Faleceu, aos 81 anos, o teólogo jesuíta Pe. João Batista Libanio

Faleceu na manhã desta quinta-feira, 30 de janeiro, em Curitiba, o Pe. João Batista Libanio. O jesuíta, que completaria 82 anos no dia 19 de fevereiro, foi vítima de um infarto. Pe. Libanio estava na cidade orientando um retiro para professores.

O jesuíta era licenciado em Teologia pela Hochschule Sankt Georgen, em Frankfurt (Alemanha), e doutor pela Universidade Gregoriana (Roma). Atualmente, atuava como professor da FAJE (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia), em Belo Horizonte (MG). Publicou centenas de artigos em revistas nacionais e estrangeiras e mais de cem livros, entre os de autoria própria e os em colaboração. É internacionalmente reconhecido como um dos teólogos da Libertação.

Pe. Libanio era tão admirado por seu trabalho que um grupo de amigos e admiradores, mantém um site sobre o jesuíta. Com artigos científicos e de jornais, homilias, reflexões sobre o Concílio Vaticano II, vídeos, livros, dentre outros materiais, o site www.jblibanio.com.br reúne importantes materiais do teólogo.

O Reitor do Colégio Pio Brasileiro em Roma, Pe. João Roque Rohr, falou com a Rádio Vaticano sobre o legado do Pe. Libânio à Teologia no Brasil e na América Latina: (clique acima)

Pe Libânio, profundo conhecedor do Concílio Vaticano II, vinha enriquecendo nossa programação com sua participação sobre este tema. Reproduzimos agora uma de suas últimas entrevistas, quando nos trouxe mais um episódio do qual foi testemunha no período conciliar: http://pt.radiovaticana.va/news/2014/01/30/faleceu,_aos_81_anos,_o_te%C3%B3logo_jesu%C3%ADta_pe._jo%C3%A3o_batista_libanio/bra-768834

 

Local: Curitiba
Fonte: Rádio Vaticano