O Centro Cultural de Brasília (CCB) sediará nos dias 21 e 22 de março, o Seminário Fontes Renováveis Genuinamente Limpas de Energia.
Segundo o Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social, promotor da iniciativa, os objetivos são:
– Aprofundar a reflexão crítica sobre a Política Energética implementada pelo Governo Federal através do Ministério de Minas e Energia, que continua praticamente voltada para a hidroeletricidade, levando o país a ameaçar o equilíbrio da Amazônia em nome da oferta necessária de energia para manter o crescimento econômico.
– Consolidar a fundamentação favorável às fontes genuinamente limpas de energia elétrica, especialmente o sol e os ventos, como base para uma alternativa à hidroeletricidade, levando a uma mudança de prioridade da Política Energética Nacional.
– Elaborar propostas em favor uma Política Energética que promova a produção de energia de forma descentralizada, que valorize as fontes genuinamente limpas de energia disponíveis em cada região do país e que, ao mesmo tempo, promova cuidadosa eficiência energética em todos os usos de energia, revise os custos socioambientais e o comprometimento do futuro da Nação presentes no uso intensivo de energia, água e outros recursos naturais nas políticas de exportação de commodities agrícolas e minerais.
Para alcançar estes objetivos, o Seminário será realizado em três tempos:
1. No dia 21 à tarde e, se necessário, à noite, tempo para a reflexão crítica e para a elaboração de propostas fundamentadas de uma Política Energética alternativa à implementada oficialmente.
2. No dia 22 pela manhã, interlocução com representantes do governo federal, visando apresentar a reflexão crítica e as propostas em favor de uma Política Energética alternativa.
No dia 22 à tarde, avaliação da interlocução com o governo e elaboração de perspectivas de luta em favor das propostas de Política Energética alternativa.