|
| Su | Mo | Tu | We | Th | Fr | Sa |
|---|
| | | | 1All day 01/11/2017 ![]() Primeira Leitura – Rm 8,26-30Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos – Irmãos: 26 Por isso o Espírito vem em auxílio de nossa fraqueza, porque ainda não sabemos como devemos rezar. Mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. 27Aquele que conhece profundamente os corações sabe qual é o desejo do Espírito, porque ele intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus. 28Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem dos que amam a Deus, dos que são chamados de acordo com a sua vontade. 29 Os que ele conheceu previamente, também os predestinou a reproduzirem a imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito entre os muitos irmãos. 30 E aqueles que ele predestinou também os chamou, e aos que chamou também os justificou e aos que justificou, também – Palavra do Senhor. Salmo – Sl 12 (13),4-5. 6 (R. 6a)R. Senhor, eu confiei na vossa graça! 4 Volve-me teu olhar, Senhor Deus, e responde-me! Contra o sono da morte ilumina os meus olhos! 5 Que o inimigo não diga: “Eu triunfei sobre ele!”. Nem se alegre o opressor ao ver minha ruína, 6 Depois que eu confiei, Senhor, na tua graça! Meu coração exulta ao ver que me ajudaste, e celebro o Senhor pelos bens que me deu. Evangelho – Lc 13,22-30Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 22 Jesus passava por cidades e povoados ensinando, enquanto se dirigia para Jerusalém. 23 E alguém lhe perguntou: “Senhor, são poucos os que se salvam?”. 24Ele respondeu: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo: muitos procurarão entrar e não conseguirão. 25 Depois que o dono da casa se tiver levantado para fechar a porta e vós começardes a bater do lado de fora dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta’, ele responderá: ‘Não sei de onde sois’. 26 Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos na tua presença e tu ensinaste em nossas praças’. 27 Mas ele vos responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim, vós todos que sois malfeitores!’. 28 Então, haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac, Jacó e todos os profetas no Reino de Deus, e vós atirados fora. 29 Virão pessoas do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul e tomarão parte na festa do Reino de Deus. 30 Sim, haverá alguns dos últimos que serão os primeiros e haverá alguns dos primeiros que serão os últimos”. – Palavra da Salvação.
| 2All day 02/11/2017 ![]() Primeira Leitura – Ap 7,2-4.9-14Leitura do Livro do Apocalipse de São João – Eu, João,2 vi um outro anjo que subia do lado onde nasce o sol, levando o selo do Deus vivo. Ele gritou em alta voz aos quatro anjos que tinham recebido poder para danificar a terra e o mar, dizendo: 3 “Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, enquanto não marcarmos a fronte dos servos de nosso Deus”. 4 Então, ouvi o número dos que foram marcados: cento e quarenta e quatro mil marcados de toda a tribo dos filhos de Israel.9 Depois disso, vi uma grande multidão de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas. Ninguém conseguia, contá-la. Todos estavam em pé diante do trono e diante do Cordeiro. Trajavam roupas brancas e levavam palmas na mão. 10 E eles gritavam bem alto: “A salvação é de nosso Deus, que está sentado no trono, e do Cordeiro!”.11 E todos os anjos estavam de pé, rodeando o trono, os anciãos e os quatro seres vivos. Prostravam-se de face em terra diante do trono e adoravam a Deus dizendo: 12“Amém! louvor, glória, sabedoria, ações de graça, honra, poder e força ao nosso Deus para sempre. Amém”. 13Então um dos anciãos falou comigo, perguntando: “Quem são estes que estão vestidos com vestes brancas? De onde vêm?”. 14 Respondi: “Meu Senhor, tu o sabes”. E ele me disse: “Esses são os que saíram da grande tribulação. Eles lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro. – Palavra do Senhor. Salmo – Sl 23(24),1-2.3-4ab.5-6 (R. cf. 6)R. Assim é a geração dos que procuram o Senhor !
1 É do Senhor a terra e o que a reveste, o mundo inteiro e todos os que o habitam. 2 Foi ele quem firmou-a sobre os mares quem a consolidou por sobre as águas. 3 “Quem subirá ao monte do Senhor, quem entrará no seu lugar sagrado?”4ab O homem de mãos limpas e alma pura, que não tem no pecado o pensamento. 5 Este terá a bênção do Senhor e a justiça de Deus, seu Salvador. 6 “Assim é a geração dos que o procuram, e do Deus de Jacó buscam a face! Segunda Leitura – 1Jo 3,1-3Leitura da Primeira Carta de São João – Caríssimos,1 Vede como é grande o amor que o Pai nos dedicou, concedendo-nos ser chamados filhos de Deus. E nós o somos! Se o mundo não nos conhece é porque não o tem conhecido. 2 Caríssimos, desde agora já somos filhos de Deus, embora ainda não seja manifesto o que viremos a ser. Sabemos que, quando Cristo aparecer, seremos semelhantes a ele, porque o veremos como ele é. 3 Todo aquele que coloca esta esperança nele se torna puro, como ele é puro. – Palavra do Senhor. Evangelho – Mt 5,1-12aProclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo:1 Vendo essas multidões, ele subiu ao monte. Quando sentou, seus discípulos chegaram para perto dele. 2 Tomou a palavra e ensinava-os assim: 3“Felizes os pobres em espírito, porque a eles pertence o reino dos céus. 4 Felizes os aflitos, porque serão consolados. 5 Felizes os mansos e humildes, porque herdarão a terra da promessa. 6 Felizes os famintos e sedentos da justiça, porque serão saciados. 7 Felizes os misericordiosos, porque serão tratados com misericórdia.8 Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. 9Felizes os promotores da paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10 Felizes os perseguidos por causa da justiça, porque a eles pertence o reino dos céus. 11 Felizes sereis quando vos ofenderem, perseguirem e disserem todo tipo de calúnia contra vós por minha causa. 12 Ficai alegres e contentes, porque grande será a vossa recompensa no céu. – Palavra da Salvação.
| 3All day 03/11/2017 ![]() Primeira Leitura – Rm 9,1-5Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos – Irmãos:1 Digo a verdade em Cristo e não minto. Minha consciência, guiada pelo Espírito, dá testemunho disso: 2grande é a minha tristeza e sem fim a dor de meu coração. 3 Eu próprio desejaria ser uma oferenda votiva consagrada por Cristo em favor dos meus irmãos de raça segundo a carne. 4 Esses são os israelitas, aos quais foi dada a filiação adotiva, a glória, as alianças, a legislação, o culto e as promessas, 5 e os patriarcas, de quem descende o Cristo quanto à carne, o qual está acima de tudo e é o Deus bendito para sempre. Amém! – Palavra do Senhor. Salmo – Sl 147 (148),12-13. 14-15. 19-20 (R. 12a)R. Glorifica o Senhor, Jerusalém! 12(1) Glorifica ao Senhor, Jerusalém, Sião, canta louvores ao teu Deus. 13(2) Firmou de tuas portas os ferrolhos, abençoou teus filhos no teu seio. 14(3) Ele garante a paz para o teu solo e com a flor do trigo te alimenta. 15(4) Ele transmite à terra as suas ordens, logo corre veloz sua palavra. 19(8) Revelou a Jacó sua palavra, suas leis e preceitos a Israel. 20(9) Com nenhum outro povo agiu assim, a nenhum revelou os seus preceitos! Evangelho – Lc 14,1-6Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 1 Jesus tinha entrado num sábado para uma refeição na casa de um dos chefes entre os fariseus, e estava sendo observado. 2 Apresentou-se diante dele um homem com hidropisia. 3 Jesus se dirigiu aos mestres da Lei e aos fariseus perguntando: “É permitido ou não curar um doente no dia de sábado?”. 4 Eles continuaram calados. Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e o despediu. 5Depois lhes disse: “Quem de vós não tirará logo o seu filho ou o seu boi que cair num poço, mesmo sendo sábado?”. 6 E eles nada puderam responder a isso. – Palavra da Salvação.
| 4All day 04/11/2017 ![]() Primeira Leitura – Rm 11,1-2a.11-12.25-29Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos – Irmãos: 1 Por isso eu pergunto: Será que Deus rejeitou o seu povo? De modo nenhum! Eu também sou israelita, descendente de Abraão da tribo de Benjamim. 2a Deus não rejeitou seu povo que ele escolheu desde o princípio.11 Por isso, pergunto: por acaso tropeçaram para que caíssem? De forma alguma! Mas sua falta ensejou a salvação aos pagãos provocando o ciúme de Israel. 12 Se a sua queda traz riqueza para o mundo e a sua minoria, riqueza para os pagãos, o que não fará sua total participação? 25 Meus irmãos, não quero que ignoreis o seguinte mistério, para não ficardes vaidosos com vossa sabedoria: uma parte de Israel ficou na cegueira, até o tempo em que o número completo dos pagãos tiver entrado. 26 E então, Israel em peso será salvo, como está escrito: O Salvador virá de Sião e vai afastar toda a impiedade do meio de Jacó. 27 É esta aliança que farei com eles, quando eu tirar os seus pecados. 28 É verdade que, em relação ao Evangelho, eles são inimigos por vossa causa, mas, em relação à escolha divina, eles são amados por causa dos patriarcas. 29 Porque os dons de Deus e a vocação são irrevogáveis. – Palavra do Senhor. Salmo – Sl 93 (94),12-13a. 14-15. 17-18 (R. 14a)R. Jamais o Senhor deixa o seu povo. 12 Feliz, Senhor, aquele a quem ensinas, a quem formas segundo a tua lei, 13a a fim de dar-lhe alívio na desgraça, 14 Pois jamais o Senhor deixa o seu povo, ele nunca rejeita a sua herança! 15 Voltarão à Justiça os julgamentos, todos os homens retos vão segui-la. 17 Se o Senhor não viesse em minha ajuda, já teria o silêncio por morada!18 Quando estava a exclamar: “Meu pé vacila!”, sustentou-me, Senhor, a tua graça. Evangelho – Lc 14,1.7-11Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 1 Jesus tinha entrado num sábado para uma refeição na casa de um dos chefes entre os fariseus, e estava sendo observado. 7 Depois, reparando que os convidados escolhiam para si os primeiros lugares, contou-lhes uma parábola: 8 “Quando fores convidado por alguém para uma festa de casamento, não ocupes logo o primeiro lugar, porque pode haver entre os convidados um mais importante do que tu, 9 e o que convidou a ti e ao outro poderá chegar e te dizer: ‘Dá o lugar a este’. E envergonhado irás ocupar o último lugar. 10 Pelo contrário, quando fores convidado, ocupa o último lugar para que, quando chegar o que convidou a ti e ao outro, diga: ‘Amigo, vem mais para a frente’. Então serás prestigiado diante de todos os convidados.11 Porque todo o que se exalta será humilhado, e todo o que se humilha será exaltado”. – Palavra da Salvação.
|
5All day 05/11/2017 ![]() Primeira Leitura – Ap 7,2-4.9-14Leitura do Livro do Apocalipse de São João – Eu, João, 2 vi um outro anjo que subia do lado onde nasce o sol, levando o selo do Deus vivo. Ele gritou em alta voz aos quatro anjos que tinham recebido poder para danificar a terra e o mar, dizendo: 3 “Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, enquanto não marcarmos a fronte dos servos de nosso Deus”. 4 Então, ouvi o número dos que foram marcados: cento e quarenta e quatro mil marcados de toda a tribo dos filhos de Israel.9 Depois disso, vi uma grande multidão de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas. Ninguém conseguia, contá-la. Todos estavam em pé diante do trono e diante do Cordeiro. Trajavam roupas brancas e levavam palmas na mão. 10 E eles gritavam bem alto: “A salvação é de nosso Deus, que está sentado no trono, e do Cordeiro!”.11 E todos os anjos estavam de pé, rodeando o trono, os anciãos e os quatro seres vivos. Prostravam-se de face em terra diante do trono e adoravam a Deus dizendo: 12“Amém! louvor, glória, sabedoria, ações de graça, honra, poder e força ao nosso Deus para sempre. Amém”. 13Então um dos anciãos falou comigo, perguntando: “Quem são estes que estão vestidos com vestes brancas? De onde vêm?”. 14 Respondi: “Meu Senhor, tu o sabes”. E ele me disse: “Esses são os que saíram da grande tribulação. Eles lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro. – Palavra do Senhor. Salmo – Sl 23(24),1-2.3-4ab.5-6 (R. cf. 6)R. É assim a geração dos que procuram o Senhor! 1 É do Senhor a terra e o que a reveste, o mundo inteiro e todos os que o habitam. 2 Foi ele quem firmou-a sobre os mares quem a consolidou por sobre as águas. 3 “Quem subirá ao monte do Senhor, quem entrará no seu lugar sagrado?” 4 O homem de mãos limpas e alma pura, que não tem no pecado o pensamento, nem engana, jurando, os semelhantes. 5 Este terá a bênção do Senhor e a justiça de Deus, seu Salvador. 6 “Assim é a geração dos que o procuram, e do Deus de Jacó buscam a face! Segunda Leitura – 1Jo 3,1-3Leitura da Primeira Carta de São João – Caríssimos, 1 Vede como é grande o amor que o Pai nos dedicou, concedendo-nos ser chamados filhos de Deus. E nós o somos! Se o mundo não nos conhece é porque não o tem conhecido. 2 Caríssimos, desde agora já somos filhos de Deus, embora ainda não seja manifesto o que viremos a ser. Sabemos que, quando Cristo aparecer, seremos semelhantes a ele, porque o veremos como ele é. 3 Todo aquele que coloca esta esperança nele se torna puro, como ele é puro. – Palavra do Senhor. Evangelho – Mt 5,1-12aProclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo: 1 Vendo Jesus essas multidões, ele subiu ao monte. Quando sentou, seus discípulos chegaram para perto dele. 2 Tomou a palavra e ensinava-os assim: 3“Felizes os pobres em espírito, porque a eles pertence o reino dos céus. 4 Felizes os aflitos, porque serão consolados. 5 Felizes os mansos e humildes, porque herdarão a terra da promessa. 6 Felizes os famintos e sedentos da justiça, porque serão saciados. 7 Felizes os misericordiosos, porque serão tratados com misericórdia.8 Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. 9Felizes os promotores da paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10 Felizes os perseguidos por causa da justiça, porque a eles pertence o reino dos céus. 11Felizes sereis quando vos ofenderem, perseguirem e disserem todo tipo de calúnia contra vós por minha causa.12a Ficai alegres e contentes, porque grande será a vossa recompensa no céu. – Palavra da Salvação.
