Estudo mostra que esta única mudança de estilo de vida pode torná-lo mais generoso

E pode realmente ajudar-nos a ser melhores cristãos e humanos

Todos sabemos como o sono é importante para a nossa saúde – mas sabia que dormir o suficiente ajuda realmente a ser uma pessoa mais virtuosa?

Pesquisadores realizaram recentemente três experimentos para estudar se a qualidade do nosso sono afeta o quão generosos somos. E com toda a certeza – afeta.

Os resultados foram publicados na revista PLOS Biologia. Os investigadores conduziram três experimentos interessantes, todas eles mostrando que o sono afeta o quanto ajudamos outras pessoas. Diz o Washington Post:

Na primeira experiência, os investigadores realizaram exames de ressonância magnética funcional do cérebro e fizeram perguntas a 24 adultos após oito horas de sono e após uma noite sem dormir. Quando estavam bem descansados, os participantes tiveram uma boa pontuação num teste de comportamento de ajuda. Mas após a privação do sono, 78% tinham menos vontade de ajudar os outros, mesmo quando se tratava de amigos e familiares. Os exames mostraram que as áreas do cérebro associadas à cognição social – os nossos processos de pensamento relacionados com outras pessoas – eram menos ativas com a privação de sono.

Estes resultados fazem sentido. A falta de sono drena as nossas capacidades mentais e tem um custo para a nossa saúde física. Falta-nos energia; temos problemas de memória, concentração e humor, imunidade enfraquecida, maior risco de diabetes e tensão arterial elevada, e muito mais.

No entanto, este estudo recente leva-o mais longe – quando não descansamos o suficiente, a nossa capacidade de ajudar os outros é enfraquecida. Por outras palavras, um autocuidado adequado ajuda-nos de fato a ser mais virtuosos. A nossa saúde mental e física está ligada à nossa saúde espiritual.

Portanto, se quiser ser uma pessoa melhor, preste atenção ao seu sono. E da próxima vez que encontrar alguém que não pareça muito generoso ou gentil, em vez de se aborrecer, talvez queira recomendar-lhe que descanse mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here