‘Introdução ao fenômeno de Fátima’ é o tema de estudo até este sábado
Fátima, Santarém, 14 jul 2016 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima promove a primeira edição do Curso intensivo de Verão para investigadores e jovens universitários, entre hoje e sábado, onde “mais de meia centena” de participantes vai aprofundar “o conhecimento sobre o fenômeno de Fátima”.
“Esta primeira edição pretende ser uma aproximação ao fenômeno Fátima, precisamente para captar a atenção das pessoas que, não entendendo ainda o fenômeno ou estando pouco familiarizadas com a sua história, tenham uma primeira oportunidade de serem introduzidas nesta temática”, explica o coordenador do curso e diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário, Marco Daniel Duarte.
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o Santuário mariano da Cova da Iria informa que a sessão de abertura vai contar também com a participação do seu reitor, o padre Carlos Cabecinhas, a partir das 10h00 desta quinta-feira, no Centro Pastoral Paulo VI.
Durante dois dias, até este sábado, cerca de 50 investigadores e jovens universitários, de História e das Ciências Sociais, vão “aprofundar” os seus conhecimentos sobre o fenômeno e a mensagem de Fátima através da componente teórica expositiva e de “visitas orientadas aos lugares mais significativos”.
A formação vai mostrar Fátima “não só pelos olhos dos teólogos” mas também a partir do “prisma de outras ciências sociais” como a “antropologia, a história e a história da arte, a sociologia”.
O Santuário de Fátima refere que a parte introdutória do tema é da responsabilidade de especialistas e destaca o professor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Bruno Cardoso Reis, que começa com ‘Fátima, o catolicismo global e o regresso de Deus às relações internacionais’.
Depois o curso centra-se no significado global das Aparições de Fátima, “no contexto do mundo contemporâneo”, apresentado por pessoas ligadas à instituição, como a postuladora da Causa de Canonização de Francisco e de Jacinta Marto e Vice-Postuladora da Causa da Irmã Lúcia, a irmã Ângela Coelho, e o vice-reitor do Santuário, o padre Vítor Coutinho.
Os cursos intensivos de verão são gratuitos e depois do tema ‘Introdução ao fenômeno de Fátima’ desenvolvido entre esta quinta-feira e sábado, o Santuário já anunciou a segunda edição dedicado à relação entre Fátima e os Papas, em 2017.
Fonte: Agência Ecclesia