentos da lei, devem praticar a justiça que advém dos mandamentos.

    Celebremos com alegria esse sexto Domingo do Tempo Comum e sejamos cumpridores da lei e praticantes da justiça. Procuremos viver o amor ao próximo. O mundo já tem tantas guerras e injustiças. Façamos a nossa parte como cristãos: amar a Deus e ao próximo como a nós mesmos. Não podemos comungar do Corpo e do Sangue de Cristo se tivermos alguma desavença com o nosso próximo. Procuremos nos reconciliar com o nosso irmão antes de comungar. A Eucaristia é a maior prova de amor que Deus nos deu.

    Que o Espírito Santo de Deus com a sua sabedoria nos ajude a compreender a lei e a colocá-la em prática no nosso dia a dia. A justiça é consequência da prática dos mandamentos. Quem ama a Deus, ama também o próximo.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here