(Ap 21,5)
1ª Jornada Mundial das Crianças
Aconteceu em Roma nos dias 25 e 26 de maio a 1ª Jornada Mundial das Crianças convocada pelo Papa Francisco. É uma forma de privilegiar as crianças, pois já existe a Jornada Mundial da Juventude e a Jornada Mundial das Famílias, e agora a Jornada das Crianças é uma forma de atender o pedido das crianças, inclusive o pedido que uma menina fez ao Papa.
O Papa Francisco participou no sábado dia 25 de maio, no Estádio Olímpico de Roma, ao grande evento internacional com mais de 70.000 crianças de diferentes países. No centro do evento, os representantes jovens de 101 nações levaram uma mensagem de paz universal. Entre eles, houve também mais de 100 crianças que participam dos projetos da Save the Children nas áreas de Roma, Aprilia, Ostia e Scalea. Em particular, nessa tarde, no Estádio Olímpico, o Papa respondeu a perguntas de crianças, representando o mundo inteiro
Neste domingo, dia 26de maio na Praça de São Pedro, superlotada, o Papa presidiu a missa da Solenidade da Santíssima Trindade e de encerramento da JMC. Ele disse no final: Queridos meninos, queridas meninas, a missa terminou. Hoje falamos de Deus, de Deus Pai que criou o mundo, de Deus Filho que nos redimiu e de Deus Espírito Santo… Agora vamo-nos embora! Levai a minha saudação aos vossos pais, aos vossos amigos… Vistes que, quando trouxeram o pão e o vinho, vinham crianças, e vinha também um avô… Muito obrigado! E quero agradecer àqueles que organizaram isto… Queridos meninos e meninas, adeus!
As crianças são preferidas aos olhos de Deus, elas expressam a pureza, a sensibilidade e a inocência. As preces das crianças chegam mais facilmente aos ouvidos do Senhor e elas são convidadas a rezar por seus pais, amigos e familiares.
A Jornada Mundial das Crianças está iniciando, e rezamos para quew cresça na mesma proporção da Jornada Mundial da Juventude ou das Famílias, mesmo com as dificuldades que existem, pois as crianças não podem viajar sozinhas e se deslocar para outros países como acontece com a da juventude e as famílias.
Mas, o Papa se reuniu em Roma com as crianças e cada diocese ou arquidiocese do mundo foi chamada a envolver as crianças em algumas ações, promovendo encontros diocesanos ou por setores paroquias e culminando com uma celebração da missa com o Bispo Diocesano no Domingo. Aqui em nossa Arquidiocese tivemos vários eventos com as crianças e adolescentes.
Do mesmo modo que aconteceu na Jornada Mundial da Juventude, que teve a sua primeira edição e depois já aconteceram várias, a jornada mundial das crianças vai seguir a mesma linha, e já foi convocada a próxima para setembro de 2026.
O mês de maio é especial para a Igreja, pois esse é o mês Mariano. Nossa Senhora, a exemplo de seu Filho Jesus tem um carinho especial pelas crianças, como por exemplo em Fátima que Ela aparece aos três pastorinhos e depois em Lourdes que Ela aparece a Santa Bernadete. Por isso, não foi por acaso a escolha do Papa Francisco para que a Jornada Mundial das Crianças fosse agora em maio.
Na mensagem preparatória que o Papa Francisco dirigiu as crianças por ocasião da 1ª Jornada Mundial das Crianças, ele se refere a elas como “queridas” e preciosas aos olhos de Deus, conforme está em Isaías 43,4 e por tantas vezes demonstrou Jesus. O Papa transmite a mensagem a todos também, porque todos devem trazem dentro de si o desejo de querer crescer e se renovar. E ainda, todos os adultos de hoje devem se lembrar que já foram crianças um dia e que alguém lhes trouxe ao mundo.
