Em parceria, CNBB, Maristas de todo o Brasil e FTD Educação criam conteúdos exclusivos para a CF 2025

A Campanha da Fraternidade 2025 tem como tema central “Fraternidade e Ecologia Integral”, alinhando-se à crescente preocupação da Igreja Católica com as questões ambientais e sociais.

Inspirada na publicação da Carta Encíclica Laudato Si’, nos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, na recente Exortação Apostólica Laudate Deum, nos 10 anos de criação da Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM) e na realização da COP 30 – a primeira na Amazônia, em Belém (PA) –, a campanha acolhe ainda a sugestão da Comissão Episcopal Especial para a Mineração e a Ecologia Integral.

Para ampliar o debate e aprofundar as reflexões sobre o tema da CF 2025, uma página especial já está disponível online, direcionada a comunidades e escolas confessionais. Esta plataforma destaca o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31) e reúne conteúdos que facilitam a compreensão e a aplicação dos princípios da Ecologia Integral.

A página especial foi elaborada pelos Maristas do Brasil por meio da articulação da Província Brasil Centro-Sul e apoio da UMBRASIL, Província Marista Brasil Centro-Norte e Província Marista Brasil Sul-Amazônia. A Campanha da Fraternidade 2025 é uma realização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Um dos conteúdos disponíveis na página é o curso gratuito e online de “Ecologia Integral”, disponibilizado pelo portal educativo Farol 1817, em parceria com a CNBB. O curso busca capacitar os participantes a vivenciarem de forma profunda e concreta os valores do Evangelho, inspirados pelo tema central da campanha.

Com duração total de 20 horas e certificado, o curso está estruturado em 6 módulos e foi construído com a colaboração de diversos atores – desde a concepção do projeto, passando pela gravação das aulas, escolha das atividades práticas e seleção de professores(as) e formadores(as) –, proporcionando uma experiência educativa que equilibra a densidade teórica, teológica e social do tema com uma abordagem dinâmica e agradável. Ao longo do ano, novos conteúdos serão incluídos na página dos Maristas do Brasil.

A FTD Educação, editora integrante do Grupo Marista, reforça o compromisso com a campanha ao oferecer também uma página especial para a CF2025. Nela, um infográfico exclusivo foi desenvolvido para auxiliar a comunidade educativa na compreensão e aplicação dos conceitos da Ecologia Integral no dia a dia das escolas. A página pode ser acessada em: https://lp.ftd.com.br/campanha-da-fraternidade.

Além disso, para fomentar a integração entre os valores cristãos e as práticas pedagógicas voltadas para a responsabilidade socioambiental, a FTD Educação lançou, com exclusividade para a campanha, dois livros que abordam os temas de cidadania, meio ambiente e protagonismo infantojuvenil:

• Somos a voz da Terra – de Telma Guimarães
A obra narra a mobilização dos irmãos Paulinho e Clarice, que, após os transtornos provocados por uma chuva intensa e o alagamento de bairros, descobrem que a construção e expansão de uma fábrica sobre um córrego alterou o equilíbrio da região. Indicada a partir do 2º ano, a narrativa enfatiza a importância de usar a própria voz em defesa do planeta.

• Um dia sonhei que éramos a Terra – de Ricardo Mariz
Neste livro, Pedro e seus colegas se veem desafiados a escutar o que o planeta tem a dizer, encontrando caminhos para compreender e cuidar da Terra. Recomendado a partir do 6º ano, o livro estimula o protagonismo infantojuvenil na discussão sobre meio ambiente e cidadania.

“Que alegria ver a CNBB e os Maristas de todo o Brasil unidos na divulgação da Campanha da Fraternidade 2025! Esse ano, o tema da Ecologia Integral nos chama ainda mais para uma missão que já está́ no nosso coração: cuidar da Casa Comum! O Papa Francisco fala muito sobre isso, e nós, como família marista, queremos continuar sendo presença viva da Igreja, promovendo a solidariedade e a consciência ecológica. Sigamos juntos, como irmãos e irmãs, fazendo a diferença e espalhando o bem”, destaca Ir. Vanderlei Siqueira, Superior Provincial da PMBCS – Província Marista Brasil Centro-Sul.

 Conteúdos para as escolas

Para Cintia Lapa, diretora de Conteúdo e Performance Educacional da FTD Educação, os materiais e recursos exclusivos disponibilizados pelo Brasil Marista e pela FTD Educação convidam a refletir sobre a importância do tema da CF 2025. Também têm grande relevância para as escolas confessionais, pois oferecem uma oportunidade de integrar valores cristãos com práticas pedagógicas voltadas para a responsabilidade socioambiental.

“Com o tema da Ecologia Integral, as escolas são incentivadas a desenvolver projetos educativos que promovam a consciência crítica sobre o cuidado com a casa comum. Além disso, a campanha estimula a vivência da fé em sintonia com a sustentabilidade, preparando as novas gerações para enfrentar os desafios ecológicos de forma responsável e compassiva. As escolas confessionais, ao abraçarem essa proposta, reforçam seu papel na construção de uma sociedade mais justa e comprometida com o bem comum”, reforça Cintia Lapa.

A Campanha da Fraternidade 2025, ao unir iniciativas digitais, cursos gratuitos e materiais pedagógicos exclusivos, reafirma o compromisso com a promoção de uma ecologia integral que conjugue fé, responsabilidade social e consciência ambiental. As ações e recursos disponibilizados visam não somente informar, mas transformar a prática educativa e incentivar a construção de um futuro mais sustentável e solidário.

Para mais informações, acesse a página especial da campanha: https://conteudo.marista.org.br/campanha-da-fraternidade-2025.

Sobre a FTD Educação  - Ftd.com.br 

Há mais de 120 anos, a FTD Educação tem como missão transformar o futuro por meio da Educação, pensando além e inspirando a descoberta, a escolha, a liberdade e a cidadania. Reconhecida como uma empresa inovadora, parceira, flexível e humana, é movida pelo slogan “Conectamos histórias. Construímos futuros”. Sua proposta é integrada para escolas, estudantes, professores e sociedade e conta com: materiais didáticos e de literatura; soluções educacionais (com suporte para escolas, consultoria educacional, formação de professores, entre outros); novas tecnologias (ferramentas que ampliam possibilidades de ensino dentro e fora da sala de aula); obras e serviços que envolvem a família na busca por uma Educação completa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here