ENCERRA NESSA SEXTA-FEIRA, 20, O III CONGRESSO BRASILEIRO DE HUMANISMO SOLIDÁRIO NA CIÊNCIA, EM CURITIBA (PR)

O III Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência teve início no último dia 17 de outubro, em Curitiba, no Paraná, e segue até essa sexta-feira, 20. O evento é organizado conjuntamente pela Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Ministério Universidades Renovadas (MUR/RCC-BR). Esta edição é sediada pela Universidade Católica do Paraná (PUCPR) por meio do Instituto Ciência e Fé (ICF).

O evento busca fomentar um amplo debate científico acerca da dimensão ética das profissões, da integralidade do ser humano e da solidariedade cristã. Para o presidente da SBCC, professor Everthon de Souza Oliveira (CEFET/MG), a terceira edição do congresso marca um momento significativo para a SBCC e a consolidação desta proposta, já amadurecida em seu aspecto acadêmico e pastoral.

“Nessa importante parceria com o ICF da PUCPR e o SU da CNBB, reforçamos o desejo contínuo de promover a mútua compreensão entre a Igreja e a Ciência no país. Comprometidos com o apelo do Papa Francisco, reconhecemos a ciência como um valioso instrumento para o cuidado da nossa casa comum”, destaca.

Conferência de abertura do Congresso

A cerimônia de abertura no último dia 17, terça-feira, foi mediada pela professora e doutora Cristiane Correa e contou com a presença de vários palestrantes entre eles o arcebispo de Curitiba, dom José Antônio Peruzzo, e o representante do Setor Educação da Comissão Episcopal de Cultura e Educação da CNBB, dom Francisco Agamenilton Damascena.

A conferência de abertura trouxe à luz o tema “Por uma Ciência da Casa Comum” e foi mediada pelo professor Diogo Pessotto (PUCPR) e teve como palestrante o professor Marcial Maçaneiro (PUCPR).

Na quarta-feira, 18, as palestra principal foi dedicada a uma análise teórica e prática sobre a visão sistêmica da vida. Já na quinta-feira, 19, aconteceu o Seminário Internacional de Humanismo Solidário na Ciência, com o objetivo de integração entre os cientistas latino-americanos. Na ocasião, foram apresentados um painel sobre “O papel do cientista católico na América Latina” e, na sequência, a exposição de trabalhos científicos.

Já nessa sexta-feira, 20, data de encerramento do encontro, estão previstas partilhas de experiências e uma conferência de encerramento com o tema “Ciência, um bem comum”. Toda a programação pode ser conferida no site da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (aqui).

Com informações e fotos da SBCC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here