“Feliz, feliz Natal, que nos traz de volta as ilusões da infância, recorda ao idoso os prazeres da juventude e transporta o viajante de volta à própria lareira e à tranquilidade do seu lar.”
Charles Dickens (1812-1870) foi o mais popular dos romancistas ingleses da era vitoriana. As suas obras gozaram de uma popularidade sem precedentes ainda durante a sua vida e, durante o século XX, críticos e acadêmicos reconheceram-no como gênio literário.
“O Natal é o período de promover a esperança e renovar o grande amor em nossos corações.” “Que o espírito natalino ilumine seus dias e inspire gestos de caridade.” “Mais do que presentes, o Natal é tempo de presença, afeto e reconciliação.”
Natal é família, é amor, é carinho, é caridade, é luz, é festa, é comunhão, é perdão e reconciliação! É Jesus Cristo o centro de toda festividade.
É Natal! Tempo de sensibilidade, de solidariedade e de caridade. Tudo é festa do nascimento do menino Jesus: Maria, José, o presépio, os anjos, os pastores, os três reis magos, a árvore de Natal, Papai Noel, presentes, a ceia em família e as belas celebrações religiosas com lindíssimas músicas natalinas.
Natal é amor, é luz, é caridade, é família. Tudo isso é centralizado em Jesus Cristo com seus amigos em festa e a participação é para todos. Jesus é Luz e nós somos luzes para fazer os outros felizes. O encanto de muitas luzes no tempo do santo Natal sinaliza para nossa interioridade numa configuração de almas iluminadas. É aqui que entra com abissal significado o Natal em nossas vidas! Almas benditas, divinas, bondosas que vivem de fato e de verdade o glorioso Natal de amor ao próximo.
Jesus nasceu na manjedoura em Belém e nasce em todas as nossas obras de caridades. Ele vive em nossos corações pelo bem que fazemos sem distinção a ninguém.
A Sagrada Família é a grande figura do Natal. Modelo de família com seus encontros, desencontros e reencontros na dimensão do amor, da unidade e da comunhão. Como toda família tem suas alegrias e tristezas, perdas e ganhos, no entanto, a presença marcante da afetividade, da ternura, do carinho, da amizade, da felicidade e da união comunitária. A mensagem da Sagrada Família é de fortaleza, de esperança e de vencer juntos. O nascimento de Jesus é a vitória da Luz contra as trevas, do bem contra o mal, da paz contra guerra e do amor contra o ódio.
Natal é a mais bela poesia de amor de profunda harmonia em família!
Para uma profunda meditação: “Vamos Viver o Verdadeiro Espírito Natal Todo Dia”.
FELIZ NATAL E UM ABENÇOADO ANO NOVO PARA DIREÇÃO DA CATOLICANET E SEUS LITORES.
São os votos do:
Prof. Dr. Inácio José do Vale, Psicanalista Clínico, PhD.
Trabalha Clinicando na Comunidade de Ação Pastoral – CAP
Especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade Dom Alberto-RS.
Psicologia, Educação e Desenvolvimento pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo-SP.
Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade de Administração, Ciências e Educação-MG.
Doutorado em Psicanálise Clínica pela Escola de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea. Rio de Janeiro-RJ. Cadastrada na Organização das Nações Unidas – (ONU).
Autor do livro Terapia Psicanalítica: Demolindo a Ansiedade, a Depressão e a Posse da Saúde Física e Psicológica