| 6All day 06/11/2017 ![]() Primeira Leitura – Rm 11,29-36Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos – Irmãos: 29 Porque os dons de Deus e a vocação são irrevogáveis. 30 Com efeito, assim como vós antes éreis rebeldes a Deus, e agora encontrastes misericórdia, graças à rebeldia deles, 31 assim também eles agora desobedeceram, graças a misericórdia que vós recebestes, para que eles também recebam agora misericórdia. 32 Porque Deus fez de todos prisioneiros da desobediência, para ter misericórdia para com todos. 33Como são infinitas as riquezas de Deus! Como são insondáveis sua sabedoria e seu conhecimento! Como são impenetráveis os seus juízos e incompreensíveis os seus caminhos! 34 Quem pode conhecer a mente do Senhor, ou ser seu conselheiro? 35 Ou quem lhe terá dado primeiro alguma coisa, para ser pago por ele? 36 Na verdade, tudo procede dele, tudo existe por meio dele e para ele. A ele seja dada glória para sempre. Amém! – Palavra do Senhor. Salmo – Sl 68 (69),30-31. 33-34. 36-37 (R. 14c)R. Responda-me o teu amor, que o teu socorro não falhe! 30 Curvado e ferido, eu veja erguer-me, ó Deus, teu auxílio! 31 Ó Deus vou cantar teu nome, exaltá-lo agradecido. 33 Humildes, vede e alegrai-vos; renovem-se as vossas almas, ó vós, que buscais a Deus! 34 Atende o Senhor aos pobres, jamais despreza os cativos. 36 Sim, Deus salvará Sião; Judá reconstruirá. Cidades que os pais habitam 37 os seus filhos herdarão. Os que amam o nome de Deus terão ali suas casas. Evangelho – Lc 14,12-14Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo Jesus 12 Disse ainda a quem o tinha convidado: “Quando deres algum almoço ou jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos, para não acontecer que por sua vez eles também te convidem e assim te retribuam. 13 Pelo contrário, quando deres um banquete, convida os pobres, os estropiados, os coxos e os cegos. 14Serás feliz porque não terão com que te retribuir. Mas receberás a tua recompensa na ressurreição dos justos”. – Palavra da Salvação.
| 7All day 07/11/2017 ![]() Primeira Leitura – Rm 12,5-16aLeitura da Carta de São Paulo aos Romanos – Irmãos: 5 assim também, apesar de muitos, somos um só corpo em Cristo e somos membros uns dos outros. 6Temos dons diferentes, de acordo com a graça que nos foi dada. Quem tiver o dom da profecia, use-o em harmonia com a fé. 7 Quem tem o dom do ministério que o exerça. Quem tem o dom do ensino, dedique-se ao ensinamento.8 Quem tem o dom da exortação, exorte. Quem dá, faça-o sem cálculo; quem preside, seja solícito; quem exerce a misericórdia, faça-o com alegria. 9 Que o vosso amor seja sincero. Odiai o que é mal e abraçai o que é bom. 10Amai-vos uns aos outros com amor fraterno, rivalizai uns com os outros na honra recíproca. 11 Tende um zelo sem desfalecimento. Sede fervorosos de espírito e servi ao Senhor.12 Alegrai-vos na esperança. Perseverai na tribulação e sede constantes na oração. 13 Socorrei os santos que sofrem necessidades. Esforçai-vos na hospitalidade exercei a hospitalidade solicitamente.14Abençoai os que vos perseguem; abençoai e não os amaldiçoeis. 15 Alegrai-vos com os que se alegram. Chorai com os que choram. 16a Desenvolvei entre vós o espírito da concórdia. Não tenhais gosto pelas grandezas, antes deixai-vos atrair pelo que é humilde; – Palavra do Senhor. Salmo – Sl 130,1.2.3R. Guardai-me, ó Senhor, convosco, em vossa paz! 1 Não se exalta, Senhor, meu coração; não se eleva soberbo o meu olhar, nem acalento ideias de grandeza! 2 Guardo em paz e silêncio a minha alma, que repousa em meu peito saciada, qual no colo da mãe a criancinha. 3 Confia no Senhor, ó Israel, desde agora e por toda a eternidade. Evangelho – Lc 14,15-24Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo:15 Quando ouviu estas palavras, um dos convidados disse: “Feliz daquele que se sentar à mesa do Reino de Deus!”. 16 Jesus lhe respondeu: “Um homem ofereceu uma grande recepção, para a qual convidou muitas pessoas. 17 Na hora do jantar, mandou seu servidor dizer aos convidados: ‘Vinde! Já está pronto’.18Mas todos, unanimemente, começaram a se desculpar. O primeiro disse: ‘Comprei um terreno e preciso ir vê-lo. Desculpa-me, por favor’. 19 Outro disse: ‘Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las. Desculpa-me por favor’. 20 E outro ainda: ‘Acabo de me casar e por isso não posso ir’. 21 De volta, o servidor contou isto ao seu patrão. O dono da casa ficou indignado e disse ao servidor: ‘Vai depressa às praças e ruas da cidade e traze aqui os pobres, os estropiados, os cegos e os coxos!’. 22Mais tarde, o servidor lhe disse: ‘Senhor, tua ordem foi cumprida, mas ainda há lugar’. 23 Então, o patrão disse ao servidor: ‘Vai pelas estradas e ao longo das propriedades, e força quantos encontrares a vir e assim a minha casa ficará cheia’. 24 Porque eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados participará da minha festa”. – Palavra da Salvação.
| 8All day 08/11/2017 ![]() Primeira Leitura – Rm 13,8-10Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos – Irmãos: 8 Não tenhais dívida com ninguém, a não ser a da caridade mútua; pois quem ama o próximo cumpre plenamente a Lei. 9 Porque os mandamentos: não cometerás adultério; não matarás; não roubarás; não cobiçarás, e qualquer outro mandamento, se resumem nesta fórmula: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.10A caridade não faz mal ao próximo. A caridade é, portanto, o pleno cumprimento da Lei. – Palavra do Senhor. Salmo – Sl 111 (112),1-2. 4-5. 9 (R.5a)R. O bom se compadece, empresta ao próximo. 1 Feliz o homem que é temente a Deus, que nos seus mandamentos se compraz! 2 Poderosa será sua linhagem e a sua geração abençoada. 4 Luz nas trevas, cintila para os justos, cheio de compaixão e de piedade. 5 O bom se compadece, empresta ao próximo, dispõe com equidade dos seus bens. 9 Distribui generoso os seus haveres, jamais hão de cessar suas esmolas. Ergue-se poderoso em sua glória. Evangelho – Lc 14,25-33Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo:25 caminhando uma grande multidão com Jesus, ele se virou e disse: 26 “Se alguém vem a mim, sem me preferir a seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos, suas irmãs, e até sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27 Quem não carrega sua cruz e me segue, não pode ser meu discípulo. 28 Pois quem de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro para calcular a despesa e ver se tem meios para acabá-la? 29 Caso contrário, tendo posto os alicerces e não podendo terminar, todos os que o virem zombarão dele dizendo: 30 ‘Este homem começou a construir e não pode terminar!’. 31 Ou ainda qual é o rei que, saindo para guerrear com outro, não senta primeiro para calcular se com dez mil homens poderá enfrentar o que marcha com vinte mil contra ele? 32 Se não, enquanto o outro ainda está longe envia-lhe uma embaixada para propor as condições de paz. 33 Portanto todo o que dentre vós não renuncia a tudo o que possui não pode ser meu discípulo. – Palavra da Salvação. All day 08/11/2017 ![]() Primeira Leitura – Is 5,1-7Leitura do Livro do Profeta Isaías – 1 Cantarei para o meu dileto o hino de meu amigo para a sua vinha. Tinha meu amigo uma vinha sobre uma fértil colina. 2 Amanhou a terra, desempedrou-a, e plantou cepas de alta qualidade. No meio ergueu uma torre e escavou um lagar. Ele esperava uvas doces, mas ela lhe deu uvas azedas.3 Agora, habitantes de Jerusalém, e vós, povo de Judá, sede juízes, vos suplico, entre mim e minha vinha. 4 Que poderia eu fazer pela vinha que não tenha feito? Eu esperava uvas doces, por que somente uvas azedas? 5 Pois bem! Mostrar-vos-ei o que farei de minha vinha: tirarei sua sebe e ela será pastada, derrubarei seu muro e ela será pisada. 6 Seja destruída, sem poda nem cultivo! Sobre ela: espinhos e sarças! Vedarei às nuvens de chover sobre ela. 7 Pois a vinha de Javé dos exércitos é a casa de Israel, e o povo de Judá é a planta de alta qualidade. Ele esperava equidade, e há sangue derramado; esperava o direito, e é o grito de pavor. – Palavra do Senhor. Salmo – Sl 79,9.12.13-14.15-16.19-20 (R. Is 5,7a)R. A vinha do Senhor é a casa de Israel. 9 Arrancaste do Egito uma videira, expulsaste as nações para plantá-la. 12 Até o mar desdobra os seus sarmentos, até o rio Eufrates os seus galhos. 13 Por que razão os muros lhe rompeste? Vem despojá-la cada transeunte. 14 O javali do mato vem pisá-la, os animais do campo nela pastam. 15 Volta-te para nós, Deus dos exércitos; olha do céu, visita esta videira, 16 tua mão a plantou, vem protegê-la! 19 Para longe de ti jamais iremos: dá-nos viver para invocar teu nome! 20 Restaura-nos, Senhor, Deus dos exércitos; brilhe o teu rosto, e então seremos salvos! Segunda Leitura – Fl 4,6-9Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses – Irmãos: 6 Não vos preocupeis com coisa alguma; manifestai, porém, a Deus as vossas necessidades por meio de orações e súplicas com ação de graças. 7 Então a paz de Deus, que supera todo o entendimento, guardará vossos corações e vossos pensamentos em Cristo Jesus. 8Enfim, irmãos, tudo o que há de verdadeiro, digno, justo, puro, amável, honesto, tudo o que é virtuoso e elogiável, seja o objeto dos vossos pensamentos. 9 Deveis praticar tudo o que aprendestes, recebestes e ouvistes de mim e me vistes fazer. E o Deus da paz estará convosco. – Palavra do Senhor. Evangelho – Mt 21,33-43Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, Jesus disse aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo: 33 Escutai esta outra parábola: havia um patrão, que plantou a vinha. Rodeou-a com cerca, cavou nela um lagar e construiu uma torre. Arrendou-a, depois, a uns lavradores e partiu de viagem. 34 Quando chegou a época da colheita, enviou seus empregados aos lavradores para receber a parte dos frutos que lhe cabia.35 Mas os lavradores agarraram os empregados: espancaram a um, mataram a outro, e ainda apedrejaram um terceiro. 36 Novamente enviou outros empregados, mais numerosos que os primeiros. E os trataram do mesmo modo. 37 Finalmente, enviou-lhes o próprio filho, pensando: ‘Respeitarão o meu filho’. 38 Mas os lavradores viram o filho e disseram entre si: ‘Este é o herdeiro! Vamos matá-lo e tomemos a sua herança!’. 39 Então agarraram o filho, arrastaram-no para fora da vinha e o mataram. 40 Ora, quando voltar o dono da vinha, que fará com aqueles lavradores?”. 41 Responderam-lhe: “Fará morrer miseravelmente aqueles perversos e arrendará a vinha a outros lavradores que lhe deem os rendimentos no seu devido tempo”. 42 Depois Jesus lhes disse: “Nunca lestes na Escritura: A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra principal. Esta é a obra do Senhor, e é admirável aos nossos olhos? 43 Por isso vos digo: ‘O Reino de Deus vos será tirado e será dado a um povo que o fará produzir seus frutos’”. – Palavra da Salvação.
