| 22 | 23All day 23/01/2017 ![]() 1º Leitura: Hebreus 9,15-15 9,24-28Leitura do primeiro livro de Hebreus – Naqueles dias, 15Por isso ele é mediador do novo testamento. Pela sua morte expiou os pecados cometidos no decorrer do primeiro testamento, para que os eleitos recebam a herança eterna que lhes foi prometida.24Eis por que Cristo entrou, não em santuário feito por mãos de homens, que fosse apenas figura do santuário verdadeiro, mas no próprio céu, para agora se apresentar intercessor nosso ante a face de Deus.25E não entrou para se oferecer muitas vezes a si mesmo, como o pontífice que entrava todos os anos no santuário para oferecer sangue alheio.26Do contrário, lhe seria necessário padecer muitas vezes desde o princípio do mundo; quando é certo que apareceu uma só vez ao final dos tempos para destruição do pecado pelo sacrifício de si mesmo.27Como está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o juízo,28assim Cristo se ofereceu uma só vez para tomar sobre si os pecados da multidão, e aparecerá uma segunda vez, não porém em razão do pecado, mas para trazer a salvação àqueles que o esperam. – Palavra do Senhor. Salmo Responsorial: Salmos 97, 1 – 6R. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! 1 Entoai ao Senhor cântico novo, que ele fez maravilhas! Sua mão poderosa e braço santo valeram lhe a vitória. R 2 Revelou o Senhor o seu auxílio, sua justiça aos povos. 3 De seu fiel amor ele lembrou-se, em favor de Israel. R 3c Os extremos da terra contemplaram 3d nosso Deus a salvar-nos. 4Aclamai o Senhor, ó terra inteira, com cânticos e música! R 5 Celebrai o Senhor em vossas harpas e nos vossos saltérios. 6 Ante o Senhor e Rei, rejubilai-vos com tubas e trombetas. R Evangelho: Marcos 3,22-30Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos – Naquele tempo, 22 Também os escribas, que haviam descido de Jerusalém, diziam: “Ele está possuído de Beelzebul: é pelo príncipe dos demônios que ele expele os demônios.”23 Mas, havendo-os convocado, dizia-lhes em parábolas: “Como pode Satanás expulsar a Satanás?24 Pois, se um reino estiver dividido contra si mesmo, não pode durar.25 E se uma casa está dividida contra si mesma, tal casa não pode permanecer.26 E se Satanás se levanta contra si mesmo, está dividido e não poderá continuar, mas desaparecerá.27 Ninguém pode entrar na casa do homem forte e roubar-lhe os bens, se antes não o prender; e então saqueará sua casa.28“Em verdade vos digo: todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, mesmo as suas blasfêmias;29 mas todo o que tiver blasfemado contra o Espírito Santo jamais terá perdão, mas será culpado de um pecado eterno.”30 Jesus falava assim porque tinham dito: “Ele tem um espírito imundo.” – Palavra da Salvação
| 24All day 24/01/2017 ![]() Primeira Leitura: Hb 10,1-10Leitura do livro de Hebreus – Irmãos:1 A Lei só tem a sombra dos bens vindouros e não a sua própria realidade. Por isso, ela é incapaz de conduzir à perfeição os que chegam perto de Deus por meio dos sacrifícios, sempre os mesmos, que são oferecidos indefinidamente ano após ano. 2 Se ela fosse capaz, porventura não teria cessado de oferecer sacrifícios, pelo fato de que os celebrantes de tal culto, sentindo-se purificados uma vez por todas, não mais teriam consciência de nenhum pecado? 3 Pelo contrário, por esses mesmos sacrifícios as pessoas recordam seus pecados, ano após ano. 4Porque o sangue dos touros e dos bodes não pode tirar os pecados. 5Por isso, no momento em que ia entrar no mundo, Cristo diz: Não quiseste nem sacrifício nem oferta, mas tu me formaste um corpo. 6 Não te agradaram nem os holocaustos nem os sacrifícios pelos pecados. 7Então eu disse: eis-me aqui, ó Deus, para fazer a tua vontade. Pois essas palavras escritas no começo do livro se referem a mim. 8 Ele começa dizendo: Não quiseste nem sacrifício nem oferta; não te agradam os holocaustos e sacrifícios pelos pecados, e entretanto esses sacrifícios são oferecidos segundo a Lei. 9 E então acrescenta: Eis-me aqui para fazer a tua vontade. Assim dizendo, ab-roga o primeiro regime e estabelece o segundo. 10 E é justamente em virtude de tal ato de vontade que fomos santificados, por meio da oferta que Jesus Cristo fez de seu corpo, uma vez para sempre. – Palavra do Senhor. Salmo Responsorial: Sl 39(40),2-4ab.7-8a.10.11 (R: cf. 8a.9a)R. Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!
