A Secretaria de Pastoral Afro-Americana e Caribenha (SEPAC) visitou a sede da Conferência Episcopal Argentina, sendo recebida por seu presidente, dom Marcelo Colombo, e secretário-geral, dom Raúl Pizarro.
O encontro contou com a presença do arcebispo de Feira de Santana (BA) e referencial da Pastoral Afro Latino Americana e Caribenha, dom Zanoni Demettino e do bispo de Merlo-Moreno, dom Juan José Chaparro, bispo de Merlo-Moreno. A comissão local, organizadora do Encontro de Pastoral Afro (EPA) 2025, em Luján/Argentina e representantes da Pastoral Afro do país também participaram.
Dom Zanoni explicou que trata-se de um momento de participação ao Encontro de Pastoral Afro (EPA 2025), que será realizado em novembro de 2025, em Luján. O tema central será “A realidade afro na América Latina e no Caribe: seus clamores e desafios em uma Igreja Sinodal” .
Em diálogo com a imprensa, dom Juan José Chaparro destacou a importância do encontro: “Há irmãos afrodescendentes que, com suas vidas e clamores, pedem o acompanhamento de nossa Igreja. Este evento é um testemunho da nossa missão de cuidar da história, da vida e das necessidades dos povos afrodescendentes, para o bem da sociedade e do mundo”.