| 9All day 09/11/2017 ![]() Primeira Leitura – Ez 47,1-2.8-9.12Leitura da Profecia de Ezequiel – Naqueles dias:1 O homem fez-me voltar à entrada do Templo e lá vi uma corrente de água que brotava sob a soleira da Casa e corria para o oriente, pois a fachada do Templo estava voltada para o oriente. A água vinha de debaixo do lado direito do Templo, ao lado sul do altar. 2Ele levou-me pelo pórtico setentrional e fez-me girar por fora, para o pórtico externo, voltado para o oriente, e eis que a água escorria do lado direito. 8 E disse-me o homem: “Esta água escorre para o distrito oriental e de lá desce para o vale do Jordão. Quando as águas chegarem ao mar em uma água corrompida, estas se tornarão saudáveis. 9 Acontecerá que, em qualquer parte aonde chegar este rio, qualquer ser que por lá se movimente conservará a vida. Haverá grande quantidade de peixes, pois aonde o rio chega traz a saúde, e tudo que entra em contato com ele conservará a vida. 12 E sobre ambas as margens do rio crescerão árvores frutíferas das mais variadas espécies, cujas folhas não murcharão e cujosfrutos nunca acabarão; amadurecerão de mês em mês, pois aquelas águas vêm do Santuário. Os frutos servirão de alimento e as folhas de remédio”. – Palavra do Senhor. Salmo – Sl 45(46),2-3.5-6.8-9 (R. 5)R. A cidade de Deus um rio alegra, o santuário do Altíssimo ele abraça. 2 Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro permanente em nossa angústia. 3 Se a terra estremecer, não temeremos; nem se dentro do mar ruem montanhas. 5 A cidade de Deus um rio alegra, o santuário do Altíssimo ele abraça. 6 Quem a pode abalar? Deus nela habita: antes do amanhecer ele a socorre. 8 Eis que o Deus de Israel está conosco; é o Deus de Jacó nosso refúgio! 9 Oh, vinde ver as obras do Senhor, que espalhou pela terra os seus prodígios. Segunda Leitura – 1Cor 3,9c-11.16-17Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios – Irmãos: 9c Vós sois, o campo de Deus, o edifício de Deus.10 Como um bom arquiteto, coloquei o alicerce, conforme a graça de Deus que me foi dada. E um outro constrói sobre ele. 11 Ninguém pode fazer outro alicerce além do que foi colocado, que é Jesus Cristo. 16 Não sabeis que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 17 Se alguém destrói o templo de Deus, Deus o destruirá. Porque o templo de Deus — que sois vós — é sagrado. – Palavra do Senhor. Evangelho – Jo 2,13-22Leitura do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – 13 Estava próxima a Páscoa dos judeus. Jesus subiu a Jerusalém, 14 e encontrou no Templo os que vendiam bois, cordeiros e pombas, e os cambistas em suas bancas.15 Tendo feito um chicote com cordas expulsou a todos do Templo, com os bois e os cordeiros. Jogou no chão o dinheiro dos cambistas e derrubou suas bancas. 16 Disse aos vendedores de pombas: “Tirai daqui essas coisas. Não transformeis a casa de meu Pai em mercado!”.17 Os discípulos se recordaram do que está escrito: o zelo de Tua Casa me devorará.18 Por isso os judeus lhe pediram explicações: “Que sinal nos apresentas para agir assim?”.19 Jesus respondeu: “Destruí este templo e em três dias eu o construirei de novo”. 20 Os judeus replicaram: “Levaram quarenta e seis anos para edificar este Templo e tu serias capaz de reerguê-lo em três dias?”. 21 Porém ele dizia isto a respeito do templo de seu corpo. 22 Quando ressuscitou dos mortos, os discípulos se lembraram do que ele falou e acreditaram na Escritura e na palavra que Jesus tinha dito. – Palavra da Salvação.
| 10All day 10/11/2017 ![]() Primeira Leitura – Rm 15,14-21Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos – Meus irmãos, 14 pessoalmente estou convencido, de que vós mesmos estais cheios de boa vontade, repletos de todo o conhecimento, capazes também de vos aconselhardes uns aos outros. 15 No entanto, eu vos escrevo com toda a franqueza para avivar vossa memória, por causa da graça que me foi dada por Deus,16 de ser servo de Jesus Cristo entre os pagãos, desempenhando o sagrado serviço do Evangelho de Deus para que os pagãos se tornem uma oferta agradável, santificada no Espírito Santo. 17 Portanto, eu posso me gloriar em Cristo Jesus, pelo que se refere ao serviço de Deus. 18 Porque eu não vou pretender falar de nada, a não ser do que Cristo fez por mim para conduzir os pagãos à obediência, pela palavra e ação, 19 pelo poder dos milagres e prodígios, pela força do Espírito. Assim é que assegurei plenamente o anúncio do Evangelho de Cristo, irradiando-o desde Jerusalém e regiões vizinhas até a Ilíria. 20 Mas tomei cuidado em não anunciar o Evangelho onde o nome de Cristo já era invocado, para não edificar sobre fundamentos postos por outro, 21 mas procedi como está escrito: Aqueles a quem ele não foi anunciado, vão vê-lo; aqueles que não ouviram falar dele, vão conhecê-lo. – Palavra do Senhor. Salmo – Sl 97 (98),1. 2-3ab. 3cd-4 (R.Cf. 2b)R. Revelou o Senhor o seu auxílio, sua justiça aos povos. 1 Entoai ao Senhor cântico novo, que ele fez maravilhas! Sua mão poderosa e braço santo valeram- lhe a vitória. 2 Revelou o Senhor o seu auxílio, sua justiça aos povos.3ab De seu fiel amor ele lembrou-se, em favor de Israel. 3cd Os extremos da terra contemplaram nosso Deus a salvar-nos. 4 Aclamai o Senhor, ó terra inteira, com cânticos e música! Evangelho – Lc 16,1-8Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo Jesus 1disse também a seus discípulos: “Havia um homem rico, que tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. 2 Chamou-o e lhe disse: ‘Que ouço de ti? Vem prestar contas da tua administração, porque já não podes mais continuar administrando os meus bens’. 3 O administrador pensou: ‘O que vou fazer, já que o patrão me tira a administração? Cavar? Não tenho forças. Mendigar? Teria vergonha… 4 Ah! Já sei o que fazer para que, despedido da administração, haja quem me receba em sua casa’. 5Chamou um a um os devedores do patrão e disse ao primeiro: ‘Quanto deves a meu patrão?’. 6 Respondeu: ‘4.500 litros de azeite!’. O administrador lhe disse: ‘Toma a tua fatura, depressa, senta-te e escreve: 2.250 litros’. 7Depois disse a outro: ‘E tu, quanto deves?’. A resposta foi: ‘100 sacas de trigo’. O administrador disse: ‘Toma a tua fatura e escreve: 80 sacas’. 8 O proprietário elogiou aquele administrador desonesto por ter agido com tanta esperteza. Porque os filhos deste mundo são mais espertos com seus semelhantes que os filhos da luz. – Palavra da Salvação.
| 11All day 11/11/2017 ![]() Primeira Leitura – Rm 16,3-9.16.22-27Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos – Irmãos: 3 Saudai a Prisca e Áquila, meus colaboradores em Cristo Jesus: 4 eles arriscaram a cabeça por minha vida e por isso não só eu, como também todas as Igrejas das nações, lhes agradecemos. 5 Saudai também a comunidade que se reúne na casa deles. Saudai a meu querido Epêneto, primeira dádiva que a Ásia ofereceu a Cristo. 6 Saudai a Maria, que suportou muito cansaço por mim. 7 Saudai a Andrônico e Júnias, meus compatriotas e companheiros na prisão, muito conceituados entre os apóstolos, discípulos de Cristo já antes de mim. 8 Saudai a Ampliato, a quem amo no Senhor. 9 Saudai a Urbano, nosso colaborador em Cristo e a meu amigo Estaquis. 16Saudai-vos uns aos outros com um beijo fraterno. Todas as Igrejas de Cristo vos enviam saudações.22 Eu, Tércio, que escrevi esta carta, vos saúdo no Senhor. 23 Gaio, meu hóspede e toda a Igreja, vos saúdam. Erasto, tesoureiro da cidade e o irmão Quarto vos saúdam. [24].25A ele que é poderoso para vos confirmar de acordo com o Evangelho que anuncio, ao pregar Jesus Cristo conforme a revelação do mistério que esteve escondido desde a eternidade, 26 mas que agora foi revelado, e pelas Escrituras dos profetas e por disposição do eterno Deus foi dado a conhecer a todos os pagãos para os conduzir à obediência da fé, 27 a ele, único e sábio Deus, pelos séculos dos séculos! Amém. – Palavra do Senhor. Salmo – Sl 144 (145),2-3. 4-5. 10-11 (R. Cf. 1b)R. Ó meu Deus, meu rei, quero exaltar-te e bendizer-te sempre e eternamente. 2 Dia após dia, quero bendizer-te, louvar teu nome, sempre e eternamente. 3 Senhor, és grande, a ti todo louvor: não se pode medir tua grandeza. 4 Louvem-te as gerações umas as outras, proclamem teu poder e tuas obras. 5 Cantem teu esplendor e tua glória, as tuas maravilhas anunciem. 10 Todas as criaturas te agradeçam, bendigam-te, Senhor, teus santos todos! 11 Falem eles da glória do teu reino e saibam proclamar teu poderio. Evangelho – Lc 16,9-15Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 9 Por isso vos digo: conquistai amigos com a riqueza injusta para que, quando esta vier a faltar, esses amigos vos acolham nas moradas eternas! 10 Quem é merecedor de confiança nas coisas pequenas também será nas grandes. E quem é desonesto nas mínimas coisas, será desonesto também nas grandes. 11 Portanto, se não fostes dignos de confiança quanto às riquezas alheias, quem vos confiará a que vos é própria? 12 Se não fostes fiéis no alheio, quem vos dará o que vos pertence? 13 Nenhum criado pode servir a dois senhores: ou odiará a um e amará o outro. Em outras palavras, se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e à riqueza”.14 Ora, os fariseus, ávidos de dinheiro, ouviam isto tudo e zombavam dele. 15 E Jesus lhes disse: “Vós procurais parecer justos aos olhos dos homens, mas Deus conhece vossos corações; e o que é elevado para os homens, é abominável para Deus. – Palavra da Salvação.