2 Esperei no Senhor ansiosamente, e ele se inclinou e ouviu meu grito.4 Pôs um cântico novo em minha boca, um hino de louvor ao nosso Deus. R. 7 Não quiseste oblação nem sacrifício, mas abriste, Senhor, os meus ouvidos. Não aceitaste vítima e holocausto, 8 e por isso é que eu disse: “Eis-me aqui! R. 10 Dei à grande assembleia a boa nova, não fechei os meus lábios, tu o sabes. R. 11 Não escondi em mim tua justiça, tua fidelidade e teu auxílio. Não ocultei à grande multidão a tua lealdade e a tua graça. R. Evangelho: Mc 3,31-35Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos – Naquele tempo, 31Então chegaram sua mãe e seus parentes, que, ficando do lado de fora, mandaram chamá-lo. 32 Uma grande multidão estava sentada em volta dele, quando lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora. Estão à tua procura”. 33 Ele respondeu: “Quem é minha mãe e quem são os meus irmãos?”. 34 E olhando para os que estavam sentados à sua volta disse: “Estes são minha mãe e meus irmãos. 35 Pois todo aquele que faz a vontade de Deus, esse é meu irmão e minha irmã e minha mãe”.
| 25All day 25/01/2017 ![]() Primeira Leitura: At 22,3-16Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, Paulo disse ao povo: 3 “Eu sou judeu, nascido em Tarso, da Cilícia. No entanto, criei-me nesta cidade e fui educado aos pés de Gamaliel, rigorosamente segundo as normas da Lei de nossos pais. Tinha tanto fervor religioso pela causa de Deus, como hoje todos vós também tendes. 4 Persegui até a morte os seguidores desta nova doutrina, prendendo e encarcerando homens e mulheres. 5 O Sumo Sacerdote e todo o conselho dos anciãos podem dar testemunho a esse respeito: eles, na verdade, me deram cartas para os irmãos de Damasco e fui até lá para trazer algemados a Jerusalém a quantos eu encontrasse, para serem castigados. Paulo narra sua conversão. 6 Ora, enquanto caminhava e me aproximava de Damasco, por volta do meio-dia, de repente um forte clarão do céu brilhou à minha volta. 7 Caí por terra e ouvi uma voz que dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’. 8 Respondi: ‘Quem és, Senhor?’. E ele me disse: ‘Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem tu persegues’. 9 Meus companheiros enxergaram a luz, mas não entenderam a voz que falava comigo. 10 Perguntei: ‘Senhor que farei?’. E o Senhor me disse: ‘Levanta-te e vai a Damasco. Lá te será dito tudo o que deves fazer’. 11 Mas, como eu não enxergava nada, ofuscado pelo brilho daquela luz, meus companheiros me levaram pela mão e assim cheguei a Damasco. 12 Ora, certo Ananias, homem piedoso segundo a Lei, bem conceituado entre todos os habitantes da cidade, de origem judaica, 13 foi procurar-me, apresentou-se e me disse: ‘Irmão Saulo, recupera a vista’. E, no mesmo momento, olhei para ele. 14 Ele disse mais: ‘O Deus de nossos pais te destinou para conheceres sua vontade, veres o Justo e ouvires sua própria voz, 15 porque serás testemunha dele perante todos os homens, sobre o que viste e ouviste. 16 E agora, que estás esperando? Vamos! Recebe o batismo, purifica-te de teus pecados, invocando o seu nome’. Salmo: Sl 116(117),1.2 (R: Mc 16,15)R. Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho. 1 Oh, louvai o Senhor, todos os povos; festejai o Senhor, países todos! R. 2 Pois forte é o seu amor para conosco, sua fidelidade é para sempre! R. Evangelho: Mc 16,15-18Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos – Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15 E disse: “Ide ao mundo inteiro, proclamai o Evangelho a todas as criaturas. 16 Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17 Eis os milagres que acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios, falarão línguas novas, 18 pegarão em serpentes e, se beberem um veneno mortal, não lhes fará mal algum; imporão as mãos sobre os enfermos, que serão curados”. 19 Depois que lhes falou, o Senhor Jesus foi arrebatado ao céu e sentou-se à direita de Deus. 20 Então os discípulos foram proclamar a Boa-Nova por toda a parte, cooperando o Senhor com eles, e confirmando a Palavra com os milagres que a acompanhavam.
