Sabe qual é o segredo da boa evangelização? Estar perdidamente apaixonado!
Estou apaixonado pela pessoa mais extraordinária deste mundo. E como poderia não estar, se, desde o primeiro momento, minha mente e meu coração ficaram tranquilos com sua presença?
Fiquei viciado nessa pessoa, já não consigo viver sem a sua presença. Basta mencionar seu nome para que meu coração vibre e eu sinta uma espécie de trampolim interior que me faz sentir-me capaz de fazer coisas inimagináveis.
Percebo sua presença em tudo o que vejo e sinto. Qualquer dificuldade me parece pequena quando comparada com o que essa pessoa me dá. É minha força, meu apoio, minha respiração, meu tudo.
Estou apaixonado pela pessoa mais bela deste mundo. E como poderia não estar? É impossível ver seu rosto e não ficar paralisado, pois seu semblante transmite paz, serenidade, consolo.
E seus olhos… Ah, seus olhos! Descobri neles a faísca divina, mas também pude vê-los lacrimejando diante da tristeza, da dor, da pobreza extrema. Através deles, aprendi a ver tudo de um jeito diferente. E, ao mesmo tempo, esses olhos penetraram a minha alma e um só olhar seu é suficiente para fazer um raio-x do meu interior: diante deles, fico bela e simplesmente indefeso.
Em suas mãos, toquei o céu, e cada carinho que me faz, ainda que às vezes possa parecer desnecessário ou doloroso, me transmite todo o amor que tem por mim. Enfim, toda a sua pessoa me preenche! Dos seus lábios só ouvi palavras eternas; seguindo seus passos, andei por um caminho de felicidade e, cada manhã, quando descansa dentro de mim, sinto seu sussurro de carinho, dando-me forças.
Como posso não estar enamorado da pessoa mais amante deste mundo? Seu amor é total, intenso, polarizador! É capaz de dar-me tudo o que tem, inclusive a própria vida. Humilhou-se por mim, por amor, e sou testemunha disso. E não se importou nem minimamente com o que os outros poderiam dizer.
Abriu-me seu coração totalmente e o ofereceu a mim sem reservas. E o que é mais importante: ensinou-me a amar: um amor que é doação e entrega ao outro com atos; que passa muitas vezes pelo sofrimento; que pretende servir e dar sua vida pelo outro; um amor, em suma, que não vê final.
Eu, antes, só sabia querer bem; só conhecia esse sentimento que se limita ao prazer fugaz de um instante, que busca a satisfação, a ambição de uma vida sem sofrimento. Ao contrário da eternidade do seu amor, o que eu sentia acabava diante do primeiro obstáculo.
Estou apaixonado pela pessoa mais fiel deste mundo: nunca me abandona, ainda que às vezes pareça esconder-se; sempre aparece no momento mais necessário. Conhecendo sua história, vejo que cada passo seu é cuidadosamente planejado para me mostrar seu amor.
E quando fui infiel, me procurou, voltou a me seduzir e não se cansou enquanto não conseguia me ter novamente ao seu lado. Não sou digno deste amor! Após cada traição, quando voltei, sempre me perdoou, sem se importar com o que fiz ou com a intensidade da minha infâmia.
É a única pessoa que jamais vai me trair: estará comigo até a minha velhice. Mais ainda: estará comigo quando minha morte chegar e inclusive quando meus entes queridos tiverem se esquecido de mim. Continuará presente: sobre o meu túmulo velará dia e noite, amando-me enquanto meu corpo espera a ressurreição para a vida eterna. Continuará abraçando meu túmulo com sua cruz, como guardião eterno de um amor indestrutível, começado aqui na terra.
Como não me apaixonar por alguém assim? Como não querer que todo mundo o conheça também?
Tenho certeza de que muitos mudariam seu comportamento, como eu mudei o meu. Bastaria olhar para Ele, pregado na cruz por amor e abrindo-nos seu coração. Porque esta pessoa tão extraordinária, bela, amante e fiel é Jesus Cristo, o Filho de Deus feito Homem, que morreu por mim, que foi humilhado, pregado no lenho da cruz, morto e ressuscitado para mendigar algumas migalhas do meu amor.
Ninguém jamais poderá encontrar alguém igual, porque só Ele pode dar plenitude e sentido à vida aqui e na eternidade: somente o seu amor preenche a alma.
Estou apaixonado por esta Pessoa, e meu anseio é que também cative o coração de todo mundo; foi para isso que eu me tornei padre, é por isso que evangelizo. E se, na tentativa de que se apaixonem por Ele, for preciso subir também ao calvário: com o coração sangrando, e conhecendo minha fraqueza, eu o farei, mesmo tendo de sofrer… mas crucificado com Aquele que me deu tudo e que espera que eu também ame de maneira extraordinária, bela, amante e fiel.
Fonte: Aleteia