|
12All day 12/11/2017 ![]() Primeira Leitura – Sb 6,12-16Leitura do Livro da Sabedoria – 12 A sabedoria é radiante e imarcescível, e facilmente se deixa contemplar e encontrar pelos que a amam e procuram. 13 Ela se antecipa aos que a desejam, sendo a primeira a se fazer conhecer. 14 Quem madruga para ela, não se cansará, pois a encontra sentada à sua porta. 15Meditar sobre ela é com efeito a perfeição da inteligência, quem lhe consagra sua vigília depressa estará livre de cuidados. 16 Ela mesma procura por toda parte os dignos dela, de boa vontade lhes aparece no caminho e vem ao encontro de todos os desejos. – Palavra do Senhor. Salmo – Sl 62,2.3-4.5-6.7-8 (R. 2b)R. A minh’alma tem sede de vós, e vos deseja, ó Senhor. 2 Ó Senhor, és o meu Deus desde a aurora eu te buscava. De ti tem sede minh’alma, desejava-te o meu corpo. Qual a terra ressequida, solo ávido de água. 3 Venho agora ao santuário, vejo teu poder e glória. 4 Teu amor é mais que a vida, os meus lábios te celebrem! 5 Quero pois te bendizer pelos meus dias afora. Ergo ao céu as minhas mãos, e o teu nome pronuncio. 6 Minha boca se deleita com o sabor dos sacrifícios. Também meus lábios exultem, celebrando o teu louvor! 7 No meu leito em ti pensava, suspirava nas vigílias. 8Tuas asas me abrigaram, rejubilo à sua sombra. Segunda Leitura – 1Ts 4,13-18Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses – 13 Não queremos, irmãos, que fiqueis na ignorância a respeito dos mortos; não vos deixeis tomar pela tristeza, como os outros que não têm esperança. 14 Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também devemos crer que Deus, por meio de Jesus, levará junto com ele os que morreram. 15 Isto vos dizemos segundo a palavra do Senhor: nós, os vivos, os que ficarmos para a vinda do Senhor, não procederemos os que morreram. 16Isto porque o mesmo Senhor descerá do céu, quando for dado um sinal, o grito do Arcanjo, o toque da trombeta divina, e os mortos ressuscitarão primeiro pelo poder de Cristo.17 Depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles por entre nuvens, nos ares, ao encontro do Senhor, e estaremos para sempre com o Senhor. 18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras. – Palavra do Senhor. Evangelho – Mt 25,1-13Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus, a seus discípulos: 1 O reino dos céus é comparável a dez virgens que saíram com suas lâmpadas ao encontro do esposo. 2 Cinco delas eram imprevidentes e cinco previdentes. 3 As descuidadas, tomando as lâmpadas, não levaram azeite consigo. 4 As prudentes, porém, juntamente com as lâmpadas, levaram vasilhas de azeite. 5 Ora, como o esposo demorava a chegar, todas pegaram no sono e ficaram dormindo. 6 À meia-noite, ouviu-se um grito: ‘Aí vem o esposo. Ide a seu encontro’. 7 Então todas aquelas virgens se levantaram e começaram a preparar as lâmpadas. 8 As descuidadas disseram, então, às prudentes: ‘Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando’. 9 Mas as prudentes responderam: ‘De jeito nenhum. Poderia acontecer que não baste nem para nós, nem para vós. Em vez disso, ide às vendas e comprai-o’.10 Enquanto foram comprá-lo, chegou o esposo. As que estavam prontas entraram com ele para a festa do casamento e a porta da sala foi trancada. 11 Finalmente, chegaram também as outras virgens, dizendo: ‘Senhor, Senhor, abre-nos!’ 12 Mas ele respondeu: ‘Eu vos declaro esta verdade: não vos conheço!’ 13 Ficai vigiando, portanto, porque ignorais o dia e a hora. – Palavra da Salvação.
| 13All day 13/11/2017 ![]() Primeira Leitura – Sb 1,1-7Início do Livro da Sabedoria – 1 Amai a justiça, soberanos da terra, tende bom conceito do Senhor, de coração sincero procurai-o. 2 Ele se mostra aos que não o tentam, e se revela aos que não lhe recusam fé. 3 Pois os pensamentos tortuosos afastam de Deus e a Onipotência, posta à prova, confunde os insensatos. 4 Não, a Sabedoria não entra numa alma malfazeja, nem habita num corpo sujeito ao pecado. 5Pois o santo espírito, que nos educa, foge aos estratagemas, ele se afasta dos pensamentos destinados, e é afugentado ao sobrevir a injustiça. 6 A Sabedoria é o espírito que ama os homens, mas não deixa o blasfemador impune por seus ditos. Deus é a testemunha de seus rins, o verdadeiro observador do seu coração e o auscultador das suas palavras. 7 O espírito do Senhor enche o mundo e, mantendo unido o universo, está a par de tudo o que se diz. – Palavra do Senhor. Salmo – Sl 138 (139),1-3. 4-6. 7-8. 9-10 (R. 24b)R. Pela estrada da paz tu me conduzas, ó Senhor! 1 Senhor, tu me examinas e conheces, 2 sabes quando me sento ou me levanto. Tu penetras de longe os meus intentos, 3 percebes se caminho ou se repouso, são rotina aos teus olhos os meus passos. 4 Nem me aflorou aos lábios a palavra, e já sabes, Senhor, qual ela seja. 5 Cercas-me pela frente e por detrás, pousas em minha fronte a tua mão. 6 Excede o teu saber meu pensamento, não o posso atingir, de tão sublime. 7 Para onde fugir do teu espírito, onde da tua face me ocultar? 8 Se acaso escalo os céus, no céu te encontras; se mergulho no abismo, estás presente. 9 Se nas asas da aurora alçar o voo e para além dos mares ancorar, 10 ali também conduz-me a tua mão e de mim se apodera a tua destra. Evangelho – Lc 17,1-6Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 1 Depois, Jesus ainda disse a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam tentações para o pecado, mas ai daquele por quem elas acontecem! 2 Melhor seria para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho ao pescoço e o atirassem ao mar, do que levar ao pecado um só destes pequeninos! 3 Estai atentos quanto a vós mesmos! Se teu irmão te ofender, repreende-o. E, se ele se arrepender, perdoa-lhe. 4 E se pecar sete vezes por dia contra ti e outras sete vezes voltar a ti dizendo: ‘Estou arrependido’, tu o perdoarás”. 5 Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé”. 6 O Senhor respondeu : “Se tivésseis fé do tamanho de um grão de mostarda, diríeis a esta figueira: ‘Arranca-te com as raízes e joga-te no mar’ e ela vos obedeceria. – Palavra da Salvação.
| 14All day 14/11/2017 ![]() Primeira Leitura – Sb 2,23-3,9Leitura do Livro da Sabedoria – 23 Sim, Deus criou o homem para a incorruptibilidade e o fez à sua própria imagem; 24 é pela inveja do demônio que a morte entrou no mundo; provam-na os que são do partido dele. 3,1 As almas dos justos estão nas mãos de Deus, e não as atinge o tormento. 2 Parecem mortos aos olhos dos tolos; seu trespasse é tido como infortúnio, 3sua partida do nosso meio, como uma destruição: mas eles estão na paz. 4 Embora castigados aos olhos dos homens, a esperança deles está cheia de imortalidade: 5por leve correção serão cumulados de bens, pois Deus os experimentou e os achou dignos dele: 6 examinou-os como o ouro no cadinho, aceitou-os como holocausto perfeito. 7 No dia da sua visita resplandecerão e correrão como fagulhas na palha. 8 Julgarão as nações e dominarão os povos, o Senhor será seu rei para sempre. 9Os que confiam nele compreenderão a verdade, e seus fiéis viverão com ele no amor; graça e amor: o quinhão dos seus eleitos. – Palavra do Senhor. Salmo – Sl 33 (34),2-3. 16-17. 18-19 (R. 2a)R.Bendirei ao Senhor em qualquer tempo! 2 Bendirei ao Senhor em qualquer tempo, terei sempre na boca o seu louvor! 3 Hei de glorificar-me no Senhor, escutem os humildes e se alegrem! 16 Os olhos do Senhor buscam os justos, inclina os seus ouvidos para ouvi-los.17 O olhar do Senhor procura os maus, para apagar da terra o seu vestígio. 18 Quando clamam por ele, logo atende; de todas as angústias os liberta. 19 Do coração aflito ele está perto, ele conforta o espírito abatido. Evangelho – Lc 17,7-10Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus: 7 ‘Quem de vós dirá ao empregado que volta para casa, depois de arar e guardar o gado: ‘Depressa! Vem sentar-te à mesa’? 8 Pelo contrário, não lhe dirá: ‘Prepara-me a ceia, põe o avental e serve-me, até que eu acabe de comer e beber, e depois tu comerás e beberás’? 9 Por acaso ele dirá um obrigado ao servidor por ter cumprido suas ordens? 10 Vós também, do mesmo modo, quando tiverdes feito tudo o que vos for mandado, dizei: ‘Somos uns pobres servidores: fizemos o que era de nossa obrigação”’. – Palavra da Salvação.
| 15All day 15/11/2017 ![]() Primeira Leitura – Sb 6,1-11Leitura do Livro da Sabedoria – 1 Ouvi, pois, ó reis, e compreendei! Instruí-vos, governantes dos confins da terra! 2 Ouvi, dominadores das multidões, que vos ufanais da imensidão dos povos! 3O poder vos foi dado pelo Senhor e a soberania pelo Altíssimo: ele examinará vossa conduta e sondará vossos desígnios. 4 Pois, como ministros do seu Reino, não julgastes com justiça nem guardastes a Lei, nem andastes segundo o plano de Deus. 5 Ele cairá sobre vós, terrível e fulminante; um juízo severo se exerce sobre os potentes.6 Ao humilde se perdoa por compaixão, mas os grandes serão examinados com rigor. 7 Pois o Senhor do universo a ninguém teme, nem se deixa impressionar pela grandeza; pequenos e grandes, ele os fez, e de todos toma igual cuidado. 8 Um exame severo aguarda os poderosos. 9 A vós, soberanos, os meus discursos, para aprenderdes sabedoria e não cairdes; 10 pois os que guardam santamente as coisas santas serão santificados e se defenderá quem nelas se instrui. 11 Tende sede de minhas palavras, buscai-as e sereis instruídos. – Palavra do Senhor. Salmo – Sl 81 (82), 3-4. 6-7 (8a)R. Ó Deus, põe-te de pé e julga a terra! 3 Fazei justiça ao órfão e oprimido, ao pobre e desvalido absolvei. 4 Dai liberdade ao fraco e ao miserável, e das garras dos ímpios libertai-os!”. 6 Ó juízes, eu disse, vós sois deuses; sim, sois todos vós filhos do Altíssimo.7 Contudo, sendo homens, morrereis, caireis um dia como todo príncipe! Evangelho – Lc 17,11-19Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 11 Durante a viagem para Jerusalém, Jesus passou ao longo da fronteira entre a Samaria e a Galileia. 12Entrando num povoado, dez leprosos foram ao seu encontro. 13 Eles pararam à distância e gritaram com força: “Jesus, Mestre, tem pena de nós!”. 14 Apenas Jesus os viu, disse: “Ide vos mostrar aos sacerdotes”. E enquanto caminhavam ficaram curados. 15 Um deles, vendo-se curado, voltou, glorificando a Deus em alta voz.16 E caiu com o rosto por terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe. Ora, ele era um samaritano. 17 Mas Jesus observou: “Não ficaram curados os dez? Onde estão os outros nove? 18 Não houve nenhum que voltasse para dar glória a Deus a não ser este estrangeiro?”. 19 Depois acrescentou: “Levanta-te, segue teu caminho. Tua fé te salvou”. – Palavra da Salvação.
| 16All day 16/11/2017 ![]() Primeira Leitura – Sb 7,22-8,1Leitura do Livro da Sabedoria – A Sabedoria é a artífice de todas as coisas 22 Nela há um espírito inteligente, santo, único, múltiplo, sutil, ágil, perspicaz, puro, claro, impassível, amante do bem penetrante, 23 incoercível, benfazejo, amigo dos homens, firme, seguro, despreocupado, tudo pode e abrange com o olhar, penetra todos os espíritos, os inteligentes, puros e sutis. 24 Mais que todo movimento, a sabedoria é móvel: atravessa e penetra tudo por sua pureza. 25 Ela é um sopro do poder de Deus, uma pura emanação do esplendor do Todo-poderoso; por isso nada de maculado se introduz nela. 26 Ela é reflexo da Luz eterna, espelho sem mancha do agir de Deus, a imagem de sua bondade.27 Embora sendo uma só, tudo pode; sempre a mesma, ela renova o universo.Passa, através dos séculos, para as almas santas, fazendo-as amigas de Deus e profetas: 28pois Deus só ama a quem habita com a sabedoria: 29 Pois é mais bela que o sol, e excede todas as constelações. Comparada à luz, leva a primazia; 30 pois a luz cede lugar à noite, mas, contra a Sabedoria, o mal não prevalece.8,1Exerce a sua influência vigorosa de um extremo a outro do mundo e egregiamente governa o universo. – Palavra do Senhor. Salmo – Sl 118 (119), 89, 90. 91. 130. 135. 175 (R. 89a)R. Dura a tua palavra eternamente, ó Senhor! 89 Dura a tua palavra eternamente, mais estável, Senhor, que o próprio céu. 90 Por gerações afora ela se estende: firmaste a terra e a terra permanece. 91 Por teus decretos tudo subsiste, porque todas as coisas te obedecem 130 Tua palavra é luz ao revelar-se,até os pequeninos a compreendem. 135 Brilhe o teu rosto, ó Deus, para o teu servo, e dá-me compreender os teus desígnios! 175 Minh’alma viva sempre a te louvar, venham em meu auxílio os teus conselhos! Evangelho – Lc 17,20-25Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 20 Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. 21 Nem se poderá dizer: ‘Ele está aqui! ou ele está lá!’. Porque o Reino de Deus já está no meio de vós”. 22 Disse ainda aos discípulos: “Virá o tempo em que desejareis ver pelo menos um dos dias do Filho do homem, mas não o vereis. 23 Dirão a vós: ‘Ele está aqui’, ‘Ele está lá’, mas não deveis ir atrás, nem segui-los. 24Porque como o relâmpago brilha de um lado a outro do céu, assim se dará com o Filho do homem no seu dia. 25Mas é preciso que primeiro ele sofra muito e seja rejeitado por esta geração. – Palavra da Salvação.
