Dom Orlando Brandes recebe o Pálio dos Arcebispos em Roma

O Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, recebe o Pálio das mãos do Papa Francisco na próxima quinta-feira, dia 29 de junho. A cerimônia de entrega acontece na Festa de São Pedro e São Paulo, durante missa na Basílica Vaticana.

O pálio é uma espécie de colarinho de lã branca, com cerca de 5cm de largura e dois apêndices – um na frente e outro nas costas. Possui seis cruzes bordadas em lã preta. É confeccionado pelas monjas beneditinas do Mosteiro de Santa Cecília, em Roma, utilizando a lã de dois cordeiros que são oferecidos ao Papa no dia 21 de janeiro de cada ano na Solenidade de Santa Inês.

O uso do pálio, que nos primeiros séculos do Cristianismo era exclusivo dos Papas, passou a ser usado pelos Metropolitas a partir do século VI, tradição que perdura até aos nossos dias.

Os pálios, insígnias litúrgicas de ‘honra e jurisdição’, são envergados pelos arcebispos metropolitas nas suas igrejas e nas da sua província eclesiástica. O arcebispo metropolita preside a uma província eclesiástica, constituída por diversas dioceses. O pálio é símbolo do serviço e da promoção da comunhão na própria Província Eclesiástica e na sua comunhão com a Sé Apostólica.

Dom Orlando ao assumir a Arquidiocese de Aparecida passou a ser o bispo metropolita já que a Sub-Região inclui as dioceses de Lorena, São José dos Campos, Taubaté e Caraguatatuba.

Desde 2015, o Papa Francisco modificou a modalidade de entrega do pálio aos novos arcebispos metropolitas. A faixa de lã branca é entregue e não colocada pelo Santo Padre. A imposição do Pálio agora é realizada nas respetivas dioceses de origem pela mão dos Núncios Apostólicos locais.

A imposição do Pálio a Dom Orlando será feita no dia 1º de outubro, domingo, durante a missa das 8h, no Santuário Nacional, pelo Núncio Apostólico, Dom Giovani D’Aniello.

 

Fonte: Santuário Nacional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here