Faleceu dom Bernardo Bonowitz, abade trapista que pregou diversos retiros pelo Brasil

O Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Sul 2) comunicou, na manhã de hoje, 20 de janeiro, o falecimento do abade dom Bernardo Bonowitz, ocorrido na tarde de domingo, 19 de janeiro. Falecido nos Estados Unidos, o monge sofria de uma doença cognitiva degenerativa. Ele foi o primeiro abade do Mosteiro Trapista Nossa Senhora do Novo Mundo, localizado na cidade de Campo do Tenente (PR), na diocese de São José dos Pinhais (PR).

O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, destacou a humildade e a “inteligência inigualável” de dom Bernardo.

“Seus dons, sua capacidade de meditação, sua inteligência profunda marcaram sua passagem por muitos retiros Brasil afora, inclusive na CNBB, deixando um legado e um testemunho de um homem que mergulhou na fé, fez a experiência da conversão, se entregou à sua vocação e, acima de tudo, amou cada segundo, cada momento de sua intensa vida durante a sua presença com os monges trapistas, em Campo do Tenente (PR), mas também com seus escritos, com sua produção”, destacou dom Ricardo.

O monge colaborou com a evangelização no Brasil por meio da produção intelectual, com seus livros e escritos, com destaque para o aprofundamento em Thomas Merton; e na condução de palestras e orientação de retiros. Um desses retiros foi oferecido aos bispos do Brasil, em maio de 2017, durante a 55ª Assembleia Geral da CNBB daquele ano dedicado a Nossa Senhora.

Dom Ricardo também destacou a capacidade de dom Bernardo de “nos ligar com os mistérios e os segredos de Deus”.

“Nós louvamos e bendizemos a Deus pelos dons que lhes foram concedidos em sua vida e, acima de tudo, pedimos que descanse em paz, que a luz perpétua o ilumine e que possamos aproveitar deste grande legado que ele nos deixa, os seus escritos, para continuarmos no nosso caminho de aprofundar a nossa fé nos mistérios de Deus”.

Breve biografia

Primogênito de uma família judia, dom Bernardo (John) Bonowitz nasceu em 30 de abril de 1949 e experimentou um processo de conversão que durou toda a sua adolescência, sendo batizado em 1968 na Abadia Trapista de São José de Spencer (Massachusetts, EUA). Sua primeira experiência religiosa foi com os Jesuítas, onde ingressou em 1973 e foi ordenado presbítero em 1979, aos 30 anos de idade.
Aos 33 anos, ingressou no citado Mosteiro de Spencer, em 8 de setembro de 1982, onde fez sua formação monástica e exerceu serviço de Mestre de Noviços (1986-1996). Chegou ao Brasil em 15 de julho de 1996, com 47 anos de idade, como terceiro prior eleito da então comunidade de Nossa Senhora do Novo Mundo. Quando Novo Mundo se tornou abadia em 2008, ele foi seu primeiro abade.
Desde 2019, a saúde de dom Bernardo teve um rápido e severo declínio, fazendo com que renunciasse ao exercício de seu abaciado em 15 de setembro de 2020 e iniciasse um tratamento de saúde sob os cuidados da Abadia Trapista de Nossa Senhora de Genesee (New York, EUA).

Com informações do Regional Sul 2 da CNBB.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here