| 17All day 17/11/2017 ![]() Primeira Leitura – Sb 13,1-9Leitura do Livro da Sabedoria – 1 Sim, eram insensatos por natureza todos os homens, dominados pela ignorância de Deus, e que não foram capazes de conhecer a partir dos bens visíveis Aquele-que-É, nem de reconhecer pela contemplação das suas obras, o Artífice. 2 Mas foi o fogo, o vento, o ar sutil, a abóbada estrelada, a onda impetuosa ou os luzeiros do céu que tomaram por deuses e senhores do mundo! 3 Se fascinados por sua beleza os tomaram por deuses, deviam entender quão superior é o Senhor destas coisas: pois foi o próprio Autor da beleza quem as criou. 4 E se ficaram assombrados com sua força e atividade, deviam compreender quanto mais poderoso é aquele que as formou. 5 Pois da grandeza e beleza das criaturas se conclui, por analogia, o seu Autor. 6 Estes, no entanto, merecem menos repreensão, pois talvez só errem enquanto procuram a Deus e o querem encontrar; 7 pois ocupam-se de suas obras e as perscrutam, mas deixam-se seduzir pelas aparências, tão belo o que veem! 8Todavia, nem estes são isentos de culpa; 9 se foram capazes de conhecer coisas tão sublimes e puderam investigar o mundo, como não descobriram o Senhor de tais coisas? – Palavra do Senhor. Salmo – Sl 18 (19),2-3. 4-5 (R. 2a)R. Os céus proclamam a glória do Senhor! 2 Cantam os céus a glória do Senhor, o firmamento, a obra de seus dedos. 3 Proclama um dia ao outro a sua nova, sopra uma noite à outra o seu segredo. 4 Não por meio de frases ou palavras, nem por vozes que possam ser ouvidas; 5 mas soa em toda a terra o que proclamam, chega aos confins do mundo o que eles dizem! Evangelho – Lc 17,26-37Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26 Como aconteceu no tempo de Noé, assim também será nos dias do Filho do homem.27 Todos comiam, bebiam e se casavam até o dia em que Noé entrou na arca e veio o dilúvio, que causou a morte de todos. 28 Será como no tempo de Lot: todos comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam, construíam; 29 mas, no dia em que Lot saiu de Sodoma, caiu do céu uma chuva de fogo e enxofre, que causou a morte de todos. 30 Assim será no dia em que o Filho do homem se revelar. 31 Naquele dia, quem estiver no terraço e tiver bens dentro de casa não desça para buscá-los; também aquele que estiver no campo não volte atrás. 32 Lembrai-vos da mulher de Lot.33 Quem procurar salvar sua vida vai perdê-la; e quem a perder vai conservá-la. 34 Eu vos digo: naquela noite estarão duas pessoas numa mesma cama; uma será tomada, e outra, deixada; 35 duas mulheres estarão moendo; uma será arrebatada e outra, deixada”. 36 Dois homens estarão nos campos: um será tomado e o outro, deixado. 37 Os discípulos lhe perguntaram: “Onde, Senhor?”. Jesus lhes respondeu: “Onde estiver um cadáver, ali também se juntarão os abutres”. – Palavra da Salvação.
| 18All day 18/11/2017 ![]() Primeira Leitura – Sb 18,14-16; 19,6-9Leitura do Livro da Sabedoria – 14 Pois, quando um silêncio profundo envolvia tudo e a noite chegava ao meio do seu rápido curso, 15 do alto do céu a tua Palavra onipotente se lançou do trono real, como um guerreiro inexorável, para o meio daquele país destinado ao extermínio. Trazendo, como espada afiada, o teu irrevogável decreto, 16 deteve-se e encheu de morte tudo: de pé na terra, ela tocava o céu. 19,6 Para que teus filhos fossem guardados ilesos, toda a criação, obedecendo aos teus decretos, tomava, na sua natureza, novas formas.7 Viu-se a nuvem dar sombra ao acampamento e a terra enxuta surgir onde era água; o mar Vermelho abriu-se numa estrada livre, as águas impetuosas num prado verdejante, 8 e, protegido por tua mão, teu povo atravessou, estupendos milagres contemplando. 9 Como cavalos no pasto, como cordeiros, saltavam celebrando, Senhor, a ti, seu libertador. – Palavra do Senhor. Salmo – Sl 104 (105),2-3. 36-37. 42-43 (R. 5a)R. Lembrai sempre as maravilhas do Senhor! 2 Cantai a Deus, tocai em sua honra; dizei de novo as suas maravilhas. 3 Pelo seu santo nome gloriai-vos, exulte o coração que busca a Deus! 36 Matou na própria terra os primogênitos, extinguiu as primícias dos egípcios. 37 Fez seu povo sair com ouro e prata, nenhum deles tombou em suas tribos. 42 Pois lembrou-se do santo juramento, que a seu servo Abraão fizera outrora. 43 Fez seu povo sair com grande júbilo, gritando de alegria os seus eleitos. Evangelho – Lc 18,1-8Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo Jesus 1 Contou-lhes ainda uma parábola para mostrar que é preciso rezar sempre e nunca desanimar: 2 “Em certa cidade havia um juiz, que não temia a Deus nem respeitava os homens. 3 Nessa cidade havia também uma viúva que frequentemente recorria a ele, dizendo: ‘Faze me justiça na questão com o meu adversário!’. 4 Durante muito tempo ele se recusou. Depois pensou: 5 ‘Embora eu não tema a Deus nem respeite os homens, no entanto, como esta viúva me incomoda, vou fazer-lhe justiça, senão ela não para de me aborrecer!’”. 6 E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz perverso. 7 E Deus não fará justiça em favor dos seus eleitos, que clamam dia e noite por ele? Por acaso vai demorar em socorrê-los? 8 Eu vos garanto: ele lhes fará justiça bem depressa. Mas quando vier o Filho do homem, encontrará a fé sobre a terra?”. – Palavra da Salvação.
|
19All day 19/11/2017 ![]() Primeira Leitura – Pr 31,10-13.19-20.30-31Leitura do Livro dos Provérbios – 10 A mulher perfeita, quem a achará? Ela vale mais que as pérolas.11 Nela confia o coração do marido e não lhe faltarão proventos.12 Ela faz sua felicidade, não sua ruína, todos os dias de sua vida. 13 Ocupa-se com a lã e o linho, e suas mãos trabalham diligentemente. 19 Sua mão trabalha com a roca e seus dedos fazem girar o fuso. 20Ela estende a mão ao pobre e seus braços ao indigente.30 A graça é enganadora e vã a beleza, a mulher que teme a Javé será louvada. 31 Dai-lhe uma parte dos frutos de seu trabalho, e às Portas suas obras proclamem seu louvor! – Palavra do Senhor. Salmo – Sl 127,1-2.3.4-5 (R. 1a)R. Feliz és tu que temes o Senhor e andas no seu caminho! 1 Feliz és tu que temes o Senhor e andas no seu caminho!2 Ganharão tuas mãos o pão que comes, e viverás feliz. 3 Tua esposa é a parreira carregada no coração da casa. Brotam teus filhos como as oliveiras em torno à tua mesa. 4 Eis com que bens será abençoado o que teme o Senhor!5 De Sião te abençoe, e possas ver Jerusalém feliz;vê-la feliz ao longo dos teus dias. Segunda Leitura – 1Ts 5,1-6Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses – 1 Mas, quanto à ocasião e às circunstâncias disto, irmãos, não há que vos escrever. 2 Sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como um ladrão de noite. 3 Quando os homens disserem: “Paz e segurança”, então, de repente, cairá sobre eles a ruína, como as dores do parto sobre a mulher grávida. E não poderão escapar. 4 Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse dia vos surpreenda como um ladrão. 5 Todos vós sois filhos da luz, filhos do dia. Não somos da noite, nem das trevas. 6Por isso, não durmamos, como fazem os outros, mas nos conservemos acordados e sóbrios. – Palavra do Senhor. Evangelho – Mt 25,14-30Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, Jesus contou esta parábola a seus discípulos: 14 Acontecerá então como um homem de saída para uma viagem, que chamou os servidores e lhes confiou seus bens. 15 Entregou a um cinco moedas de grande valor, a outro duas moedas, a um terceiro somente uma, a cada qual segundo a sua capacidade, e partiu de viagem. Logo depois, 16 aquele que havia recebido cinco moedas saiu para investi-las, e ganhou outras cinco. 17 Do mesmo modo, o que havia recebido duas lucrou outras duas. 18 Mas o que havia recebido somente uma foi cavar um buraco na terra e ali escondeu o dinheiro do patrão. 19 Depois de muito tempo, voltou o patrão desses servidores e quis acertar as contas com eles. 20 Apresentou-se o que havia recebido cinco moedas e entregou-lhe outras cinco, dizendo: ‘Senhor, tu me deste cinco moedas: aqui estão outras cinco, que eu ganhei’. 21 E o senhor disse: ‘Muito bem, bom e fiel servidor! Foste fiel no pouco e eu te darei a administração do muito que tenho. Toma parte no contentamento do teu senhor!’ 22 Veio, em seguida, o que havia recebido duas moedas e disse: ‘Senhor, tu me entregaste duas moedas: aqui estão outras duas que lucrei!’ 23 O Senhor lhe disse: ‘Muito bem, bom e fiel servidor! Foste fiel no pouco e eu te darei a administração do muito que tenho. Toma parte no contentamento do teu senhor’. 24 Foi, afinal, o que havia recebido somente uma moeda, e disse: ‘Senhor, bem sei que és homem duro, que colhes o que não plantas e juntas o que não semeias. 25 Assim, tomado de medo, fui esconder a tua moeda debaixo da terra: aqui está o que é teu’. 26 Mas o senhor lhe respondeu: ‘Servidor mau e preguiçoso! Sabias então que colho o que não planto e junto o que não semeio? 27 Devias, então, ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros, para que à minha volta retirasse o que é meu com juros. 28 Tirai a moeda que está com ele e dai ao que tem dez. 29 Porque ao que tem muito será dado mais e terá mais ainda; mas ao que tem pouco, até esse pouco lhe será tirado. 30 E jogai lá fora este servidor que não presta para nada, em meio à escuridão, onde haverá choro e ranger de dentes’. – Palavra da Salvação.
| 20All day 20/11/2017 ![]() Primeira Leitura – 1Mc 1,10-15.41-43.54-57.62-64Leitura do Primeiro Livro dos Macabeus – Naqueles dias: 10 Destes reis saiu uma raiz iníqua, Antíoco Epífanes, filho do rei Antíoco. Estivera em Roma como refém, e tornou-se rei no ano cento e trinta e sete do império. 11 Naqueles dias surgiu de Israel uma geração de prevaricadores, que seduziram a muitos, dizendo: “Vamos! Façamos aliança com as nações circunvizinhas. Depois que nos separamos delas, muitas desgraças nos aconteceram”. 12 Tais palavras encontraram ressonância.13 Alguns dentre o povo se entusiasmaram e foram procurar o rei, que os autorizou a seguir os costumes dos gentios. 14 Construíram em Jerusalém um ginásio, segundo o costume dos gentios. 15 Dissimularam a circuncisão e, assim, renunciaram à Aliança santa para se associarem aos gentios. Venderam-se para praticar o mal.41 Publicou o rei um edito em todo o seu reino, ordenando que todos formassem um só povo. 42 Cada um devia renunciar a seus costumes particulares. Todas as nações se conformaram ao edito real. 43 Muitos israelitas acolheram de bom grado o seu culto, sacrificaram aos ídolos e profanaram o sábado. 54 No décimo quinto dia de Casleu, no ano cento e quarenta e cinco, Antíoco fez erigir a Abominação da Desolação sobre o altar dos holocaustos e também foram construídos altares nas cidades de Judá que ficavam nas vizinhanças. 55 Queimavam incenso junto às portas das casas e nas ruas. 56 Os Livros da Lei que lhes caíam nas mãos eram atirados ao fogo, depois de rasgados. 57 Em virtude do decreto real, era condenado à morte aquele em cuja casa fosse encontrado um Livro da Aliança, assim como qualquer pessoa que continuasse a observar a Lei. 62 Muitos israelitas, no entanto, tiveram coragem e decidiram firmemente não comer alimentos impuros. 63 Preferiram morrer a contaminar-se com alimentos impuros e a profanar a santa Aliança. E efetivamente morreram. 64 Grande cólera se abatia pesadamente sobre Israel. – Palavra do Senhor. Salmo – Sl 118 (119), 53. 61. 134. 150. 155. 158 (R. Cf.88)R. Guarda em tua bondade a minha vida e eu guardarei as ordens dos teus lábios! 53 Assalta-me o furor diante dos ímpios, daqueles que abandonam tua lei. 61 Enredaram-me os laços dos perversos, não esqueci porém a tua lei. 134 Da opressão dos homens me libertes, a fim de que observe os teus preceitos! 150 Perto estão os maus que me perseguem, porém da tua lei se encontram longe. 155 Bem longe estão os ímpios de salvar-se, pois não dão importância aos teus desígnios! 158 Ao ver os desleais, abominei-os: não guardavam, Senhor, tua palavra. Evangelho – Lc 18,35-43Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 35 Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, mendigando. 36Ouvindo o barulho da multidão que passava, perguntou o que havia. 37 Anunciaram-lhe: “É Jesus, o Nazareno, que está passando”. 38 Então, ele começou a gritar: “Jesus, Filho de Davi, tem pena de mim!”. 39 Os que iam à frente lhe chamavam a atenção para que se calasse, mas ele gritava ainda mais: “Filho de Davi, tem pena de mim!”. 40Jesus parou e mandou que o trouxessem. Quando chegou perto, perguntou: 41 “Que queres que te faça?”. Ele respondeu: “Senhor, que eu veja de novo!”. 42 Jesus então disse: “Vê, tua fé te salvou”. 43 No mesmo instante recuperou a vista e seguia a Jesus, glorificando a Deus. Todo o povo, diante desse espetáculo, louvou a Deus. – Palavra da Salvação.