| 26All day 26/01/2017 ![]() Primeira Leitura: 2Tm 1,1-8Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo – Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, com a missão de anunciar a promessa da vida que temos em Jesus Cristo, 2 a Timóteo, filho caríssimo. Graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor! 3 Dou graças a Deus, a quem sirvo, como os meus antepassados, com consciência limpa, sempre lembrando de ti em minhas orações, noite e dia. 4 Lembrando de tuas lágrimas, sinto grande vontade de te rever e me alegrar. 5 Recordo a fé sincera que está no teu íntimo, que também foi a de tua avó Loide e tua mãe Eunice, e não duvido que é a tua também. 6 Por isso eu te peço que reanimes o dom de Deus, recebido pela imposição das minhas mãos. 7 Porque não foi um espírito de fraqueza que Deus nos deu, mas um espírito de força, de amor e de autodomínio. 8 Portanto, não tenhas vergonha de ser testemunha de Nosso Senhor, nem de mim, que estou preso por causa dele. Mas, pelo contrário, sofre comigo pelo Evangelho, confiando na força de Deus. – Palavra do Senhor. Salmo: Sl 95(96),1-2a.2b-3.7-8a.10 (R: 3)R. Anunciai entre as naçðes os grandes feitos do Senhor! 1 Entoai ao Senhor um canto novo; sim, cantai ao Senhor, ó terra inteira!2a Celebrai o Senhor, louvai seu nome. R. 2b Proclamai cada dia: “Ele nos salva!”. 3 Mostrai entre as nações a sua glória, entre todos os povos seus prodígios. R. 7 Dai ao Senhor, famílias das nações, dai ao Senhor aplausos e louvores. 8a Dai ao Senhor a glória do seu nome; R. 10 Dizei entre as nações: “Reina o Senhor!”. Jamais vacila o mundo que firmou, ele governa os povos com justiça. R. Evangelho: Lc 10,1-9Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas – Naquele tempo, 1 Depois disso, o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, à sua frente a todas as cidades e lugares aonde ele estava para ir. 2 E lhes disse: “A colheita é grande, mas os operários são poucos. Pedi ao dono da colheita que envie operários para a sua colheita. 3 Ide! Eu vos envio como cordeiros no meio de lobos. 4 Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias; e não saudeis ninguém pelo caminho. 5 Em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa!’. 6 E se houver ali um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não houver, ela voltará para vós. 7 Permanecei nesta mesma casa, comendo e bebendo o que vos servirem, porque o trabalhador tem direito ao seu salário. Não mudeis de uma casa para outra. 8 Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que vos for servido; 9 curai seus doentes e dizei aos seus moradores: ‘O Reino de Deus está perto de vós!’. – Palavra da Salvação.
