Entre os dias 5 e 7 de setembro, a Casa Dom Luciano, em Brasília, recebe o Encontro Nacional de Responsáveis de Juventude das Dioceses e Assessores das Expressões Juvenis. Promovido pela Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o evento conta com a participação de mais de 250 representantes, vindos de mais de 230 dioceses de todos os regionais do país.
Na abertura do encontro, o bispo de Imperatriz (MA) e presidente da comissão, dom Vilsom Basso, exortou os presentes com uma mensagem de união e entusiasmo, pedindo que todos, em alta voz, afirmassem juntos: “Nós amamos as juventudes”.
Dom Vilsom também destacou a alegria de ver o trabalho da Igreja no país ser referência mundial, reconhecido em muitos países, e a satisfação de o Brasil, sendo um país continental e diverso, enfrentar desafios com dedicação e alegria ao caminhar com e pelas juventudes.
O encontro apresenta uma programação abrangente e diversificada, incluindo análise de conjuntura, o Documento 85, o projeto “Ao seu Lado”, uma reflexão sobre o papel da assessoria, gamificação – com o objetivo de aproximar a Igreja das novas gerações por meio de novas linguagens e métodos inovadores na evangelização -, preparação para o Jubileu dos Jovens 2025, além de um foco importante na prevenção ao suicídio de adolescentes e jovens.
Rodas de conversas em uma Igreja Sinodal
Uma importante característica do encontro deste ano é o formato de “sínodo das mesas”, inspirado nos processos sinodais realizados com o Papa Francisco, que privilegiam o formato de rodas de conversa. Todas as atividades são realizadas em grupos de reflexão e escuta ativa, com momentos chamados de “conversa no Espírito”. Os grupos compartilham com os demais os principais temas discutidos, promovendo uma troca rica de experiências e perspectivas.
Por Jovens Conectados/Comissão para a Juventude CNBB