“De qualquer tipo que seja a pobreza, ela não é a causa da imoralidade, mas o efeito”.
Thomas Carlyle (1795-1881)
Escritor, historiador, ensaísta e professor escocês
A Oxfam é uma organização não-governamental britânica que regularmente publica relatórios sobre a distribuição da riqueza no mundo. Seu mais recente documento, intitulado “Uma economia humana para os 99%”, será apresentado no Fórum Econômico Mundial, que começa hoje, 16 de janeiro, em Davos, na Suíça, e tem como base o relatório 2016 do Credit Suisse Wealth Report e a lista atualizada de bilionários divulgada pela revista Forbes.
O chocante do relatório da Oxfam é a constatação de que os 8 homens mais ricos do mundo acumulam a mesma riqueza que os 3,6 bilhões de pessoas que compõem a metade mais pobre da humanidade. Diante deste panorama, o documento solicita iniciativas que enfrentem essa desproporção injustificável.
O estudo apresenta dados para mostrar que a diferença entre os ricos e os pobres não apenas continua aumentando a cada ano, como ainda cresce numa velocidade bem maior do que a estimada em estudos anteriores.
Segundo o novo relatório, os 50% mais pobres da população mundial, que vivem abaixo da assim chamada “linha da pobreza”, possuem, juntos, menos de 0,25% da riqueza global líquida (!)
Os dados do Credit Suisse empregados para alicerçar o documento indicam que 1 em cada 10 pessoas no planeta sobrevive com menos de 2 dólares por dia. Para dar uma ideia do que isto significa numa comparação com a vida no Brasil, por exemplo, este valor convertido em reais e multiplicado por 30 dias equivaleria a um salário mensal de 192 reais.
Outro dado assombroso destacado pela Oxfam é que a renda média dos 10% mais pobres do mundo aumentou menos de 65 dólares entre 1988 e 2011, ou seja, num longo período de 23 anos. Nesse mesmo período, a renda média dos 10% mais ricos aumentou 11,8 mil dólares, ou 182 vezes mais.
Confira agora quem são os 8 maiores bilionários do mundo, aqueles cuja soma de fortunas é igual ao total de todas as riquezas dos 3,6 bilhões de seres humanos mais pobres da Terra:
1. Bill Gates, EUA. 75 bilhões de dólares.
2. Amancio Ortega, Espanha. 67 bilhões de dólares.
3. Warren Buffett, EUA. 60,8 bilhões de dólares.
4. Carlos Slim Helu, México. 50 bilhões de dólares.
5. Jeff Bezos, EUA. 45,2 bilhões de dólares.
6. Mark Zuckerberg, EUA. 44,6 bilhões de dólares.
7. Larry Ellison, EUA. 43,6 bilhões de dólares.
8. Michael Bloomberg, EUA. 40 bilhões de dólares.
“A maior corrupção se acha onde a maior pobreza está ao lado da maior riqueza”.
José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838 )
Naturalista, estadista e poeta brasileiro. É conhecido pelo epíteto de “Patriarca da Independência”
Não há tamanha brutalidade viver na riqueza e contemplar a pobreza e a morte do seu semelhante pela fome. O luxo, a ostentação e o egocentrismo é uma forma de terrorismo numa escala progressiva silenciosa e exterminadora. A riqueza faz do seu dono um imperador implacável, um ditador carniceiro e um religioso sem Deus. Exclusão, pobreza e fome são um atentado demolidor contra a dignidade da pessoa humana. Que se levantem vozes e gritem em alto som contra essa calamidade e imperiosa corrupção! Que haja leis e seus cumprimentos em prol dos pobres e que essa catástrofe tenha um fim rápido. Via a caridade, possa empreender o bem aos pobres e famintos. Trabalhemos por mundo com fartura de pão, justiça, igualdade e de eterna paz universal!
Frei Inácio José do Vale
Irmãozinho da Visitação da Fraternidade de Charles de Foucauld
Fontes:
http://pt.aleteia.org/2017/01/16/estes-8-homens-possuem-a-mesma-riqueza-que-toda-a-metade-mais-pobre-do-mundo/?utm_campaign=NL_pt&utm_source=daily_newsletter&utm_medium=mail&utm_content=NL_pt
https://pensador.uol.com.br/pobreza/