Evangelizar urgente

    “Evangelizar é ter Deus no coração e levar Deus ao coração dos irmãos”.
    Madre Teresa de Calcutá

    Evangelizar é proclamar a Boa Nova de salvação de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo a todas as pessoas, que estas se reconciliem com Deus pela morte de Cristo: “Pois se quando éramos inimigos fomos reconciliados com Deus pela morte do seu Filho, muito mais agora, uma vez reconciliados, seremos salvos por sua vida” (Rm 5,10; 2 Cor 5,17,18).
    Com mais de dois terços da humanidade que ainda não sabe o que é reconciliar com o único e Eterno Deus Todo Poderoso, como cristãos sentimo-nos envergonhados do nosso desleixo para com tantas pessoas. Daí a consciência urgente de evangelizar o mundo inteiro.
    Jesus Cristo ordena para todos os cristãos uma evangelização mundial, que não deve ficar de fora nenhuma nação, etnia, uma só pessoa por causa de sua posição social, gênero ou religião. São Mateus e São Lucas falam em “todas as nações” (Mt 28,19; Lc 24,47), São Marcos e São João falam “no mundo inteiro” (Mc 16,15; Jo 17,18;20,21), e em Atos dos Apóstolos “até os confins da terra” (At 1,8).
    Todo batizado é um evangelizador, e é urgente exercer essa nobre missão para que: “A terra seja repleta do conhecimento da glória de Deus, como as águas cobrem o fundo do mar” (Hab 2,14).

    MUDANÇA INTERIOR

    Ensina o Papa Paulo VI na Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi (nº 18): “Evangelizar, para a Igreja, é levar a Boa Nova a todas as parcelas da humanidade, em qualquer meio e latitude, e pelo seu influxo transforma-las a partir de dentro e tornar  nova a própria humanidade: “Eis que faço novas todas às coisas”. No entanto não haverá humanidade nova, se não houver em primeiro lugar homens novos, pela novidade do batismo e da vida segundo o Evangelho. A finalidade da evangelização, portanto é precisamente esta mudança interior”.
    Para evangelizar o mundo, temos que passar por uma auto-evangelização, ou seja, evangelizarmo-nos a nós mesmos.
    Vamos meditar na exortação de São Paulo Apóstolo: “Que cada um examine a si mesmo antes de comer desse pão e beber desse cálice (1 Cor 11,28). “Assim, pois, aquele que julga estar em pé, tome cuidado para não cair” (1 Cor 10,12). “Examinai-vos a vós mesmos, e vede se estais na fé. Provai-vos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós?” (2 Cor 13,5).
    Realmente, só o verdadeiro cristão que vive na graça da mudança interior, que tem experiência com o Cristo Salvador, que se renova sempre no amor de Deus e na caridade para com o próximo tem a responsabilidade na obra mundial de evangelização.
    Somente os cristãos apaixonados por Cristo são ardentes evangelizadores. Diz o Papa Bento XVI: “A vida cristã se define como uma vida com Jesus Cristo”.
    Só com Jesus a vida tem o seu real sentido. Sem Jesus não há felicidade, vida e nem salvação eterna (At 4,12).
    Quem ama Jesus quer passar esse amor ao seu semelhante. Quem tem Deus no coração quer que outro também o tenha. Dizia o bem-aventurado Charles de Foucauld: “Gritar o Evangelho com a vida”. “Se não vivermos o Evangelho, Jesus não habita em nós”.

    São Paulo Apóstolo é prova desse grande amor, vejamos:

    ♥ “Tornei-me tudo para todos, a fim de salvar alguns a todo custo. E isto tudo eu faço por causa do evangelho, para dele me tornar participante” (1 Cor 9, 22.23).

    ♥ “Pois a caridade de Cristo nos compele. Ele morreu por todos a fim de que aqueles que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que morreu e ressuscitou por eles” (2 Cor 5,14.15).

    ♥ “Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20).

    ♥ “Mas o que era para mim lucro eu tive como perda, por amor de Cristo. Mais ainda: tudo eu considero perda, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor” (Fl 3,7.8).

    CRISTO É A RESPOSTA

    “É hora de evangelizar! Quanto mais a nossa evangelização for eficaz, mais adoradores verdadeiros o Pai Deus terá e mais frutos de paz, de amor e de misericórdia o nosso mundo viverá!”.

    Pe. Eduardo Dougherty, SJ
    Presidente da ASJ e TV Século 21

    Diante de um mundo cheio de problemas, dificuldades e crises: moral, social, econômica, política e cultural, restam tão somente anunciar Jesus Cristo, Príncipe da Paz e da Vida (At 3,15). Ele é a única resposta para a alma aflita e para o mundo conturbado.
    Com certeza, é hora de evangelizar! Vamos obedecer urgentemente a ordem do Senhor da messe. As pessoas precisam ouvir uma mensagem de fé, de amor, de vida e de esperança, e nós somos encarregados de tão alta e poderosa mensagem! Foi Jesus que disse: “Ide, em meu nome” (Lc 10,3.17). Há no planeta uma mensagem e um nome mais poderoso do que a de Jesus de Nazaré?
    Santa Teresinha do Menino Jesus foi obediente à ordem de Cristo, ao perceber que a sua vida estava se esgotando ela escreveu: “Sinto que estou para entrar no repouso. Porém, sinto sobre tudo que a minha missão de fazer amar a Deus como eu O amo está para começar. (…) Não posso gozar a felicidade, até que não sejam salvas todas as almas” (Últimos Colóquios).
    Pelo seu magistral carisma e porque encarnou o princípio de uma vida abissal de oração e sacrifício em prol daqueles que trabalham na obra missionária, Santa Teresinha foi declarada padroeira universal das missões e dos missionários, ao lado de São Francisco Xavier.
    Seu lema era: “Amar a Jesus e fazer com que Ele seja amado por todos”.
    “Como núcleo e centro da sua Boa Nova, Cristo anuncia a salvação, esse grande dom de Deus que é libertação de tudo aquilo que oprime o homem, e que é libertação sobre tudo do pecado e do maligno, na alegria de conhecer a Deus e de ser por ele conhecido, de o ver e de se entregar a ele”, escreve o Papa Paulo VI (EN  nº 9).

    CONCLUSÃO

    Os desafios são grandes, as coisas acontecem numa velocidade inimagináveis, às incompatibilidades estão em toda camada social, a falta de respeito e de amor pela dignidade da pessoa humana se vê explicitamente em crimes bárbaros, a fome, as doenças, o flagelo das drogas, violência, guerras, crise ambiental, imigração forçada  e terrorismos  que desmoralizam os governos e  envergonham todos nós.
    Diante desse confronto, a melhor contribuição que podemos dar para a transformação das pessoas está na plenitude da evangelização do amor libertador de Jesus Cristo aos seus corações.
    A evangelização urgente começa pelo nosso testemunho pessoal, passando pela família, pela nossa comunidade, rua, bairro, cidade, estado, país e o mundo inteiro.
    Cristo caminha conosco… É hora de evangelizar! Urgente!

    Pe. Inácio José do Vale
    Fraternidade Sacerdotal Jesus Cáritas
    Instituto dos Irmãozinhos da Visitação da Fraternidade Charles de Foucauld
    E-mail: pe.inacio.jose@gmail.com

    BIBLIOGRAFIA

    Revista Brasil Cristão, nº 138, pp. 3 e 13.

    Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi, Paulo VI, São Paulo:     Paulinas, 1999.

    Bento XVI, Jesus de Nazaré: primeira parte: do Batismo no Jordão à Transfiguração, São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2007.