Módulos poderão ser realizados em quatro escolas
Com o objetivo de promover a qualificação para o ministério de formadores dos Seminários e institutos de formação da Igreja no Brasil, foi apresentada a Escola Nacional de Formadores “Jesus Bom Pastor”, uma iniciativa da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (Osib). “Ela nasce de um desejo manifestado pelo episcopado brasileiro na Assembleia Geral da CNBB de 2015 e foi aprovada na reunião do Conselho Permanente de outubro do corrente ano”, explica o arcebispo de Porto Alegre e presidente da Comissão, dom Jaime Spengler.
A Escola proporcionará aos formadores dos seminários e institutos de formação atualização nos conteúdos teológicos, metodológicos e pastorais, por meio de ambiente no qual seja possível cultivar a espiritualidade e a fraternidade sacerdotais. A capacitação para o acompanhamento, o discernimento e a formação presbiteral seguirão as orientações das Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil.
O curso será oferecido em quatro unidades. Na Faculdade Católica de Fortaleza (CE), na Faculdade Dehoniana, em Taubaté (SP), no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), em Belo Horizonte (MG) e na Escola de Vida Sacerdotal Paulo VI, em Londrina (PR).
“A CNBB, por meio da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, acompanhará o desenvolvimento das atividades da Escola. Cremos que, funcionando nestas quatro unidades situadas em distintas regiões do país, favorecerão a participação de formadores das várias Igrejas Particulares, além de diminuir custos”, explica dom Jaime.
Iniciativa
A proposta surgiu durante encontro entre os bispos da Comissão e representantes da Osib, em agosto de 2014. Em março deste ano, o projeto foi aprovado pelo Conselho Permanente da CNBB. O tema voltou a ser tratado na 53ª Assembleia Geral da entidade e na reunião do Conselho Permanente de outubro.
De acordo com a Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados, a Escola Nacional de Formadores “insere-se no grande programa de formação permanente dos presbíteros já desenhado pela Exortação Apostólica Pós-Sinodal Pastores Dabo Vobis e pelas Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil”, o documento 93 da CNBB.
“Seu objetivo é ser um espaço facilitador da qualificação de presbíteros para a missão da formação de novos presbíteros para a Igreja, abrangendo as diversas dimensões necessárias para o exercício desse ministério nos dias atuais”, consta na apresentação.
Público-alvo
O curso da Escola Nacional de Formadores destina-se a presbíteros indicados pelo bispo, que já exerçam ou exercerão a missão de formadores. A metodologia de trabalho contemplará, de acordo com a proposta da Comissão da CNBB, estudo, convivência, pesquisa, oração, troca de experiências, retiros, espiritualidade e análise de casos complexos.
Matriz curricular
Haverá um currículo mínimo exigido pela CNBB. A matriz curricular é organizada a partir de três eixos do programa formativo: o Antropológico, que abordará as dimensões humano-afetiva e comunitária; Teológico e de Espiritualidade, que tratará da dimensão espiritual; e Pedagógico-Pastoral, relacionado à dimensão Pastoral-Missionária.
O curso será oferecido em módulos presenciais, realizados nos períodos de férias ou recesso de janeiro e julho, e de ensino à distância para a pesquisa e estudo de alguns temas. O objetivo da metodologia é criar “um fórum de formação continuada, prolongando e preparando os trabalhos propostos e realizados no tempo de convivência”.
Saiba mais
A partir de janeiro de 2016, a unidade de Fortaleza oferecerá 45 vagas. Para que o curso tenha seu início são necessárias, no mínimo, 25 inscrições.
Informações
FACULDADE CATÓLICA DE FORTALEZA
Diretor do curso: Padre Evaristo Marcos
Secretária do Curso: Uyára Beleza
Telefone: (85) 3453-2150 (PABX) / (85) 3453-2155
E-mail: catolicafort@fortalnet.com.br ou catolicafort@gmail.com
A unidade de Belo Horizonte está apta para receber alunos em janeiro de 2016, desde que se forme um grupo de 25 alunos. A inscrição deverá ser feita pelo site do ISTA (www.ista.edu.br).
Informações
ISTA – INSTITUTO SANTO TOMÁS DE AQUINO
Diretor do curso: Padre Manoel de Godoy
Secretária: Maria Terezinha Purcino
Telefone: (31) 3419-2811 ou (31) 3419-2820.
E-mail: posgrad@ista.edu.br
A unidade de Taubaté, que iniciou o primeiro módulo em janeiro deste ano e realizou o segundo em julho, estará oferecendo 10 vagas para quem desejar iniciar o terceiro módulo, em janeiro de 2016. Os módulos um e dois poderão ser realizados posteriormente.
Informações
FACULDADE DEHONIANA
Diretor do curso: Padre Osmar Cavaca
Telefone: (12) 3625-8080 ((12) 3625-8080 12) 3625-8080
E-mail: formadores@dehoniana.edu.br
A unidade de Londrina não terá condições de iniciar um novo módulo em 2016, mas somente em 2017.
Informações
ESCOLA DE VIDA SACERDOTAL PAULO VI
Rua Padre Rinaldo Semprebom, 137 86047-010 – Londrina (PR)
Diretor do Curso: Padre Aparecido Donizeti
Telefone: (43) 3342-0144
Para esclarecimentos, a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB está disponível pelo e-mail svm@cnbb.org.br.
Últimas notícias
Escola Nacional de Formadores inicia atividades
O senhor vem!
Ano santo e as indulgências
JMJ 2016 já tem 10 mil brasileiros inscritos
Vaticano reconhece milagre atribuído a Madre Teresa de Calcutá
Artigos dos Bispos
O senhor vem!
Ano santo e as indulgências
Conservação ou saída?
Natal: a ternura de Deus nos abraça!
A Voz da Diocese
Esperando o Natal
Natal: visibilidade da Misericórdia de Deus
Fonte: CNBB