Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo

    Celebramos no segundo domingo do ano de 2021 a Festa do Batismo do Senhor, e com ela encerramos o tempo litúrgico do Natal e na segunda feira iniciaremos a primeira parte do Tempo Comum. O Tempo Comum relata Jesus em sua vida pública, anunciando o Reino de Deus e isso Ele faz após o Batismo e depois de passar pelas tentações no deserto, e isso, sendo sinal para todos nós cristãos, pois somos chamados para sair em missão, assumindo a nossa missão, depois sermos batizados.

    O mesmo Espírito Santo que naquele momento batizou Jesus, também nos Batiza. Somos marcados pelo selo indelével do Espírito Santo e através da ação desse mesmo Espírito Divino conseguimos vencer as tentações do mal, assim como Jesus as venceu.

    Hoje cabe a nós uma pergunta: Você lembra a data em que foi batizado? Muitas vezes esquecemos, mas é um dia importante, que todo cristão católico deveria comemorar, pois o batismo é um novo nascimento, o nascimento para vida em Deus. Por isso podemos puxar na memória, procurar a nossa lembrança do batismo (nossa certidão) e a partir de agora nos lembrarmos com mais alegria dessa data.

    O batismo é um só, ninguém pode ser batizado mais de uma vez. Muitas vezes quem muda de religião e vai para outra que não é a católica acaba sendo batizado lá. Mas o batismo válido mesmo é aquele que recebeu primeiro.

    Jesus foi batizado com 30 anos, pois era tradição do povo judeu da época e, como dissemos, o batismo de Jesus tinha um intuito diferente: com o batismo Jesus iniciaria a sua vida pública. Então, por vezes surge algumas perguntas do porquê que a Igreja Católica batiza crianças, se Jesus foi batizado adulto. A Igreja batiza crianças, para que essas crianças sejam cristãs o mais breve possível e possam receber o Espírito Santo e ter a sua vida em Deus garantida e poder participar dos demais sacramentos. Ademais o batismo lava o pecado original e transforma a pessoa batizada em filho de Deus.

     Na primeira leitura deste domingo (Is 42,1-4.6-7), o Senhor fala ao profeta que Ele irá ungi-lo, que estará sempre com Ele por meio do Espírito Santo. O Senhor deu poder ao profeta para mostrar um caminho de justiça para todos os povos e guiá-los para a luz que nunca se acaba.

    No salmo responsorial 28(29), o salmista pede que o Senhor abençoe com a paz o seu povo e devemos dar glórias ao Senhor por tudo, pois Ele está em tudo que existe e tudo só existe por causa dele.

    Na segunda leitura (At 10, 34-38), São Pedro toma a palavra e diz que o Senhor se revelou para todos os povos da terra e não somente para um povo. A salvação de Deus é para todos os povos e não para um povo só. E Pedro conta ainda o que aconteceu após o batismo de Jesus, Ele iniciou sua vida pública e Deus estava com Ele em tudo o que ele fazia.

    No Evangelho (Mc 1,7-11), Marcos inicia apresentando João Batista que realizava o batismo no Rio Jordão. Era um batismo de conversão, ele batizava com água e quem ia até ele batizava-se no intuito de mudar de vida. Mas depois dele viria aquele que batizaria não somente com água, mas com a água e o Espírito Santo.

    Na sequência do Evangelho de hoje Jesus vai até João para ser batizado e após ser batizado desce sobre ele o Espírito Santo e a voz do céu que dizia: “Eis meu filho muito amado, no qual eu ponho o meu agrado”. (cf. Mc 1,11).

    Após o batismo Jesus é conduzido ao deserto onde sofre as tentações e depois disso inicia a sua vida pública, anunciando o Reino de Deus e seu amor.

    O batismo é o início da vida espiritual, que encontra a sua plenitude por meio da Igreja. No momento propício do Sacramento, enquanto a Comunidade eclesial reza e confia a Deus um novo filho, os pais e os padrinhos comprometem-se a acolher o recém-batizado apoiando-o na formação e na educação cristã. Essa é uma grande responsabilidade, que deriva de um grande dom!

    Por isso, desejo encorajar todos os fiéis a redescobrir a beleza de ser batizados e a dar jubiloso testemunho da própria fé, para que esta fé gere frutos de bem e de concórdia. Peçamos a intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, auxílio dos cristãos, à qual confiamos os pais que se estão a preparar para o Batismo dos seus filhos, assim como os catequistas. Toda a comunidade participe da alegria do renascimento na água e no Espírito Santo!

    Celebremos com alegria a festa do Batismo do Senhor encerrando o tempo litúrgico do Natal, após essa celebração somos convidados a desmontar os enfeites natalinos, a nossa árvore de Natal e o nosso presépio, guardando-os com carinho para montá-los novamente no fim do ano. Permanece, no entanto, a experiência de fé que vivemos.

    Que essa celebração do Batismo do Senhor nos convide a assumirmos de fato o nosso batismo, a nossa fé e nos encoraje para anunciar com amor e alegria o Evangelho da salvação. E que o Espírito Santo esteja sempre conosco, nos livrando das tentações do maligno.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here