O ser humano é chamado a vir a esse mundo para dar e receber amor, por isso, os adultos de hoje que normalmente são os pais das crianças devem amar os seus filhos, pois as crianças estão nesse mundo para serem amadas e respeitadas e não maltratadas, desrespeitadas ou exploradas.
O mundo inteiro foi convidado a, nesse final de semana, voltar o olhar para as crianças e ver como estamos tratando as crianças que serão o futuro do nosso planeta. Podemos refletir também sobre o que estamos deixando para as crianças, que futuro queremos para elas, que planeta estamos deixando para elas? Os adultos devem ensinar as crianças a respeitarem o meio ambiente e o próximo, pois a criança de hoje será o adulto de amanhã.
O Papa Francisco recomenda que as crianças escutem as histórias de seus pais, avós e bisavós, e levem essas histórias para a vida. A Igreja tem um carinho especial pelas famílias, e é nas famílias que se aprende os verdadeiros valores sobretudo o valor de ser um bom cristão. É nas famílias que os pais, avós e bisavós ensinam as primeiras orações cristãs para os filhos, netos e bisnetos. Através do exemplo que tem em casa eles levarão para a vida toda e serão exemplos para outras crianças, seja na escola, na rua, no bairro e na comunidade.
O Sumo Pontífice recomendou ainda às crianças que busquem afastar-se do mal e rezarem para que cessem as guerras, a fome e a violência. Deus ouve as preces das crianças, por isso, as orações das crianças chegam mais rápido a Deus. A primeira Jornada Mundial das Crianças foi uma maneira de privilegiar a ação das crianças na vida da Igreja e como o serviço a Deus pode ser edificante e sinal para outras crianças, seus pais, jovens e adultos.
O Romano Pontífice pede ainda que todos devemos nos unir em oração por aquelas crianças que tem a infância roubada, ou que são exploradas, machucadas de alguma forma. Rezar pelas crianças vítimas de guerra ou violência, ou que não tem amor o amor de seus pais correspondido. Que Deus olhe com misericórdia para essas crianças e que todas as crianças do mundo inteiro sejam respeitadas em sua dignidade.
O Papa Francisco ainda recomenda as crianças para que se aproximem de Jesus, que estejam sempre próximas D’Ele, pois Ele sempre queria estar com as crianças. De Jesus recebemos a coragem, Ele está sempre perto de nós, por meio do Espírito Santo que nos acompanha nos caminhos do mundo. Amemos como Jesus amou, e tenhamos os mesmos sentimentos dele. Amemos até mesmo aqueles que não gostam de nós e rezemos por essas pessoas para que se convertam, nunca paguemos o mal com o mal, mas retribuamos o mal com o bem. Só assim construiremos uma sociedade melhor.
No Batismo recebemos o Espírito Santo, e somos impulsionados a anunciar o Reino de Deus e ser sal na terra e luz no mundo. Por isso, tendo recebido o Espírito Santo no batismo, somos chamados a ser discípulos e missionários do Senhor e levar adiante a Palavra de Deus e ser luz na vida dos outros. Incentivem os outros colegas a trilharem o caminho da fé.
Por fim, o Papa Francisco na mensagem para essa primeira Jornada Mundial da Juventude, explica o motivo de ter escolhido o tema: “Eu renovo todas as coisas” (Ap 21,5), o Espírito Santo renova todas as coisas e as crianças são chamadas a renovarem o mundo e fazer todas as coisas. A mudança e a transformação do mundo podem começar a partir das crianças, elas são o futuro de amanhã e podem ser o exemplo para os adultos de hoje.
Foi a primeira de tantas outras Jornadas Mundial das Crianças, que possamos promover ações envolvendo as crianças em nossas paróquias e comunidades e busquemos educar nossos filhos na fé. É a igreja em sua proximidade com as crianças e passando a fé para o futuro da humanidade.
Deus abençoe todas as nossas crianças! Que elas cresçam em estatura, graça e sabedoria!