Domingo de Páscoa na Ressurreição do Senhor

    “Este é o dia que o Senhor fez para nós: Alegremo-nos e nele exultemos” (Sl 117/118)

     Celebramos com alegria esse Domingo de Páscoa na ressurreição do Senhor. Após ter celebrado o Tríduo Pascal, com a celebração de hoje inicia-se o tempo pascal, que permanecerá por cinquenta dias até o Domingo de Pentecostes. Ao longo dessa semana celebraremos a oitava da Páscoa, é como se cada dia dessa semana fosse uma Páscoa estendida, e todos os dias poderemos desejar uns aos outros feliz e santa Páscoa. A partir do próximo Domingo celebraremos o segundo Domingo da Páscoa e entraremos de fato no tempo pascal.

    A cada Domingo para nós católicos é uma Páscoa, pois celebramos vitória de Cristo sobre a morte. O Domingo para nós é o dia do Senhor por excelência dia de participarmos da Santa Missa. A partir da ressurreição de Jesus, o Domingo ganhou um novo sentido. Antes da ressurreição de Jesus, inclusive no Antigo Testamento, o povo guardava o Sábado, e o consagrava como dia dedicado ao Senhor, nos dias de hoje devemos guardar e consagrar o Domingo, pois nesse dia Cristo venceu a morte.

    Não precisamos ter visto o Senhor ressuscitado para crer que Ele ressuscitou, mas por meio da fé acreditamos que Ele ressuscitou e está ao lado de Deus. Como diz o próprio Senhor: “Felizes os que creram sem ter visto”. Nesse Domingo de alegria a vida venceu a morte e abriu-nos o caminho da salvação.

    O Senhor continua no meio de nós por meio do Espírito Santo, conforme dizemos em cada missa quando aquele que preside diz: “O Senhor esteja convosco” e respondemos: “Ele está no meio de nós”. Ao respondermos que Ele está no meio de nós, queremos dizer que Ele está no meio de nós através do Espírito Santo. Nos dias de hoje, do mesmo modo que Ele enviou os discípulos em missão, Ele também nos envia, para que anunciemos aos irmãos a mensagem de salvação.

    Não devemos guardar para nós a alegria que advém da ressurreição do Senhor, mas a exemplo de Maria Madalena e das outras mulheres devemos sair correndo e anunciar que o Senhor ressuscitou. Temos que irradiar o mundo com a luz de Cristo e que através da sua ressurreição o mundo tenha paz.

    O ato penitencial da missa de hoje, é substituído pela aspersão da água benta, é usada a água que foi abençoada no Sábado Santo. Isso acontece porque somos convidados a ressurgir para uma vida nova e como aconteceu no Sábado, somos purificados e lavados pelas águas do batismo. Também na missa de hoje, antes da aclamação do evangelho têm a sequência pascal, essa sequência aparece nas grandes solenidades, como por exemplo: Páscoa, Pentecostes e Natal.

    A primeira leitura desse Domingo é do livro dos Atos dos apóstolos (At 10, 34a. 37-43), durante o tempo da Páscoa as duas leituras serão do Novo Testamento e durante o tempo da Páscoa vamos ver muito a leitura do livro dos Atos dos Apóstolos. O livro dos Atos dos Apóstolos retrata propriamente os atos dos apóstolos a partir da ressurreição de Jesus. É o livro que retrata o início da Igreja primitiva. Na leitura de hoje, Pedro que era o líder do grupo dos apóstolos, toma a palavra e fala tudo o que aconteceu com Jesus, desde o início de sua vida pública até morte e ressurreição. Pedro ainda diz que os apóstolos são testemunhas do ressuscitado e todo aquele que nele crer tem o perdão dos pecados.

    Nos dias de hoje nós do mesmo modo que os apóstolos somos chamados a continuar o anúncio do Evangelho, temos que anunciar o Reino de Deus como Jesus o fez. O Espírito Santo está conosco e nos ensinará as palavras que devemos dizer. Ele ressuscitou e ascendeu ao céu, mas deixou o seu Espírito Santo agindo por nós.

    O salmo responsorial é o 117 (118), e nos diz em seu refrão: “Este é o dia que o Senhor fez para nós: Alegremo-nos e nele exultemos”! O Domingo é o dia que o Senhor fez para nós. O Domingo não é dia de tristeza ou de dor, mas é dia de alegria, pois o Senhor ressuscitou é quer que sejamos felizes. Que o Senhor nos alcance com a sua misericórdia e perdoe os nossos pecados. Demos graças ao Senhor porque Ele é bom e misericordioso, não fica olhando as nossas culpas do passado, mas nos acolhe com amor.

    A segunda leitura é da carta de São Paulo aos Colossenses (Cl 3, 1-4), Paulo diz que temos que aspirar as coisas celestes e não terrenas. A alegria está nas coisas do céu e não nas coisas da terra. Tudo que é terreno é passageiro e não dura para sempre, já o que é do céu dura para sempre. Sejamos merecedores da ressurreição e da vida eterna, de acordo com a nossa conduta aqui na terra.

    Após a segunda leitura tem a sequência pascal, como dissemos a sequência pascal entra na liturgia no Domingo de Páscoa, Pentecostes e Natal. A sequência desse Domingo exalta a Ressurreição do Senhor e que a vida tem o poder sobre a morte. A morte não tem a palavra final.

    O Evangelho desse Domingo é de João (Jo 20, 1-9), o Evangelho diz que no primeiro dia da semana, que é o Domingo, Maria Madalena foi bem cedo, ainda de madrugada ao túmulo de Jesus, e viu que a pedra havia sido retirada. Então, Maria saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o discípulo que Jesus amava dizendo que haviam tirado Senhor do túmulo. Pedro e o discípulo amado foram correndo ao túmulo, o discípulo amado correu mais que Pedro e chegou primeiro ao túmulo e viu tudo como Maria disse, em seguida chegou Pedro. Os dois entraram e confirmaram. De fato, eles ainda não haviam compreendido a Escritura que dizia que Jesus devia ressuscitar dos mortos. Apesar, de verem o túmulo vazio os discípulos ainda eram incapazes de compreender a ressurreição.

    Ao longo do tempo pascal Jesus aparecerá diversas outras vezes aos discípulos antes de voltar em definitivo para o Pai. Aos poucos, conforme Jesus for aparecendo, os discípulos vão compreender aquilo que Jesus dizia sobre a ressurreição. De fato, para os discípulos era difícil crer que alguém pudesse ressuscitar dos mortos, por conta da cultura judaica. Mas, muitas vezes Jesus disse a eles que ressuscitaria, mas os olhos e o coração deles, ainda estava fechado para essa realidade.

    Nesse Domingo de Páscoa, peçamos ao Senhor que a luz que advém da ressurreição ilumine o mundo inteiro e nos traga a paz. Peçamos confiantes ao Senhor que cessem as guerras e a violência em nossas cidades e possamos viver um mundo novo. Cabe a cada um de nós espalhar a paz que o ressuscitado traz, anunciando o Evangelho em nosso trabalho, comunidade e em nossas casas.

    Celebremos com alegria esse dia que o Senhor fez para nós e peçamos a graça ao Espírito Santo para crermos na ressurreição. Toda vez que olharmos para a Eucaristia, peçamos a graça de crer que ali está o mistério da nossa fé, que é a paixão, morte e ressurreição do Senhor.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here