Procissão pela cidade marcou as festividades em louvor a Santo Antônio
Criada em 26 de fevereiro de 1944, pela Bula Vigil Campinensis Ecclesiae, do papa Pio XII, a diocese de Piracicaba (SP) celebra 72 anos. A instalação oficial da diocese ocorreu no em 11 de junho do mesmo ano, no encerramento do Congresso Eucarístico Regional de Piracicaba, com presença do então núncio apostólico, dom Bento Aloisi Masella.
Para recordar a data e o padroeiro Santo Antônio, no dia 13 de junho, foi celebrada missa e procissão, com presença do bispo diocesano, dom Fernando Mason. A programação festiva, deste ano, trouxe como tema “Festa de Santo Antônio – Ano Santo da Misericórdia”.
Missão
O primeiro bispo da diocese foi dom Ernesto de Paula, nomeado em 30 de junho de 1945, com posse no dia 8 de setembro. O atual bispo, dom Fernando Mason, assumiu o governo episcopal em 24 de julho de 2005, por nomeação do papa Bento XVI.
Atualmente a diocese de Piracicaba é composta por 15 municípios, organizada em sete regiões pastorais. Ao todo, são 68 paróquias e, partir de 3 de julho, passará a contar com 69, com a instalação da paróquia São Pedro e São Paulo, no bairro Jardim Inocoop, em Rio Claro. Conta com dois santuários marianos, “Nossa Senhora dos Prazeres”, em Piracicaba e “Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção”, em Rio Claro.
O clero diocesano é composto por 61 padres diocesanos, 50 padres religiosos e 51 diáconos permanentes, além da colaboração de agentes que atuam nas diversas pastorais e movimentos.
Na diocese estão presentes dez congregações religiosas masculinas e nove femininas. Conta com três seminário: “Imaculada Conceição”, “Papa São João XXIII” e “São José”.
CNBB com informações e foto da Assessoria de Imprensa da diocese de Piracicaba (SP)
Fonte: CNBB