Encontrar Deus

    “Se querem saber mais sobre Deus, só há uma maneira de fazê-lo: ponham-se de joelhos. Podem conhecê-Lo investigando, mas só amando conseguem ganhar o Seu amor. A maior parte das pessoas que negam Deus não o faz porque a sua razão lhes diz que não há Deus, pois como poderia a razão testemunhar contra a Razão? A sua negação deve-se antes à sua mentalidade. Pensam que seriam mais felizes se não houvesse Deus, porque assim poderiam agir como lhes apetecesse. Pensem um pouco menos sobre se merecem ou não ser amados por Ele; Ele ama-vos mesmo que não mereçam. É unicamente o Seu amor que vos vai tornar merecedores. A maior parte de nós está infeliz porque nunca demos a Deus uma oportunidade de nos amar; estamos apenas apaixonados por nós mesmos”.
    Dom Fulton J. Sheen (1895-1979).
    Foi arcebispo de Nova York  e
    Renomado conferencista internacional (1).

    Em 1961, quando o cosmonauta russo Yuri Gagarin (1934-1968) voltou de sua primeira viagem espacial,  declarou: “Estive lá em cima no céu e não vi a Deus. Não vi anjo nenhum. Não vi nenhum trono de Deus. Essa esperança dos cristãos é bobagem. Na verdade, lá não existe nada”. Obviamente, ai dele se dissesse algo diferente! Afinal, os seus poderosos chefes eram comunistas ateus, que confiavam apenas no mundo do material.
    O cosmonauta Gagarin não poderia ter visto a Deus no Cosmo, pois lemos nas Escrituras: “Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou” (Jo 1, 18). E assim chegamos à chave para encontrar a Deus – é Jesus Cristo. Ele é quem revela Deus a nós! Nenhum astronauta, nenhum filósofo, nenhum cientista, nenhum líder religioso e nenhum monge  encontrará Deus em outro lugar que não seja na Bíblia, a Palavra de Deus, e no Filho de Deus, Jesus Cristo. Encontramos a Deus somente onde Ele revele a si mesmo: na Sua Palavra e através do Seu Filho, afirma o teólogo Rev. Norbert Lieth (2).

    Filipe, um dos discípulos de Jesus, Lhe pediu: “Senhor, mostra-nos o Pai” (Jo 14, 8). A resposta que recebeu foi: “Há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” (v. 9). Em seu Ser, Jesus é um com o Pai (Jo 10, 30). O Pai se revela por meio de Jesus, e por meio de Jesus Cristo Deus se expõe a nós. Jesus de fato fez isso quando viveu aqui na terra: mostrou-nos o Pai, apresentou-nos o Pai. Não resta a menor dúvida de que Ele nos revelou o Pai celestial. O que a Bíblia deixa bem claro é que, por meio de Jesus, conseguimos encontrar a Deus!
    O professor Arthur Ernest Wilder-Smith (1915-1995) foi um talentoso cientista. Ocupou diversas cátedras em universidades americanas e européias, e alcançou o posto de general como conselheiro da OTAN na área de drogas e entorpecentes. Smith estudou Zoologia, Botânica e Química. Foi autor e co-autor de mais de 70 publicações científicas e escreveu mais de 20 livros, traduzidos para muitas línguas. Em uma palestra sobre o tema “Onde habita Deus?”, declarou: “Bem, eu lhe digo: Jesus foi à cruz para ajudar a todos, para tirar os pecados de todos. A única coisa que nos temos de fazer é simplesmente dizer “sim” de todo o coração, é dar meia volta, fazer metanóia (voltar para Deus). É isso! Então o céu se abrirá para nós, e o Deus onipresente estará bem perto, pois Ele não esta longe de cada um de nós. Ele habitará no coração de todo aquele que permitir que Jesus Cristo o livre de seus pecados. Se você fizer isso, ou seja, se Jesus Cristo o libertar dos seus pecados, Ele habitará em seu coração. Oh!, como eu sou feliz! Há muitos e muitos anos, quando era estudante em Oxford, aprendi que isso é real, e desde então experimento essa realidade todos os dias. Você também pode fazer essa experiência, mas não a deixe para amanhã. Não ignore Jesus. Diga a Ele de todo o coração: “Senhor Jesus, eu vejo que não consigo compreender o mundo apenas com meu raciocínio. Preciso levar a Tua Pessoa em consideração. Preciso incluir a Deus em meus cálculos. Por favor, me ajude! Eu quero Te encontrar”!
    Encontramos a dimensão eterna por trás de expressões proféticas da Bíblia como “Maranata” (1 Co 16, 22), “Venho o Teu reino” (Mt 6, 10) e “Vem, Senhor Jesus” (Ap 22, 20). Essas expressões apenas expõem a eternidade em nossos corações e a saudade de um retorno a Deus. “Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Amém! Vem, Senhor Jesus!” (Ap 22, 20).
    O célebre escritor irlandês C.S. Lewis (1898-1963) disse: “Quando descobrimos dentro de nós mesmo uma necessidade que não pode ser saciada com nada deste mundo pode concluir que fomos criados para outro mundo”. O Eterno e Todo-Poderoso Deus colocou em nossos corações a eternidade (Ecl 3,11).
    Jonathan Edwards (1703-1801) é considerado um dos maiores teólogos filósofos norte-americanos explicou: “Deus é o bem supremo da criatura racional, e a alegria em Deus é a única alegria que sacia nossas almas. Ir ao céu e alegrar-se plenamente em Deus é infinitamente melhor do que as coisas agradáveis desta vida aqui. As alegrias que nos trazem pai e mãe, marido e esposa, filhos e sociedade são apenas sombras. Mas a alegria em Deus é a realidade. Essas coisas são apenas raios, mas Deus é o sol. São apenas regatos, mas Deus é a fonte. São somente gotas, mas Deus é o oceano”.
    Encontramos o bom Deus nos estudos profundo da Bíblia Sagrada, no Mestre de Nazaré, na Eucaristia, na oração, no amor ao próximo e na pregação da graça e do conhecimento de Cristo Salvador.

    Pe. Inácio José do Vale
    Professor, escritor e conferencista
    Sociólogo em Ciência da Religião
    Religioso dos Irmãozinhos da  Visitação de Charles de Foucauld
    E-mail: pe.inacio.jose@gmail.com

    Notas:
    (1) http://senzapagare.blogspot.com.br/2014/03/deus-existe-fulton-sheen.html
    (2) Chamado da Meia-Noite, setembro de 2015, p.19.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here