| 21All day 21/11/2017 ![]() Primeira Leitura – Zc 2,14-17Leitura da Profecia de Zacarias – 14 Dá gritos de alegria, e rejubila-te, filha de Sião, pois venho morar em teu meio, oráculo de Javé. 15 Nações numerosas ligar-se-ão a Javé, naquele dia, e tornar-se-ão para ele um povo e elas morarão no meio de ti. Assim saberás que Javé dos exércitos me enviou a ti. 16 E Javé possuirá Judá, como sua herança sobre a Terra santa, e ele ainda escolherá Jerusalém. 17 Silêncio! todo homem, diante de Javé, pois ele surge de sua morada santa. – Palavra do Senhor. Salmo – Lc 1,46-47. 48-49. 50-51. 52-53. 54-55 (R.Cf.54b)R. O Senhor se lembrou de mostrar sua bondade. 46 Minha alma engrandece o Senhor, 47 meu espírito alegra-se intensamente em Deus meu Salvador, 48 porque olhou para a humildade da sua serva. De agora em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49 porque o Todo-Poderoso fez em mim grandes coisas. Santo é Seu Nome 50 Sua misericórdia se estende de geração em geração sobre os que o temem. 51 Manifestou a força de seu braço, dispersou os homens de coração soberbo. 52 Derrubou os poderosos de seus tronos e elevou os humildes. 53 Deixou os famintos satisfeitos, despediu os ricos de mãos vazias. 54 Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se da sua misericórdia 55 conforme tinha prometido aos nossos pais. Evangelho – Mt 12,46-50Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo: 46 Enquanto Jesus ainda estava falando ao povo, sua mãe e seus irmãos se achavam do lado de fora, procurando falar com ele. 47 Alguém lhe disse: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem falar contigo”.48 Ele respondeu a quem o informava: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?”. 49 Então, Jesus apontou com a mão para os seus discípulos e disse: “Eis aqui minha mãe e meus irmãos. 50 Porque todo aquele que faz a vontade do meu Pai que está no céu, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. – Palavra da Salvação.
| 22All day 22/11/2017 ![]() Primeira Leitura – 2Mc 7,1.20-31Leitura do Segundo Livro dos Macabeus – Naqueles dias:1 Aconteceu também que foram presos sete irmãos juntamente com sua mãe, e o rei quis obrigá-los a comer carne de porco, proibida pela Lei, fustigando-os com golpes de azorrague e de nervos de boi. 20 Vendo morrer seus sete filhos em um só dia, a mãe, extraordinariamente admirável e digna de ilustre memória, tudo suportou valorosamente, por causa de sua esperança no Senhor. 21 Cheia de nobres sentimentos, exortava a cada um deles na língua de seus pais. Revestindo de coragem varonil sua alma feminina, dizia-lhes: 22 “Não sei como aparecestes em minhas entranhas; não fui eu que vos dei o espírito e a vida, não fui eu que dispus os elementos de vosso corpo. 23 O Criador do mundo, que organiza o nascimento dos homens e preside à geração de todas as coisas, ele mesmo, em sua misericórdia, vos dará de novo o espírito e a vida, pois agora desprezais a vós mesmos, por amor às suas Leis”. 24 Antíoco julgou que ela o insultava e supôs que houvesse ultraje em suas palavras. Como o mais novo ainda estivesse vivo, não somente lhe dirigiu exortações, mas lhe prometeu, com juramento, torná-lo rico e feliz se abandonasse as Leis de seus pais. Torná-lo-ia seu amigo e lhe confiaria altas funções. 25 Vendo que o jovem não lhe prestava nenhuma atenção, o rei chamou a mãe e exortou-a a dar conselhos ao adolescente para que se salvasse. 26 Depois de a exortar por muito tempo, ela concordou em persuadir o filho. 27 Inclinou-se para ele e, zombando do cruel tirano, assim falou na língua de seus pais: “Meu filho, tem piedade de mim que, durante nove meses, te trouxe em meu seio, que por três anos te amamentei, que te nutri e eduquei até a idade que tens, cuidando de ti. 28 Conjuro-te, meu filho, contempla o céu e a terra, vê todas as coisas que aí se encontram e compenetra-te de que Deus as criou do nada; e que também o gênero humano foi assim formado. 29 Não temas este carrasco. Pelo contrário, sê digno de teus irmãos e aceita a morte, que eu te reencontre com teus irmãos na hora da misericórdia”. 30 Mal acabara de falar, o jovem declarou: “Que esperais de mim? Não obedeço às ordens do rei. Obedeço às ordens da Lei, que foi dada por Moisés a nossos pais. 31 E tu, que imaginaste toda a espécie de maldade contra os hebreus, não escaparás das mãos de Deus. – Palavra do Senhor. Salmo – Sl 16 (17),1. 5-6. 8b.15 (R. 15b)R. Ao despertar me saciará vossa presença, ó Senhor! 1 Senhor, acolhe a minha causa: é justa; inclina o teu ouvido ao meu clamor. Presta atenção à voz da minha súplica, pois não trago a mentira nos meus lábios. 5 Meus passos seguem firmes tuas trilhas; não vacilam meus pés na tua estrada. 6 Clamo por ti, ó Deus, pois me respondes; inclina o teu ouvido: ouve o que eu digo. 8 Guarda-me qual pupila dos teus olhos, aquece-me ao calor das tuas asas. 15 Mas verei, como justo, a tua face; ao despertar, sacie-me o teu rosto! Evangelho – Lc 19,11-28Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 11 Como o povo ainda o escutasse, Jesus contou mais uma parábola. E isso porque ele estava perto de Jerusalém e o povo imaginava que o Reino de Deus ia se manifestar de um momento para outro. 12 Ei-la: “Um homem de família nobre partiu para um país distante para alcançar o título de rei e depois voltar. 13 Chamou dez servidores e lhes deu dez ricas moedas de ouro dizendo: ‘Negociai até minha volta’. 14 Mas os seus patrícios o odiavam e mandaram emissários atrás dele para dizer: ‘Não o queremos como rei’. 15 Logo que voltou, depois de obtido o título de rei, mandou chamar os servidores aos quais tinha dado o dinheiro, para saber quanto cada um tinha lucrado. 16 O primeiro se apresentou e disse: ‘Senhor, o que recebi rendeu dez vezes mais!’ 17 Ele respondeu: ‘Meus parabéns, bom servidor! Como te mostraste fiel em negócio tão pequeno, recebe o governo de dez cidades’. 18 Veio o segundo e disse: ‘Senhor, a quantia que me deste rendeu outras cinco’. 19 E ele igualmente respondeu a este: ‘Então tu governarás cinco cidades’. 20 Veio ainda outro e disse: ‘Senhor, aqui está a tua moeda de ouro, guardei-a num lenço, 21 porque tinha medo de ti, que és homem duro, que tomas o que não depositas e ceifas o que não semeias’. 22 Ele respondeu: ‘Julgo-te pelas tuas próprias palavras, mau servidor! Sabias que sou homem rigoroso, que tomo o que não deposito e colho o que não semeio. 23 Sendo assim, por que não depositaste o meu dinheiro num banco? Na volta, eu o retiraria com juros’. 24 Disse então aos que se achavam presentes: ‘Tirai dele a moeda e dai-a ao que tem dez’. 25 E lhe disseram: ‘Mas, senhor, ele já tem dez!’. 26 ‘Eu vos declaro que, a todo homem que tem juros, será dado mais; aos que não têm juros, será tirado até o que recebeu. 27 Quanto aos meus inimigos que não me quiseram como rei, trazei-os aqui e matai- os na minha presença!’”. 28 Depois de ter falado isso, Jesus prosseguiu viagem à frente dos outros, subindo para Jerusalém. – Palavra da Salvação.
| 23All day 23/11/2017 ![]() Primeira Leitura – 1Mc 2,15-29Leitura do Primeiro Livro dos Macabeus – Naqueles dias: 15 Os emissários do rei, incumbidos de forçar à apostasia, chegaram à cidade de Modin, para a organização dos sacrifícios. 16 Muitos israelitas aproximaram-se deles. Matatias e seus filhos conservaram-se afastados. 17 Tomando a palavra, os emissários do rei dirigiram-se a Matatias, dizendo-lhe: “Tu és um chefe de fama e prestígio na cidade, apoiado por filhos e irmãos. 18 Sê o primeiro a aproximar-te e executar a ordem do rei, como fizeram todas as nações, os homens de Judá e os que permaneceram em Jerusalém. Tu e teus filhos sereis contados entre os amigos do rei; tu e teus filhos sereis honrados com prata, ouro e numerosos presentes”. 19 Matatias replicou com voz forte: “Ainda que todas as nações incorporadas ao Império do rei passem a obedecer-lhe, abandonando a religião de seus pais e submetendo-se às suas ordens, 20eu, meus filhos e meus irmãos seguiremos a Aliança de nossos pais. 21 Deus nos livre de abandonar a Lei e os Preceitos! 22 Não daremos ouvidos às ordens do rei e não nos desviaremos de nossa religião, nem para a direita, nem para a esquerda”. 23 Logo que concluiu estas palavras, um judeu se adiantou, na presença de todos, para oferecer sacrifício no altar de Modin, conforme a determinação do rei. 24 Vendo isso, Matatias inflamou-se de zelo e seus rins fremiram. Tomado por justa cólera, precipitou-se sobre ele e o degolou sobre o altar. 25Matou, ao mesmo tempo, o emissário do rei que obrigava a sacrificar, e destruiu o altar. 26 Ardia em zelo pela Lei, à semelhança de Fineias em relação a Zambri, filho de Salu.27 E Matatias saiu proclamando em alta voz através da cidade: “Quem tem zelo pela Lei e conserva a Aliança venha e siga-me!”. 28 E fugiu, com seus filhos, para as montanhas, abandonando tudo o que possuíam na cidade.29 Grande número de homens, seguidores da justiça e da Lei, desceu e foi morar no deserto. – Palavra do Senhor. Salmo – Sl 49 (50), 1-2. 5-6. 14-15 (R. 23b)R. Darei a salvação ao homem reto! 1 O Senhor, Deus dos deuses, clama e acusa; do levante ao poente chama a terra. 2 Resplandece em Sião, belo e perfeito; 5 “Juntai diante de mim todos os meus, os que a minha aliança celebram”. 6 Anunciam os céus seu julgamento: é o próprio Senhor que vem julgar! 14 Imola a Deus, a tua ação de graças, cumpre os teus votos para com o Altíssimo. 15 Clama por mim no dia da aflição, e então te livrarei, e hás de louvar-me.” Evangelho – Lc 19,41-44Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo: 41 Chegando Jesus mais perto, viu a cidade e chorou sobre ela, dizendo: 42 “Ah! Se pelo menos neste dia tu também compreendesses a mensagem da paz! Mas ai! Isto agora está oculto aos teus olhos. 43 Virão dias sobre ti, em que teus inimigos te cercarão de trincheiras, investirão contra ti e te apertarão de todos os lados. 44 Vão te abater juntamente com os teus filhos que estiverem dentro das tuas muralhas, e não deixarão de ti pedra sobre pedra, porque não soubeste reconhecer o tempo em que foste visitada!”. – Palavra da Salvação.
