Faleceu aos 93 anos Pe. Benkö, co-responsável pela fundação do Depto. de Psicologia da PUC-RJ

Faleceu no último domingo (24) em Budapest, na Hungria, aos 93 anos, o Padre Antonius Benkö (nome de Batismo Antal Benkö). O sacerdote jesuíta foi um dos responsáveis pela fundação do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Padre Antal nasceu em 1920 em Parks, na Hungria. Em 1944, iniciou o curso de Licenciatura em Teologia em Szeged, onde ficou até 1946, concluindo-o em 1948 na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Foi ordenado sacerdote em 1947. De 1949 a 1951 cursou Licenciatura em Psicologia, concluindo com o trabalho sobre o teste de Szondi, na Universidade Católica de Louvain. Ness mesma Universidade concluiu a Licenciatura em Filosofia em 1950 e fez doutorado em Psicologia Aplicada, investigando o exame psicológico dos candidatos à vida sacerdotal (1954).

Fixou-se no Brasil em 1954, passando a lecionar na Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira, em Nova Friburgo, até 1959. Entre 1958 e 1959, fez pós-doutorado na Universidade Loyola, em Chicago e na Universidade de Fordham, Nova Yorque.

Em 1957, Padre Benkö passou a dirigir o Instituto de Psicologia Aplicada (IPA) a convite do Reitor da PUC-RJ, Pe. Alonso, com o objetivo de reformulá-lo. O curso de Psicologia da Santa Casa acabou sendo transferido para o Campus da Gávea. Sua estrutura e duração foram modificadas e introduzida a disciplina de Psicanálise, com o nome de Psicologia Profunda. Em 1960 criou o Centro de Orientação Psicopedagógica (COPP), origem do atual serviço de Psicologia Aplicada.

Foi Vice-Presidente (1964) e Presidente (1967) da Associação Brasileira de Psicologia Aplicada. De março a outubro de 1966, lecionou na Universidade de Brasília. Em 1966, deixou a direção do IPA.

Em 1975 foi para a Áustria, renunciando à cidadania brasileira adquirida em 1959, para naturalizar-se austríaco. Desde 1996 lecionava na Universidade Católica Pázmány Peter, em Budapest.

A revista de Psicologia Normal e Patológica foi o principal veículo de seus escritos no Brasil.
o Padre Antonius Benkö teve mais de 20 livros e artigos publicados.

A Prof. Vera Candau, do Departamento de Educação da PUC-Rio, recorda que “o Padre Benkö foi uma pessoa muito especial. Sereno, atencioso e com uma visão de futuro, foi fundamental para a Pós-graduação em Ciências humanas da PUC”.

Uma Missa de 7º dia será celebrada no dia 2 de dezembro, às 12 horas, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na PUC-Rio.

 

Local: Budapest
Fonte: Rádio Vaticano