“O Sínodo se coloca diante de um leque que vai se abrindo cada vez mais para compreendermos a complexidade do momento atual em que a família se encontra”: palavras do Vice-Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo de Mariana (MG).
Em entrevista à Rádio Vaticano, Dom Geraldo fala da diversidade de famílias que os padres sinodais trazem à Assembleia e a tentativa de oferecer a elas uma palavra de esperança:
“Esta variedade de situações em que se encontram as famílias, a diversidade cultural, social, política e religiosa que a Igreja vai encontrando nos diversos continentes vai como que confirmando o tema do Sínodo: ‘A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo’. Eu estou fazendo a minha leitura das várias intervenções exatamente esta ótica. Porque, às vezes, alguns setores de comunicação colocam como se o Sínodo fosse se debruçar unicamente sobre este ou aquele aspecto que toca a vida da família hoje. Mas o que eu percebo é que o leque se abre e não se restringe, embora haja questões pertinentes que precisam ser evidentemente examinadas de perto e a Igreja precisa dizer uma palavra de orientação, de conforto, de iluminação e de esclarecimento. No entanto, o Sínodo não se prende a esta ou aquela questão, se coloca diante de um leque que vai se abrindo cada vez mais para compreendermos a complexidade do momento atual em que a família se encontra. E é neste contexto que a Igreja busca trazer uma palavra de esperança, de conforto e de iluminação e é o que estamos buscando com muita intensidade.”
Fonte: Rádio Vaticano