Diocese de Umuarama promove Semana de Arquitetura e Arte Sacra

Evento, que será em agosto, está com inscrições abertas

“Espaço litúrgico: espelho da Igreja” é o tema da IV Semana de Arquitetura e Arte Sacra da diocese de Umuarama (PR), que será realizada de 29 de agosto a 02 de setembro deste ano.

O encontro destina-se a profissionais de arquitetura, engenharia, artes plásticas, estudantes, presbíteros, diáconos, religiosos, membros dos Conselhos Paroquiais de Economia e Administração (CPEAs),  leigos e técnicos envolvidos com serviços de decoração, organização do espaço celebrativo para casamentos e formaturas, som e iluminação. Também podem participar aqueles que, direta ou indiretamente, atuam nas  construções e reformas das obras das Igrejas e demais pessoas interessadas.

Entre outros objetivos, o evento pretende aprofundar o conhecimento dos profissionais que trabalham na área, para que projetos de construção, reformas e restaurações dos espaços celebrativos e sagrados respondam às exigências da liturgia, em seus aspectos arquitetônicos, simbólico e funcional.

A Semana de Arquitetura e Arte Sacra da diocese de Umuarama será aberta com missa presidida pelo bispo diocesano, dom João Mamede Filho. Entre as reflexões propostas para o encontro estão: “A Evolução do espaço participativo na liturgia das origens até hoje”, com o frei José Ariovaldo da Silva; “Lugar de Maria no Espaço Litúrgico”, com o assessor do Setor Espaço Litúrgico da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, padre Thiago Faccini; “Comunicação pela Imagem: o lugar do Diálogo”, com o artista plástico Cláudio Pastro; “As comunidades e seus ritos. Como construir igrejas depois do Concílio Vaticano II”, “As formas do sagrado. Modelos espaciais da arquitetura sacra” e “Paradigmas e modelos. Grandiosas obras da arquitetura litúrgica contemporânea”, com o arquiteto da Universidade da Coruña, na Espanha, Esteban Fernández Cobián;  “Transcendência através de vitrais e mosaicos”, com Lorenz Johannes Heilmair.

Visitas a Igrejas, momentos culturais, de diálogo e celebrações eucarísticas completam a programação da Semana, que terminará com um passeio em Foz do Iguaçu (PR).
Para informações e inscrições, acesse: http://diocesedeumuarama.org.br/codiaras/evento/29/IV-SEMANA-DE-ARQUITETURA-E-ARTE-SACRA

 

Fonte: CNBB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here