| 27All day 27/01/2017 ![]() Primeira Leitura: Hb 10,32-39Leitura do livro de Hebreus – Irmãos: 32 Relembrai o que aconteceu nos primeiros dias, em que a luz de Deus brilhou sobre vós: passastes por duros sofrimentos. 33 De um lado, fostes expostos a calúnias e a vexames públicos; do outro, fostes solidários com outros que eram tratados do mesmo modo. 34 Mais, tivestes compaixão dos prisioneiros e aceitastes com alegria ser despojados de vossos bens, sabendo que vós mesmos possuís riqueza maior e duradoura. 35 Portanto, não percais vossa coragem, que traz consigo uma grande recompensa. 36 Tendes também necessidade de perseverança, para poderdes fazer a vontade de Deus e receber o bem que ele promete. 37 Porque, ainda um pouco mais de tempo, sim, um pouco, aquele que tem de vir, virá sem tardança. 38 Meu justo viverá pela fé; mas se voltar atrás, não contará com a minha estima. 39 Mas não voltamos atrás para nossa perdição; somos, sim, pessoas de fé para a salvação da nossa alma. – Palavra do Senhor. Salmo: Sl 36(37),3-4.5-6.23-24.39-40 (R: 39a)R. A salvação de quem é justo, vem de Deus! 3 Confia no Senhor e faze o bem, e viverás tranquilo em tua terra; 4 coloca no Senhor tua alegria, e mais do que desejas te dará. R. 5 Entrega o teu destino aos seus cuidados e conta com o Senhor: ele agirá. 6 Brilhará como a luz tua inocência, e, sol ao meio-dia, o teu direito. R. 23 Pois é Deus que conduz os passos do homem, os caminhos daqueles que lhe agradam. 24 Nunca tombam no chão quando tropeçam ampara-os o Senhor com sua mão. R. 39 Vem do Senhor a salvação dos justos, nos dias de aflição é o seu refúgio. 40 Liberta-os e protege-os contra os ímpios, guarda os que junto a ele se abrigaram. R. Evangelho: Mc 4,26-34Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos – 26 E Jesus dizia mais: “Acontece com o Reino de Deus como a um homem que lança a semente na terra: 27 quer ele durma, quer esteja de pé, de noite ou de dia, a semente germina e cresce, sem que ele saiba como. 28 A terra por si mesma produz, primeiro a planta, depois a espiga, e por fim a espiga carregada de trigo. 29 E logo que o fruto amadurece, passa-se a foice, porque chegou o tempo da ceifa”. 30 E dizia ainda: “Com que vamos comparar o Reino de Deus, por meio de que parábola vamos representá-lo? 31 É como um grão de mostarda que, quando semeado, é a menor de todas as sementes da terra: 32 mas, depois de semeado, cresce e torna-se maior que todos os arbustos, e produz grandes ramos, de modo que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra”. 33 Era por meio de muitas parábolas desse tipo que lhes anunciava a palavra, conforme a compreensão dos ouvintes. 34 Não lhes falava sem parábolas, mas, em particular, explicava tudo aos seus discípulos. – Palavra da Salvação.
| 28All day 28/01/2017 ![]() Primeira Leitura: Hb 11,1-2.8-19Leitura do livro de Hebreus – Irmãos: 1 A fé é a garantia dos bens que esperamos, a certeza das coisas que ainda não vemos. 2 Pela fé é que os antepassados receberam um bom testemunho. 8 Foi pela fé que Abraão, obedecendo ao chamado de Deus, partiu rumo ao país que lhe caberia em herança. Ele partiu de seu país sem saber para onde ia. 9 Pela fé é que morou na terra prometida como em país estrangeiro. Morou debaixo de tendas com Isaac e Jacó, herdeiros da mesma promessa de Deus. 10 Porque Abraão esperava aquela cidade construída sobre alicerces inabaláveis, da qual Deus é o arquiteto e o construtor. 11 Foi também pela fé que Sara, embora estéril, recebeu o poder de ter filho, ainda mais estando fora da idade, pois acreditou na fidelidade de Deus que o prometera. 12 Por isso, de um só homem, que estava quase morto, nasceu uma descendência tão numerosa como as estrelas e os grãos de areia na beira do mar. 13 Todas essas pessoas morreram com fé, sem terem recebido os bens prometidos. Mas os viram de longe e os saudaram. E confessaram que eram estrangeiros e andarilhos por este mundo. 14 De fato, os que dizem essas palavras manifestam que andam procurando uma pátria. 15 E se aludissem àquela de onde saíram, teriam ocasião de voltar para lá. 16 Mas não: eles aspiram por uma pátria melhor, isto é, a celeste. Por isso é que Deus não se envergonha de ser chamado seu Deus, porque ele próprio lhes preparou uma cidade. 17 Foi pela fé que Abraão, submetido à prova, ofereceu Isaac em sacrifício. Era seu filho único que assim oferecia, aquele que era o depositário da promessa. 