Diocese de Erexim realiza estudo sobre o dízimo

Mais de 40 padres e 30 leigos participaram de um encontro de reflexão sobre o dízimo, na segunda-feira, 6, no Seminário de Fátima, em Erexim (RS). Estiveram presentes o bispo diocesano e o bispo emérito, respectivamente, dom José Gilson e dm Girônimo Zanandréa.

O encontro foi assessorado pelo pároco da paróquia São Lourenço do Oeste (SC), frei Valdir Fontana, e pelo casal coordenador da pastoral do dízimo da mesma paróquia, João e Angelina Lazarotto Bittencourt.

Na abertura do encontro, dom José Gislon recordou que a diocese já tem longa caminhada na organização do dízimo. Segundo ele, o tema do dízimo foi abordado pelos bispos durante as últimas assembleias da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e foi criada uma comissão com a finalidade de elaborar um subsídio sobre o assunto.

De acordo com o bispo de Erexim, a iniciativa deste encontro surgiu da necessidade de “um passo a mais”  quanto à questão do dízimo, sentido por ele ao ver o apelo à solidariedade feito pelos bispos de dioceses extensas da região Norte, que não têm condições para o bom desenvolvimento dos seus trabalhos.

O casal João e Angelina e o frei Valdir relataram aos presentes o trabalho da Pastoral do Dízimo, desenvolvido na paróquia São Lourenço do Oeste, desde 2008. Na ocasião, eles indicaram que é preciso uma conversão pastoral e mudar, conforme as estruturas estabelecidas no Documento de Aparecida, nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) e no Documento 100 da CNBB, “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”, sobre renovação paroquial. A inclusão do dízimo no plano paroquial de pastoral também foi lembrado.

Os assessores relataram também aspectos da organização pastoral e administrativa da paróquia, dividida em setores, com coordenadores separados para catequese, dízimo, pastoral social e outras atividades. A paróquia também possui conselho paroquial e conselhos comunitários de pastoral, bem como conselho de assuntos econômicos. Ao final, subsídios de conscientização sobre o dízimo, catequese, e o exemplo do carnê anual dos dizimistas foram apresentados aos presentes.

Com informações da diocese de Erexim

Fonte: CNBB