Em maio e junho deste ano, as imagens mais marcantes das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul eram da mesma região: os vales do Rio Pardo e do Rio Taquari. Nos 40 municípios da Diocese de Santa Cruz do Sul, a população viu a força das águas devastar cidades e campos, levando consigo estradas, casas, pontes e muitas vidas.
Quando a comunidade local começava a reunir forças para seguir em frente na reconstrução e superação da tragédia, recebeu um presente especial: em 21 de junho, pe. Itacir Brassiani foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo diocesano de Santa Cruz do Sul.
Desde que eu confirmei a minha resposta e começaram as enchentes, eu comecei a me perguntar ‘meu Deus, o que isto significa para mim e o que essa diocese necessita de mim, com tanta dor e com tanto sofrimento’, lembra ele.
Dom Itacir foi ordenado e tomou posse no último domingo, 29, na Catedral São João Batista e é o quinto bispo diocesano de Santa Cruz do Sul. Ele conta que, desde que soube da missão que lhe esperava, buscou dar um sentido ainda maior aos símbolos que representariam o seu ministério episcopal.
Saiba mais: cnbbsul3.org.br