18 Deus lhe tinha dito: É pela linha de Isaac que terás uma descendência. 19 Pensava, na verdade, que Deus tem o poder até de ressuscitar alguém dentre os mortos; e por isso é que ele recuperou seu filho, o que é um fato simbólico. – Palavra do Senhor. Salmo: Lc 1,69-70.71-72.73-75 (R: cf. 68)R. Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou! 69 Fez surgir para nós um Salvador poderoso na casa de Davi, seu servidor, 70 conforme tinha anunciado pela boca dos seus santos profetas de outrora. R. 71 para nos salvar dos nossos inimigos e da mão dos que nos odeiam. 72 Assim é que mostrou misericórdia para com nossos pais, e se lembrou da sua santa. Aliança. R. 73 do juramento feito a Abraão, nosso pai, 75 nós o sirvamos em santidade e justiça sob seu olhar, todos os nossos dias. R. Evangelho: Mc 4,35-41Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos – 35 E naquele dia, de tarde, ele lhes disse: “Vamos para a outra margem”.36 Os discípulos mandaram as multidões embora e tomaram consigo Jesus, assim como ele estava, na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 37 E aconteceu que se levantou uma ventania forte e as ondas caíam com violência sobre a barca, de modo que ela estava ficando cheia de água. 38 Enquanto isso, ele dormia na popa, apoiado num travesseiro. Então o despertaram e lhe disseram: “Mestre, não te importas que estejamos afundando?”. 39 Ele acordou, ameaçou o vento e disse ao mar: “Silêncio! Acalma-te!”. Parou o vento e fez-se muito bom tempo. 40 Depois ele lhes disse: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?”. 41 Eles ficaram tomados de grande medo e diziam entre si: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”. – Palavra da Salvação.
|
29All day 29/01/2017 ![]() Primeira Leitura: Sf 2,3;3,12-13Leitura da Profecia de Sofonias – 3 Procurai Javé vós todos, humildes do país, que executais os seus juízos. Procurai a justiça, procurai a humildade. 3,12 Em teu meio deixarei um povo pobre e humilde; que se abrigará no nome de Javé. 13 O resto de Israel não praticará mais a injustiça nem dirá mentiras; não haverá mais em sua boca uma língua enganadora. Eles pastarão e repousarão e ninguém os molestará. – Palavra do Senhor. Salmo: Sl 145(146),7.8-9a.9bc-10 (R: Mt 5,3)R. Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 7 Sempre fiel, só ele proporciona justiça ao fraco e pão ao que tem fome. É o Senhor que liberta os prisioneiros. R. 8 O Senhor dá ao cego a luz dos olhos, o Senhor levanta os abatidos, o Senhor ama os justos, 9a é o Senhor que protege os estrangeiros. R. 9b E que sustenta o órfão e a viúva, mas confunde dos ímpios o caminho. 10 O senhor reina pelas gerações. Reina o teu Deus, Sião, eternamente. R. Segunda Leitura: 1Cor 1,26-31Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios – 26 Por isso, meus irmãos, considerai a vossa vocação. Entre vós não há muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos nobres. 27 Mas Deus escolheu o que é louco aos olhos do mundo, para confundir os sábios. E Deus escolheu o que é fraco diante do mundo, para confundir os fortes. 28 Deus também escolheu o que é baixo e desprezível, conforme o mundo, e escolheu o que não vale nada para destruir aquilo que é. 29 Assim, ninguém se orgulhará diante de Deus,30 pois é por graça dele que vós estais em Cristo Jesus, o qual, por Deus, se tornou para nós a sabedoria, justiça, santificação e redenção,31 para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor. – Palavra do Senhor. Evangelho: Mt 5,1-12aProclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus – Naquele tempo, 1 Vendo essas multidões, ele subiu ao monte. Quando sentou, seus discípulos chegaram para perto dele. 2 Tomou a palavra e ensinava-os assim: 3 “Felizes os pobres em espírito, porque a eles pertence o reino dos céus.4 Felizes os aflitos, porque serão consolados. 5 Felizes os mansos e humildes, porque herdarão a terra da promessa. 6 Felizes os famintos e sedentos da justiça, porque serão saciados. 7 Felizes os misericordiosos, porque serão tratados com misericórdia. 8 Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. 9 Felizes os promotores da paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10 Felizes os perseguidos por causa da justiça, porque a eles pertence o reino dos céus. 11 Felizes sereis quando vos ofenderem, perseguirem e disserem todo tipo de calúnia contra vós por minha causa. 12 Ficai alegres e contentes, porque grande será a vossa recompensa no céu. – Palavra da Salvação.
