DNJ – Dia Nacional da Juventude

    “Onde quer que permaneças, permanecerei contigo” (Rt 1,16)

    Sábado, dia 26 de outubro, o DNJ – Dia Nacional da Juventude – é celebrado neste dia em nossa Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Como de costume o DNJ sempre acontece no final de outubro e, é um momento importante para os jovens se sentirem parte da Igreja. As Dioceses escolhem a data propícia. Os jovens em suas paróquias ajudam a animar a liturgia e se tornam um sinal de que a Igreja pode seguir adiante.

             A maioria das (arqui)dioceses espalhadas pelo Brasil celebram o Dia Nacional da Juventude no final de outubro. O DNJ é voltado normalmente para jovens animados pelo ardor missionário. A programação do DNJ é marcada por shows, louvor, pregação, adoração Eucarística e celebração da Santa Missa. É um momento muito importante e seria interessante convidar os jovens de todas as nossas paróquias para que participem.

             O Dia Nacional da Juventude é a oportunidade para convidar aqueles jovens que conhecemos e não frequentam a Igreja, para que a partir desse encontro com Deus possam optar por começar a frequentar a Igreja, buscar os sacramentos e ter um novo norte para a vida. Por isso, convido a cada jovem a chamar um ou mais amigos da escola, do bairro, e que não frequentam a Igreja para que participem desse momento e quem sabe pode ser o início de uma longa caminhada.

             A Igreja tem um carinho especial pelos jovens, por isso, promove todos os anos o DNJ (Dia Nacional da Juventude). Este é um encontro nacional. Teremos depois em novembro o JDJ (Jornada Diocesana da Juventude) que é mundial e que prece a JMJ (Jornada Mundial da Juventude) e que tem tema escolhido pelo Papa. Na JMJ é quando os jovens do mundo inteiro se encontram com o Papa. A Igreja tem que ser jovem e os jovens de hoje garantirão o futuro de amanhã da Igreja.

             Se em sua paróquia ainda não tem grupo de Jovens, converse com seu pároco e pense na possibilidade de iniciar um. Pode convidar os adolescentes e jovens que estão na catequese de crisma ou até perseverança e iniciar o grupo de jovens. O grupo pode iniciar participando de uma missa aos domingos, e após a missa se reunirem para conversar um pouco.

    Dentro do grupo de jovens pode ter dinâmicas, brincadeiras, interação entre os jovens, pode realizar passeios, visitas a museus, e em outras paróquias ou igrejas históricas. É preciso mostrar aos jovens que participar da Igreja é fazer novas amizades, conhecer novos lugares e ainda se divertir, mas principalmente ter uma verdadeira experiência com Cristo, iluminados pela Palavra de Deus e participando dos sacramentos, em especial da Eucaristia.

    A partir do engajamento e participação na Igreja através do grupo de jovens, é possível a participação no DNJ (Dia Nacional da Juventude) e quem sabe posteriormente se preparar para participar da JMJ (Jornada Mundial da Juventude). No próximo ano a Igreja vivenciará o ano jubilar (Jubileu da Esperança), e a Igreja conta com os jovens para esse momento para que daqui para frente possam construir uma nova história, preparando o próximo jubileu.

    O DNJ desse ano acontecerá em nossa Catedral Metropolitana de São Sebastião com início previsto para as 13h00 e com término previsto para as 20h00. Terá muito louvor, animação, adoração, shows, apresentação de dança, teatro, oficinas, e a Santa Missa presidida por mim. Ao longo de todo o evento teremos a participação da missão colo de Deus, Ministério Amor e adoração, DJ Vitor Sales, entre outras atrações e pregações.

    Concentramos mais uma vez o DNJ em nossa Catedral Metropolitana, por ser mais fácil de nossos jovens chegarem que vão vir de diversas localidades de nossa arquidiocese.

    O tema escolhido para o DNJ desse ano é: “Onde quer que permaneças, permanecerei contigo” (Rt 1,16), ou seja, Deus acompanha os jovens e está com eles todos os dias. Mesmo aqueles jovens que se encontram afastados da Igreja o Senhor está com eles sempre, nunca abandona ninguém, e está sempre de braços abertos para acolher a todos.

    Convido aos jovens a procurarem o padre de suas paróquias e se inscreverem para participar do DNJ, caso a paróquia não tenha grupo de jovens, convide os jovens da crisma para participarem e quem sabe o DNJ possa ser o início de uma caminhada formando no futuro o grupo de jovens paroquial e quem sabe lançar a semente para participar do jubileu da Juventude no próximo ano e futuramente da JMJ (Jornada Mundial da Juventude) que acontecerá em 2027.

    Meus irmãos, reforço o convite para que todos os jovens possam participar desse momento, e que todos os párocos possam fazer o convite para que os jovens possam participar desse momento de graças e encontro com o Senhor. Que todos os jovens sejam testemunhas de Jesus Cristo no mundo de hoje.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here