| 24All day 24/11/2017 ![]() Primeira Leitura – 1Mc 4,36-37.52-59Leitura do Primeiro Livro dos Macabeus – Naqueles dias 36 Judas e seus irmãos disseram: “Eis que nossos inimigos foram esmagados. Vamos purificar o Santuário e fazer a dedicação”. 37 Reuniu-se todo o exército e subiram ao monte Sião. 52 No dia vinte e cinco do nono mês chamado Casleu do ano cento e quarenta e oito, levantaram-se ao romper do dia 53 e ofereceram um sacrifício, conforme a Lei, sobre o novo altar dos holocaustos que acabavam de construir. 54 O altar foi inaugurado ao som de cânticos, de cítaras, de harpas e de címbalos, na mesma época do ano e no mesmo dia em que os gentios o tinham profanado. 55 Todo o povo se prostrou com o rosto em terra para adorar e se dirigiu ao céu para louvar Aquele que lhe dera a vitória. 56 Durante oito dias celebraram a dedicação do altar, oferecendo holocaustos com alegria e também sacrifícios de comunhão e de ação de graças. 57 Ornaram com coroas de ouro e pequenos escudos a fachada do Templo. Reconstruíram as entradas e os aposentos e muniram-nos de portas. 58 Grande alegria espalhou-se entre o povo. Fora reparado o ultraje infligido pelos gentios. 59 Judas, de acordo com seus irmãos e toda a assembleia de Israel, determinou que os dias da dedicação do altar fossem celebrados anualmente com alegria e regozijo, no tempo exato, durante oito dias, a partir do dia vinte e cinco do mês de Casleu. – Palavra do Senhor. Salmo – 1Cr 29,10. 11abc. 11d-12a. 12bcd (R. 13b)R. Queremos celebrar o vosso nome glorioso. 10 Bendito sejas tu de eternidade em eternidade, Javé, Deus de Israel, nosso pai. 11abc A ti, Javé, a grandeza, o poder, a magnificência, o esplendor e a glória, porque tudo, no céu e na terra, te pertence. 11d A ti, Javé, a realeza; a ti pertence a tua soberana exaltação acima de tudo. 12a De ti vêm a riqueza e a glória! 12 bcd Sois o Senhor e dominas tudo; em tua mão estão a força e o poder e só tu és apto a engrandecer e firmar todas as coisas. Evangelho – Lc 19,45-48Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo: 45 Jesus entrou no Templo, começou a expulsar os vendedores 46 dizendo-lhes: “Está escrito: Minha casa será uma casa de oração! E vede como vós a transformastes num covil de ladrões”. 47 E diariamente ele ensinava no Templo. Os sacerdotes-chefes e os mestres da lei queriam tirar-lhe a vida. 48 Mas não sabiam como, pois todo o povo o escutava com enorme admiração. – Palavra da Salvação.
| 25All day 25/11/2017 ![]() Primeira Leitura – 1Mc 6,1-13Leitura do Primeiro Livro dos Macabeus – Naqueles dias:1 O rei Antíoco percorria as províncias do planalto. Ouviu dizer que havia uma cidade na Pérsia, Elimaida, que se tornou célebre pelas suas riquezas em prata e ouro, 2 que seu templo era fabulosamente rico, contendo armaduras de ouro, couraças e armas ali deixadas por Alexandre, filho de Filipe, rei da Macedônia, que foi o primeiro a reinar sobre os gregos. 3 Antíoco marchou para lá e tentou apoderar-se da cidade para saqueá-la. Não o conseguiu, porque os habitantes tiveram conhecimento de seu plano 4 e resistiram-lhe ao ataque. Repelido, afastou-se de lá com grande tristeza, para voltar a Babilônia. 5 Foi um mensageiro à Pérsia anunciar-lhe a derrota das tropas enviadas à Judeia. 6 Contou-lhe que o próprio Lísias, tendo partido à frente de poderoso exército, fora posto em fuga e que os judeus se tinham reforçado muito com as armas e com os abundantes despojos que tomaram dos exércitos vencidos. 7 Tinham demolido a Abominação que ele construíra sobre o altar em Jerusalém, tinham cercado o Templo de altas muralhas, como antes, e também fortificado Bet-Sur, uma de suas cidades. 8 Ouvindo estas notícias, o rei deixou-se abater e sentiu-se profundamente transtornado. Atirou-se ao leito e adoeceu de tristeza, porque os acontecimentos não se deram conforme seu desejo. 9 Ficou assim durante muitos dias, recaindo constantemente em profunda melancolia, e sentiu que ia morrer. 10 Chamou todos os seus amigos e disse-lhes: “O sono afastou-se de meus olhos e meu coração desfalece de angústia. 11 Disse a mim mesmo: a que grau de aflição cheguei e em que profundo abismo agora me encontro! Eu que era bom e amado quando na plenitude de meu poder! 12 Lembro-me, agora, dos males que fiz a Jerusalém. Apoderei-me de todos os objetos de prata e de ouro que ali se encontravam e mandei exterminar, sem motivo, os habitantes de Judá. 13 Reconheço que é por causa disso que estas desgraças me atingiram e vou morrer de profunda angústia, em terra estrangeira”. – Palavra do Senhor. Salmo – Sl 9,2-3. 4.6. 16b.19 (R. Cf. 15a)R.Cantarei de alegria, ó Senhor, pois me livrastes! 2 De coração, Senhor, eu te agradeço: as tuas maravilhas vou narrar. 3 Em ti é que eu me alegro e rejubilo, salmodio ao teu nome, Deus Altíssimo. 4 Pois voltaram atrás meus inimigos, diante da tua face pereceram. 6 Tu dobraste as nações, puniste os ímpios, apagaste os seus nomes para sempre. 16 Tombam os maus no fosso que cavaram, prendem seus pés no laço que estenderam. 19 Mas não se olvida o pobre para sempre, nem se frustra a esperança dos aflitos. Evangelho – Lc 20,27-40Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo:27 Aproximaram-se de Jesus alguns dos saduceus, que negam que haja ressurreição, e fizeram-lhe esta pergunta: 28 “Mestre, Moisés nos determinou isto: se alguém morrer sem filhos, seu irmão se casará com a mulher dele para lhe garantir a descendência. 29Ora, havia sete irmãos. O primeiro se casou e morreu sem deixar filhos. 30 O segundo 31 e, depois, o terceiro tomaram a viúva como esposa. E todos os sete morreram do mesmo modo, sem deixar filhos. 32 Por fim, aquela mulher também morreu. 33 Pois bem, na ressurreição, de qual deles ela vai ser esposa? Porque foi casada com cada um dos sete”. 34 Jesus lhes respondeu: “As pessoas deste mundo se casam. 35 Contudo, as que são julgadas dignas de ter parte naquele mundo e na ressurreição dos mortos, lá não se casam. 36 E já não podem morrer outra vez, porque são iguais aos anjos e filhos de Deus, sendo participantes da ressurreição. 37 E que os mortos ressuscitem, é Moisés quem dá a conhecer através do episódio da Sarça Ardente, quando chama, ao Senhor: o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó. 38Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos; para ele, então, todos são vivos”. 39 Alguns dos escribas aprovaram: “Mestre, falaste bem”. 40 E não se atreviam mais a lhe fazer perguntas. – Palavra da Salvação.
|
26All day 26/11/2017 ![]() Primeira Leitura – Ez 34,11-12.15-17Leitura da Profecia de Ezequiel – 11 Assim fala o Senhor Javé: eu mesmo irei em busca de meu rebanho e cuidarei dele. 12 Assim como o pastor procura o seu rebanho quando está disperso, também procuro minhas ovelhas e as salvo, tirando-as de todos os lugares pelos quais foram dispersas no dia de densas nuvens e trevas. 15 Eu mesmo é que apascentarei o meu rebanho e eu mesmo é que o farei repousar, oráculo do Senhor Javé. 16 Procurarei a ovelha perdida, reconduzirei a que estiver desgarrada, aplicarei ataduras à que tiver ferimentos, fortificarei a que estiver doente e cuidarei da que estiver gorda e sadia. É na justiça que exercerei o pastoreio. 17 Quanto a vós, que pertenceis a meu rebanho, assim fala o Senhor Javé: Eis que farei justiça entre ovelhas e ovelhas, entre carneiros e bodes. – Palavra do Senhor. Salmo – Sl 22,1-2a.2b-3.5-6 (R.1)R. O Senhor é o meu pastor: não me falta coisa alguma! 1 O Senhor é o meu pastor: não me falta coisa alguma! 2Em campinas verdejantes me coloca a repousar. 3 Me conduz às águas frescas e alma nova ele me dá! Faz que eu siga o bom caminho pela honra do seu nome. 5 Pões a mesa à minha frente, bem defronte do inimigo; de óleo unges-me a cabeça, e o meu cálice transborda. 6Só felicidade e graça toda a vida hão de seguir-me; minha casa é a do Senhor pelo resto dos meus dias! Segunda Leitura – 1Cor 15,20-26.28Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios – Irmãos: 20 Cristo ressuscitou dos mortos, como primícias dos que morreram. 21 Porque a morte veio por um homem e a ressurreição dos mortos veio por um homem também. 22 Como todos morreram em Adão, assim reviverão todos em Cristo. 23 Mas cada um na sua ordem: como primícias, Cristo, depois os que são de Cristo, na sua vinda. 24 Em seguida será o fim, quando ele entregar o reino a Deus Pai, depois de ter destruído todo principado, toda dominação e todo poder. 25 Porque é preciso que ele reine até que tenha posto todos os inimigos debaixo de seus pés. 26 O último inimigo a destruir é a morte; 28 E quando todas as coisas lhe estiverem submetidas, então também o Filho se submeterá àquele que lhe submeteu todas as coisas, para que Deus seja tudo em todos. – Palavra do Senhor. Evangelho – Mt 25,31-46Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:31 Quando o Filho do homem vier gloriosamente, acompanhado por todos os seus anjos, sentará no seu trono glorioso. 32Diante dele estarão reunidas todas as nações, e ele separará os homens uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33 Colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à esquerda. 34 Então, o rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que vos está preparado desde a criação do mundo. 35 Porque tive fome e me destes de comer. Tive sede e me destes de beber. Era um estrangeiro e me acolhestes. 36 Estava nu e me vestistes, doente e me visitastes, na prisão e me viestes ver’. 37 E lhe responderão os justos: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? 38 Estrangeiro e te recolhemos? Nu e te vestimos? 39 Doente ou na prisão e fomos te visitar?’ 40 O rei responderá: ‘Eu vos declaro esta verdade: cada vez que fizestes isso a um dos menores desses meus irmãos, a mim o fizestes’. 41 Em seguida, ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno preparado para o Diabo e seus anjos!42 Porque tive fome e não me destes de comer, tive sede e não me destes de beber. 43 Era um estrangeiro e não me acolhestes. Estava nu e não me vestistes, doente e na prisão e não viestes me visitar’. 44 Eles também perguntarão: ‘Senhor, quando é que te vimos com fome ou com sede, ou estrangeiro ou nu, ou doente ou na prisão, e não te prestamos assistência?’ 45 Ele responderá: ‘Eu vos declaro esta verdade: o que não fizestes a um desses pequeninos, não o fizestes a mim’.46 Estes irão para o suplício eterno e os justos para a vida eterna”. – Palavra da Salvação.