| 30All day 30/01/2017 ![]() Primeira Leitura: Hb 11,32-40Leitura do livro de Hebreus – Irmãos:32 E que direi ainda? Porque me faltaria tempo para falar sobre Gedeão, Barac, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas. 33 Pela fé eles subjugaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram as coisas prometidas, taparam a boca dos leões, 34 domaram a violência do fogo, escaparam do fio da espada, triunfaram da doença. Mostraram-se valorosos na guerra, desbarataram exércitos estrangeiros. 35 Mulheres receberam de volta, pela ressurreição, os seus mortos. Uns sofreram torturas, recusando a libertação para alcançarem uma ressurreição melhor. 36 Outros sofreram zombarias, açoites, algemas e encarceramentos. 37 Foram apedrejados, cortados com serra, torturados, passados ao fio da espada; andaram ao acaso, cobertos com peles de ovelhas e de cabra, necessitados, atribulados, maltratados. 38 Andaram por desertos e montes, por cavernas e antros da terra, aqueles de quem o mundo não era digno. 39 Todos eles, embora tenham merecido boa recomendação por causa da sua fé, não alcançaram os bens prometidos,40 porque Deus tinha em mira coisa superior para nós, para que sem nós eles não chegassem ao termo da perfeição. – Palavra do Senhor. Salmo: Sl 30(31),20.21.23.24 (R: 25)R. Fortalecei os corações, vós que ao Senhor vos confiais! 20 Como é grande, Senhor, tua bondade, que tu reservas para os que te temem, que revelas àqueles que te buscam e ante os olhos dos homens manifestas! R. 21 Tu os abrigas sob a tua face, bem longe das intrigas dos mortais; na tua própria tenda os introduzes, onde não chegam línguas maldizentes. R. 23 Eu, que na minha angústia blasfemara: “Sim, da tua presença fui expulso!”. Mas tu ouviste a voz da minha súplica, quando clamei, Senhor, por teu auxílio. R. 24 Amai pois ao Senhor, seus santos todos:vela sobre os fiéis, e, com rigor castiga os que procedem com soberba. R. Evangelho: Mc 5,1-20Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos – Naquele tempo, 1 Chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos. 2 Quando desembarcou, um homem possesso de um espírito impuro, saindo dos sepulcros, logo foi ao seu encontro. 3 Ele morava nos sepulcros e ninguém conseguia mantê-lo preso, nem mesmo com correntes, 4 pois muitas vezes lhe haviam algemado os pés e as mãos, e ele arrebentava as correntes, quebrava as algemas, e ninguém o dominava. 5 Passava o tempo inteiro nos sepulcros e sobre os montes, gritando e ferindo-se com pedras. 6 Quando viu Jesus de longe, correu e prostrou-se diante dele, 7 e gritou com voz forte: “Que é que tens tu comigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Em nome de Deus: não me atormentes!”. 8 É que Jesus lhe tinha dito: “Espírito impuro, sai deste homem!”. 9 Depois, ele lhe perguntou: “Qual é o teu nome?”. Respondeu-lhe: “Meu nome é Legião, porque somos muitos”. 10 Suplicava-lhe então, com insistência, que não o expulsasse daquela região. 11 Ora, havia ali, ao pé do monte, um grande número de porcos na pastagem. 12 E os espíritos suplicaram-lhe: “Manda-nos para os porcos, e deixa-nos entrar neles”. 13 Ele permitiu, e os espíritos impuros saíram do homem e entraram nos porcos. Estes, cerca de dois mil, jogaram-se com violência no mar, e se afogavam. 14 Os que tomavam conta dos porcos fugiram e espalharam a notícia pela cidade e pelos campos. Várias pessoas foram ver o que tinha acontecido. 15 E chegando perto de Jesus, viram o possesso sentado, vestido e bom de juízo: aquele mesmo que a Legião tinha possuído. Ficaram cheios de medo. 16 Os que tinham visto lhes contaram então o que tinha acontecido com o possesso e com os porcos. 17 E eles insistiram para que Jesus deixasse a terra deles. 18 Quando ele entrava na barca, o possesso de antes pediu para ir em sua companhia. 19 Ele não permitiu, mas lhe disse: “Vai para casa, junto dos teus, e anuncia-lhes tudo o que o Senhor te fez e como teve pena de ti”. 20 Então ele se retirou, e começou a proclamar pela região das Dez Cidades tudo quanto o Senhor lhe tinha feito, e todos ficaram admirados. – Palavra da Salvação.
