Madri (Agência Fides) – “Sabemos que todos os tempos foram difíceis para a evangelização e para a Igreja”: com esta frase, o novo Arcebispo de Barcelona, Dom Juan José Omella, apresentou o novo plano pastoral da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), que orientará as atividades da Igreja nos próximos quatro anos. O documento, intitulado “A Igreja em missão a serviço do povo”, propõe uma série de iniciativas para “reativar a vida cristã dos fiéis e oferecer de forma cativante o dom da fé aos não cristãos”.
Os Bispos começam com uma avaliação dura e realista da situação da Igreja na Espanha, com as consequências sociais de um “laicismo belicoso contra a religião”. “Só cegos não veem”, diz Dom Adolfo Gonzalez Montes, Bispo da Diocese de Almeria, em coletiva de imprensa, ontem, 16 de dezembro, da qual participaram também o Bispo de Guadix, Dom Gines Garcia Beltran, e o Secretário geral da CEE, padre José Maria Gil.
O documento tem 54 pagine, com uma introdução, duas partes e uma conclusão. Como explicou Dom Omella, o objetivo do plano pastoral é que “ninguém nos tire a alegria do Evangelho e da missão”, porque “a mensagem de Jesus é excitante”. Assim, “não é uma estratégia para impor a religião à nossa sociedade, mas para compartilhar a alegria do Evangelho”, aproveitando “o impulso que provém do próprio Papa Francisco”.
Fonte: Agência Fides