Natural de São Geraldo (MG), dom Paulo Mascarenhas Roxo é bispo emérito da diocese de Mogi das Cruzes (SP). Foi nomeado em 07 de dezembro de 1989, pelo papa João Paulo II, escolhendo como lema “Ficai conosco Senhor”. Uma missa de Ação de Graças, às 19h, na catedral Sant’Ana, nesta quarta-feira, 28, celebrará o Jubileu de Prata da vida episcopal de dom Paulo.
Aos 86 anos, a trajetória de dom Paulo é marcada por diferentes atividades em prol da evangelização da diocese de Mogi das Cruzes. Foi responsável pela organização do primeiro Plano Trienal de Pastoral, cuja proposta era fortalecer a pastoral de conjunto; a reorganização da divisão das regiões pastorais; a mudança de local do Seminário Diocesano Sagrado Coração de Jesus e a criação da tradicional Festa do Seminário.
Criou quatro novas paróquias, sendo elas: São Maximiliano Kolbe (Mogi das Cruzes), Nossa Senhora das Graças (Itaquaquecetuba), paróquia Territorial São Maximiliano Kolbe (Mogi das Cruzes) e a São Francisco de Assis (Suzano). Apoiou a fundação do primeiro Colégio Diocesano Paulo VI, em 2003.
Em junho de 2003, ao completar 75 anos, dom Paulo solicitou renúncia do episcopado, conforme prevê o Código de Direito Canônico.
Fonte: cnbb