Centenas de sacerdotes de todo o país vão acorrer no dia 31 de agosto a Fátima para participar no 8.º Simpósio do Clero, que este ano terá como tema “O padre, irmão e Pastor”.
Segundo um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, pela Comissão Episcopal Vocações e Ministérios (CEVM), organizadora do evento, “estão inscritos, neste momento, 345 sacerdotes” que vão ter a oportunidade de durante 4 dias refletir sobre a “identidade e missão dos presbíteros”.
Pelo Salão do Bom Pastor, no Centro Paulo VI em Fátima, vão passar oradores como o professor Adriano Moreira, a escritora Lídia Jorge e o vencedor do Premio Pessoa 2014, Henrique Leitão.
Destaque ainda para a participação do bispo do Porto, D. Antônio Francisco Santos, que dará a conferência “Do Concílio até à atualidade: a vida e o ministério do presbítero”.
O simpósio deste ano pretende assinalar os 50 anos do decreto do Concílio Vaticano II “Presbyterorum Ordinis” sobre “O Ministério e a Vida dos Sacerdotes”; o “Ano da Vida Consagrada” que está a decorrer e também a “figura ímpar do Beato D. Frei Bartolomeu dos Mártires, os seus escritos e a sua vida”, refere a nota da CEVM.
O programa da iniciativa terá no dia 1 de setembro um tempo dedicado ao beato português, com apontamentos de Jorge Barbosa e de Adriano Moreira.
No dia seguinte, os sacerdotes serão convidados a refletir sobre a “beleza da consagração”, com duas conferências de Luciano Manicardi e a visualização de um filme.
O simpósio encerrará com uma oratória sobre ‘O padre e o entusiasmo na evangelização’, proferida pelo padre jesuíta José Correia Frazão, provincial da Companhia de Jesus em Portugal.
Fonte: Agência Ecclesia