Cidade do Vaticano (RV) – Com as nomeações dos novos cardeais, mais uma vez o Papa Francisco evidência a importância das “periferias” para a vida da Igreja. Essa é a convicção do arcebispo de Port Louis, na República de Maurício (Ilhas Mauritius) – no oceano Índico, África –, Dom Maurice Piat. Em entrevista concedida à Rádio Vaticano, o futuro purpurado expressa a enorme surpresa com a escolha feita pelo Pontífice:
Dom Maurice Piat:- “Fiquei profundamente surpreendido com a confiança que o Santo Padre depositou em mim: estou longe, muito longe de merecê-la! Como sabemos, o Papa Francisco ama muito as periferias e, por conseguinte, buscou um cardeal nas cidades longínquas: e essa é a mais distante que se poderia levar em consideração! Sinceramente, isso me surpreende enormemente e, como disse, sou grato ao Santo Padre pela confiança depositada em mim. Em todo caso, coloco-me totalmente à disposição do Pontífice para o serviço que quiser solicitar-me como cardeal.”
RV: Para além de um novo encargo, é também um encorajamento para o futuro. Como recebeu essa nomeação?
Dom Maurice Piat:- “Encontro-me em estado de choque! Não tive tempo para refletir sobre isso… Não sei… Não sei. Como disse, estou disponível para aquilo que o Papa quiser me pedir… É tudo aquilo posso dizer, neste momento. Peçam aos ouvintes da Rádio Vaticano que rezem por mim.”
Fonte: Rádio Vaticano