“A família está no coração de Deus porque Ele criou o ser humano, homem e mulher para constituir um só ser, uma só carne. Jesus retomou o plano original a respeito do matrimônio, para que assim todos vivam o amor entre os esposos, como forma de vida de santidade”, disse o bispo de Marabá (PA), dom Vital Corbellini, durante o Congresso Diocesano das Famílias.
O evento, realizado de 15 a 16 de agosto, reuniu mais de 650 participantes das paróquias, comunidades, pastorais e movimentos da diocese de Marabá. Teve como tema “Famílias, no coração de Deus sob as graças de Pentecostes”. Na missa de encerramento presidida por dom Vital Corbellini e concelebrada por padres locais, o bispo destacou o valor da família.
“Deus é a comunidade perfeita. Assim a família, vive no mundo, buscando a unidade na diversidade. A família é a célula eclesial importante para transmitir os valores da justiça, da fraternidade, do amor. O futuro da humanidade passa pela família, dizia São João Paulo II. Jesus pede de seus discípulos a unidade do matrimônio, não a separação, a divisão, o divórcio”, pontuou dom Vital, na homilia.
Sobre o tema escolhido para o Congresso, o bispo explicou que a família, também, está sob as graças de Pentecostes: “Um novo Pentecostes desejamos para todas as famílias de nossas comunidades, paróquias, diocese de Marabá e do mundo”.
No caminho sinodal para a Assembleia dos Bispos sobre a Família, dom Vital pede que rezem por este momento na vida da Igreja. “É preciso rezar pelas famílias que passam por dificuldades de relacionamento, emprego, vida familiar”.
Fonte: CNBB