Criada em 9 de agosto de 1964, a diocese de Crateús (CE) celebrou no início do mês seu Jubileu de Ouro. A abertura das comemorações pelos 50 anos da diocese teve início no dia 23 de junho de 2011, na solenidade de Corpus Christi, mas o ponto alto da comemoração ocorreu nos dias 8 e 9, na Catedral Senhor do Bonfim, com a presença da população, de autoridades e da Igreja do Ceará.
A diocese conta com 15 paróquias e é conduzida há sete meses por dom Ailton Menegussi. Segundo o bispo, “o Jubileu é um momento de memória, de celebração. Momento de avaliar a caminhada e de projetar o futuro a partir do presente”.
Quando criada em 1964, a diocese foi confiada ao ministério episcopal de seu primeiro bispo, dom Antônio Batista Fragoso, que governou durante 30 anos e ficou conhecido por seu trabalho com as comunidades eclesiais de base na defesa dos direitos dos pobres.
Outro grande legado foi deixado por dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, que assumiu a diocese de 1998 a 2012. O religioso foi o responsável por resgatar a identidade católica dos fiéis e expandir os trabalhos pastorais. Dom Jacinto também esteve à frente na criação e reformas de igrejas em várias paróquias, além da restauração da Catedral do Senhor do Bonfim e a criação de centros pastorais e de formação.
Fonte: CNBB