24 C
São Paulo
quarta-feira, 1 maio, 2024.

30º Domingo do Tempo Comum

29/10/2017 Dia Todo

Primeira Leitura – Ex 22,20-26

Leitura do Livro do Êxodo – Assim diz o Senhor: 20 Não molestarás nem oprimirás o estrangeiro. Também vos fostes estrangeiros na terra do Egito.21 Não afligireis nenhuma viúva e nenhum órfão. 22Se de algum modo os oprimirdes, e eles levantarem seu clamor até mim, não deixarei de escutar esse clamor. 23O meu furor se acenderá e eu mesmo vos matarei a espada: as vossas mulheres tornar-se-ão viúvas e os vossos filhos ficarão órfãos. 24 Se emprestares dinheiro a alguém dentre o meu povo, a um pobre que mora contigo, não te portarás para com ele como um usurário: não lhe imporás juros. 25 Se fizeres questão de receber em penhor o manto de teu próximo, deverás restituí-lo antes do pôr do sol. 26 Esse manto é o seu único agasalho, a única veste do seu corpo, e não tem outra coisa com que se deitar! Quando ele clamar por mim, eu o escutarei, porque sou misericordioso. – Palavra do Senhor.

Salmo – Sl 17,2-3a. 3bc-4. 47.51ab (R. 2)

R. Eu te amo, Senhor, que és minha força.

2 Eu te amo, Senhor, que és minha força, 3a que és meu rochedo e minha cidadela!

3bc Deus meu, rochedo meu, em que me abrigo; escudo, fortaleza e salvação! 4 Invoquei o Senhor (a ele glória), pois dos meus inimigos libertou-me.

47 Viva o Senhor, bendito o meu rochedo, meu Deus e Salvador seja exaltado!

51 Concedeste ao teu rei grandes vitórias, mostraste o teu amor por teu ungido.

Segunda Leitura – 1Ts 1,5c-10

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses – Irmãos: 5c Sabeis como nos comportamos entre vós, para vosso bem. 6 De vossa parte, vós vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, acolhendo a Palavra em meio a grandes sofrimentos, com a alegria do Espírito Santo. 7 Deste modo vos tornastes um modelo para todos os fiéis da Macedônia e da Acaia. 8 De fato, a partir de vós divulgou-se a Palavra do Senhor, não só na Macedônia e na Acaia, mas em toda a parte se espalhou a vossa fé em Deus, de modo que nada mais precisamos dizer. Todo o mundo vive contando a acolhida que tivemos entre vós, e como vos convertestes a Deus, deixando os ídolos para servir ao Deus vivo e verdadeiro,10 esperando dos céus o Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, o qual nos livra da ira que está para vir. – Palavra do Senhor.

Evangelho – Mt 22,34-40

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo:34 Quando os fariseus souberam que ele tinha reduzido os saduceus ao silêncio, fizeram uma reunião. 35 E um deles, doutor da lei, perguntou-lhe capciosamente: 36 “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”. 37 Jesus respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua mente. 38 Este é o maior e o primeiro mandamento. 39 O segundo é tão importante como o primeiro: Amarás a teu próximo como a ti mesmo.40 Nestes dois mandamentos se resume toda a Lei e os Profetas”. – Palavra da Salvação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here