Emirados Árabes: em vista da construção de 17 locais de culto cristãos

São 19 os locais de culto não muçulmanos destinados às comunidades que vivem em Abu Dhabi há mais de 33 anos, para os quais estão em curso procedimentos de autorização, de acordo com as regras dos Emirados. Foi o que revelou Sultão Alzaheri, diretor executivo do Departamento de Desenvolvimento Comunitário em Abu Dhabi, numa coletiva de imprensa organizada pelo próprio departamento nos dias passados.

Silvonei José – Cidade do Vaticano

Entre os 19 locais de culto em via de autorização, 17 serão igrejas e capelas disponíveis às comunidades cristãs locais, enquanto um templo será dedicado à comunidade hindu e outro aos Sikhs. De acordo com os desejos do falecido Sheikh Zayed Bun Sultan Al Nahian, conhecido pela sua sensibilidade ao tema da coexistência inter-religiosa, foram organizados vários encontros com o clero e representantes de diversas comunidades de fé para definir as medidas e procedimentos mais adequados para garantir a concessão de licenças para a construção de locais de culto onde possam praticar os seus ritos religiosos e liturgias. Alzaheri acrescentou que o departamento está trabalhando para definir os protocolos legais que regem a instituição e a organização de todos os locais de culto no Emirado de Abu Dhabi, de acordo com os padrões adotados pelo departamento, em linha com o sistema legal nacional inspirado à Lei islâmica.

Sinal da convivência harmoniosa das comunidades religiosas nos Emirados Árabes

O anúncio divulgado pelo Sultão Alzaheri chega após a reabertura do sítio arqueológico cristão na ilha de Sir Bani Yas, como mais uma expressão do desejo de encorajar a coexistência harmoniosa de comunidades religiosas nos Emirados Árabes Unidos. Em Abu Dhabi, no dia 4 de fevereiro passado, o Papa Francisco e o xeique Ahmad al Tayyeb, Grão-Imame de al Azhar, assinaram o Documento sobre a fraternidade humana para a paz mundial e a convivência comum.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here