| 27All day 27/11/2017 ![]() Primeira Leitura – Dn 1,1-6.8-20Início da Profecia de Daniel – 1 No ano terceiro do reinado de Joaquim, rei de Judá, veio Nabucodonosor, rei de Babilônia, contra Jerusalém, e a sitiou. 2 O Senhor lhe entregou nas mãos Joaquim, rei de Judá, e uma parte dos objetos do Templo de Deus; ele os levou para a terra de Senaar, para o templo do seu deus, depositando os objetos na casa do tesouro dos seus deuses. 3 O rei ordenou a Aspenaz, chefe dos eunucos, que destacasse, dentre os filhos de Israel, alguns jovens de estirpe real e linhagem nobre, 4 que não tivessem defeito algum, de boa aparência, versados em todos os ramos da ciência, bem instruídos em sabedoria, prudentes e capazes de desempenhar funções na corte régia, e lhes ensinasse as letras e o idioma dos caldeus. 5Determinou-lhes o rei uma ração diária dos manjares régios e do vinho que ele mesmo bebia. Durante três anos deveriam ser educados, para depois entrarem a serviço do rei. 6 Entre eles encontravam-se, dos judeus, Daniel, Ananias, Misael e Azarias. 8 Daniel resolveu não se contaminar com as iguarias da mesa do rei, nem com o vinho que ele bebia; pediu ao chefe dos eunucos que não o obrigasse a contaminar-se. 9 Deus concedera a Daniel encontrar favor e estima diante do chefe dos eunucos. 10O chefe dos eunucos declarou a Daniel: “Tenho medo de meu senhor e rei, que determinou o que deveis comer e beber; se ele vir a vossa aparência mais pálida que a dos outros jovens da vossa idade, por vossa causa serei culpado perante o rei”. 11 Daniel disse ao guarda o que o chefe dos eunucos tinha designado para Daniel, Ananias, Misael e Azarias: 12 “Peço-te que faças uma experiência com os teus servos: que nos deem, durante dez dias, legumes a comer e água a beber. 13 Depois disto, compararás a nossa aparência com a dos jovens que se alimentam dos manjares do rei e, conforme vires, procederás com os teus servos”. 14 Ele aceitou a proposta e experimentou-os durante dez dias. 15 Depois dos dez dias, apresentaram melhor aparência e saúde mais robusta que as de todos os jovens que se alimentavam dos manjares do rei. 16 Desde então, o guarda suspendeu-lhes os alimentos que deveriam comer e o vinho que deveriam beber, e lhes dava legumes. 17 Deus concedeu aos quatro jovens ciência e conhecimento em todas as letras e matérias. Daniel, além disso, entendia toda a sorte de visões e sonhos. 18 Expirado o prazo que o rei lhes determinara para a apresentação, o chefe dos eunucos levou-os a Nabucodonosor. 19 O rei conversou com eles e não se encontrou, entre todos, quem se igualasse a Daniel, Ananias, Misael e Azarias. Assim, entraram para o serviço do rei. 20 Em todas as questões de sabedoria e inteligência que o rei lhes propôs, ele os achou dez vezes superiores a todos os adivinhos e magos que havia no seu reino. – Palavra do Senhor. Salmo – Dn 3, 52. 53. 54. 55. 56 (R. 52b)R. Louvado e exaltado para sempre! 52 Bendito és, Senhor, Deus de nossos pais. Bendito é teu Nome, santo e glorioso. 53 Bendito és no templo santo da glória. 54 Bendito és sobre o trono da realeza. 55 Bendito, tu que sondas os abismos e sentas sobre os querubins. 56 Bendito és no firmamento do céu. Evangelho – Lc 21,1-4Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo: 1 Levantando os olhos, Jesus viu que os ricos depositavam as suas ofertas no cofre do Templo. 2Viu também uma pobre viúva que colocava ali duas moedas de cobre. 3 Então ele disse: “Eu vos asseguro: esta pobre viúva deu mais do que todos os outros. 4 Pois todos aqueles deram do que lhes sobrava, mas esta deu, da sua indigência, tudo o que lhe ficava para viver’’. – Palavra da Salvação.
| 28All day 28/11/2017 ![]() Primeira Leitura – Dn 2,31-45Leitura da Profecia de Daniel – Naqueles dias, disse Daniel a Nabucodonosor 31 Tu, ó rei, tiveste uma visão. Ei-la: uma estátua, grande estátua, muito brilhante, erguia-se diante de ti, de aspecto terrível. 32 A cabeça desta estátua era de ouro escolhido; o peito e os braços eram de prata; o ventre e as coxas eram de bronze; 33 as pernas, de ferro; os pés, parte de ferro e parte de argila. 34 Estavas a olhá-la; quando, sem intervenção de ninguém, uma pedra se desprendeu e feriu a estátua nos pés, parte de ferro e parte de argila, quebrando-os. 35 Então se desfizeram, de uma só vez, o ferro, a argila, o bronze, a prata e o ouro, como se fossem palha que o vento leva para fora da eira no verão. Não sobrou nem vestígio deles. A pedra que atingira a estátua tornou-se um grande monte que encheu toda a terra. 36 Este é o sonho, cuja interpretação exporemos na presença do rei; 37 Tu, ó rei, rei dos reis, a quem o Deus do Céu confiou o reino, o poder, a força e a glória 38 — os filhos dos homens e os animais do campo, as aves do céu, em qualquer lugar que moram, ele os colocou em tuas mãos, fazendo-te soberano de todos eles —, és a cabeça de ouro. 39 Depois de ti surgirá outro reino, inferior ao teu, e um terceiro reino, de bronze, que dominará sobre toda a terra. 40 Um quarto reino será forte como ferro, como o ferro que esmaga e despedaça tudo; como o ferro esmagador, ele esmagará e quebrará a todos eles. 41Quanto aos pés que viste, parte de argila e parte de ferro, é um reino que será dividido; participará da firmeza do ferro, pelo que viste ferro misturado com argila. 42 Os pés, parte de ferro e parte de argila: o reino será parte firme e parte frágil. 43 Como viste o ferro misturado com barro, eles se misturarão por meio de matrimônio recíproco, sem formar um conjunto resistente, como ferro não se liga com argila. 44 Nos dias deste reino, o Deus do Céu suscitará um reino que não será jamais destruído: este reino não passará a outro povo; antes, esmigalhará e aniquilará todos estes reinos, durando ele mesmo eternamente, 45 conforme viste que uma pedra foi arrancada do monte sem intervenção de ninguém, esmigalhando o ferro, o bronze, a argila, a prata e o ouro. O grande Deus revelou ao rei o que está para vir. O sonho é verídico, fiel é a sua interpretação”. – Palavra do Senhor. Salmo – Dn 3,57. 58. 59. 60. 61 (Cf. 59b)R. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos! 57 Obras do Senhor, bendizei ao Senhor. 58 Anjos do Senhor, bendizei ao Senhor. 59 Céus, bendizei ao Senhor. 60 Águas sobre os céus, bendizei ao Senhor. 61 Forças do Senhor, bendizei ao Senhor. Evangelho – Lc 21,5-11Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo: 5 Como alguns lhe observassem que o Templo era construído de belas pedras e ornado com ricos donativos, Jesus disse: 6 “Virão dias em que, de tudo quanto contemplais, não ficará pedra sobre pedra: tudo será destruído”. 7 Perguntaram-lhe: “Mestre, quando acontecerá isto? Qual será o sinal para indicar o momento em que estas coisas vão acontecer?”. 8 Ele respondeu: “Tende cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome dizendo: ‘Eu sou o Messias!’, e ainda: ‘O tempo está próximo!’.Não os sigais. 9 Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não vos assusteis: é preciso que, primeiro, isto aconteça, mas não será logo o fim”. 10 Depois lhes disse: “Levantar-se-á povo contra povo e reino contra reino.11 Haverá grandes terremotos e, em várias partes, pestes e fomes, bem como fenômenos espantosos no céu. – Palavra da Salvação.
| 29All day 29/11/2017 ![]() Primeira Leitura – Dn 5,1-6.13-14.16-17.23-28Leitura da Profecia de Daniel – Naqueles dias: 1 O rei Baltasar deu um grandioso banquete em honra de seus magnatas, em número de mil, e diante deles bebeu vinho. 2 Sob o efeito do vinho, mandou que lhe trouxessem os vasos de ouro e de prata que Nabucodonosor, seu pai, tinha retirado do Templo de Jerusalém, para que ele, seus grandes, suas mulheres e concubinas neles bebes-sem. 3 Foram trazidos os preciosos vasos que tinham sido tirados do Templo de Jerusalém, e neles beberam o rei, os seus grandes, as suas mulheres e concubinas. 4 Beberam vinho, e glorificaram seus deuses de ouro, bronze, prata, ferro, madeira e pedra. 5 Na mesma hora, apareceram uns dedos de mão humana, que escreviam, defronte ao candelabro, no reboco da parede do palácio real. E o rei via os dedos da mão que escrevia. 6 As feições do rei mudaram e seus pensamentos perturbaram-no; as articulações de seus quadris se relaxaram e os seus joelhos batiam um no outro. 13 Daniel, pois, foi apresentado diante do rei, que tomou a palavra e disse a Daniel: “És tu, Daniel, um dos deportados de Judá que o rei, meu pai, trouxe de Judá? 14 Ouvi dizer que o espírito dos deuses está em ti e que tens, em grau superior, ciência, inteligência e sabedoria.16 Ouvi dizer que podes interpretar coisas obscuras e solucionar dificuldades. Se podes ler esta escritura e dar-me sua interpretação, serás vestido de púrpura, trarás um colar de ouro sobre o pescoço e ocuparás o posto de terceiro no meu reino”. 17Daniel tomou a palavra e disse ante o rei: “Fica com os teus presentes e tuas regalias. Dá-os a outrem. Eu, todavia, te lerei, ó rei, esta escrita, e te darei a sua significação. 23 Antes, foste contra o Senhor do Céu: fizeste vir à tua presença os vasos de seu Templo, bebeste vinho neles com os teus grandes, tuas mulheres e tuas concubinas, em honra dos teus deuses de prata, de ouro, bronze, ferro e pedra que não veem nem ouvem e nada entendem. Não deste glória ao Deus que tem na mão o teu espírito e os teus caminhos. 24 Por isso, ele mandou a palma daquela mão que traçou o que está escrito. 25 Esta é a escrita que está traçada: Mené, Mené, Tequel e Parsin. 26 Eis a interpretação destas palavras: Mené: Deus contou os dias de teu reinado e pôs-lhe termo; 27 Tequel: foste pesado na balança e achado falto de peso; 28 Parsin: teu reino foi dividido e entregue aos medos e persas” – Palavra do Senhor. Salmo – Dn 3,62. 63. 64. 65. 66. 67 (R. 59b)R. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! 62 Sol e lua, bendizei ao Senhor. 63 Estrelas do céu, bendizei ao Senhor. 64 Chuva e orvalho, bendizei ao Senhor. 65 Ventos, bendizei ao Senhor. 66 Fogo e brasa, bendizei ao Senhor. 67 Frio e calor, bendizei ao Senhor. Evangelho – Lc 21,12-19Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12 Mas, antes de tudo isto, vos perseguirão, vos prenderão, vos entregarão às sinagogas e às prisões, vos arrastarão à presença dos reis e governadores por causa do meu nome, 13 e isto vos servirá de ocasião para dardes testemunho. 14 Gravai bem no espírito que não deveis preparar antes a vossa defesa; 15 porque eu mesmo vos darei uma linguagem e uma sabedoria, a que nenhum dos vossos adversários poderá resistir ou contradizer. 16Sereis entregues até por vossos pais, por vossos irmãos, vossos parentes e amigos; e eles matarão muitos dentre vós; 17 sereis odiados por todos por causa de meu nome.18 Mas nem um só cabelo de vossa cabeça se perderá. 19Com a vossa perseverança é que salvareis vossas vidas. – Palavra da Salvação.
| 30All day 30/11/2017 ![]() Primeira Leitura – Rm 10,9-18Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos – Irmãos:9 Porque se confessas, com tua boca, que Jesus é o Senhor, e crês, em teu coração, que Deus o ressuscitou dos mortos, tu serás salvo. 10 É crendo de coração que se alcança a justiça e é confessando com a boca que se consegue a salvação. 11 A Escritura diz: Ninguém que nele crê será confundido. 12 Assim não há diferença entre judeu e pagão: todos têm o mesmo Senhor, rico para com todos os que o invocam. 13 Porque todo aquele que invoca o nome do Senhor será salvo. 14 Mas, como vão invocar sem antes crer nele? Como crer nele sem antes escutar? Como escutar sem pregador? 15 E como pregar sem ser enviado antes? Como diz a Escritura: Como são belos os passos dos que anunciam Boas-Novas! 16 Mas nem todos ouviram a Boa-Nova, pois Isaías diz: Senhor, quem acreditou no anúncio que fizemos? 17 Portanto, a fé vem da audição e a audição vem da pregação, que é mandamento de Cristo. 18 Mas, pergunto: Por acaso eles não ouviram? Certamente que sim. A voz deles se espalhou por toda a terra e suas palavras até os confins do mundo. – Palavra do Senhor. Salmo – Sl 18(19A),2-3.4-5 (R. 5a)R. Seu som ressoa e se espalha em toda terra. 2 Cantam os céus a glória do Senhor, o firmamento, a obra de seus dedos. 3 Proclama um dia ao outro a sua nova, sopra uma noite à outra o seu segredo. 4 Não por meio de frases ou palavras, nem por vozes que possam ser ouvidas; 5 mas soa em toda a terra o que proclamam, chega aos confins do mundo o que eles dizem! Evangelho – Mt 4,18-22Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – 18 Caminhando Jesus ao longo do lago da Galileia, ele viu dois irmãos: Simão, a quem chamam de Pedro, e André, seu irmão, que lançavam a rede às águas, pois eram pescadores. 19 Disse-lhes então: “Segui-me, e farei de vós pescadores de homens”. 20 E eles, largando as redes, o seguiram imediatamente. 21 Mais adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Estavam na barca com o pai Zebedeu e aprontavam as redes. Ele os chamou. 22 Abandonando a barca e o pai, o seguiram imediatamente. – Palavra da Salvação.
| | |