| 31All day 31/01/2017 ![]() Primeira Leitura: Hb 12,1-4Leitura do livro de Hebreus – Irmãos:1 Eis por que também nós, tendo uma tal nuvem de testemunhas que nos rodeiam, devemos nos livrar de todo obstáculo e pecado que nos seduz, e correr resolutamente a carreira que nos é proposta. 2 Tenhamos bem diante dos olhos o exemplo de Jesus, o autor e o aperfeiçoador da nossa fé. Em lugar da alegria que lhe fora prometida, ele suportou a cruz, sem fazer caso desse castigo vergonhoso. E está sentado à direita do trono de Deus. 3 Levai em consideração que ele suportou uma tão grande oposição da parte dos pecadores para que não vos deixeis abater pelo desânimo. 4 Vossa resistência, na luta contra o pecado, ainda não chegou ao ponto de derramardes o sangue. – Palavra do Senhor. Salmo: Sl 21(22),26b-27.28.30.31-32 (R: cf. 27b) R. Todos aqueles que vos buscam, não de louvar-vos, ó Senhor. 26 Sim, na grande assembleia a Deus eu louvo, cumpro os meus votos diante dos que o temem. 27 Que os pobres comam, sejam saciados, e louvem o Senhor os que o procuram! R. 28 Converta-se ao Senhor a terra inteira, prostrem-se diante dele as nações todas! R. 30 Curvem-se diante dele os poderosos, os que descem ao pó a ele adorem! R. 31 Por ele viverei, também meus filhos, que hão de proclamá-lo às gerações. 32 Dirão sua justiça aos novos povos, anunciando as obras do Senhor. R. Evangelho: Mc 5,21-43Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos – 21 Depois que Jesus voltou para a outra margem, enquanto ainda estava no mar, grande multidão acorreu até ele. 22 Chegou um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo, que, quando o viu, jogou-se por terra a seus pés. 23 Suplicou-lhe com insistência dizendo: “Minha filha está nas últimas. Vem, impõe-lhe as mãos para que ela sare e viva!”. 24 Jesus foi com ele. Uma grande multidão o seguia e o apertava de todos os lados.25 Ora, certa mulher sofria há doze anos de uma perda de sangue. 26 E ela tinha sofrido muito nas mãos de vários médicos, já tendo gasto tudo que possuía sem melhorar, e, pelo contrário, piorando cada vez mais. 27 Quando ela ouviu falar de Jesus, meteu-se entre a multidão e chegando por trás tocou na roupa dele. 28 Ela pensava: “Se eu tocar nele, ainda que seja só na roupa, ficarei curada”. 29 E imediatamente secou a fonte do seu sangue, e ela percebeu, em seu corpo, que estava curada da doença. 30 Mas logo Jesus sentiu que uma força tinha saído dele. Virou-se então no meio da multidão e perguntou: “Quem tocou na minha roupa?”. 31 Os discípulos responderam: “Estás vendo a multidão que te aperta e ainda perguntas: Quem te tocou?”. 32 E ele olhava a sua volta procurando aquela que tinha agido assim. Sabendo o que tinha acontecido, 33 a mulher, amedrontada e tremendo, foi cair aos pés de Jesus e lhe contou toda a verdade. 34 Ele lhe disse: “Filha, tua fé te curou. Vai em paz e fica curada da tua doença”. 35 Ele ainda estava falando quando chegaram mensageiros da casa do chefe da sinagoga, dizendo: “Tua filha morreu. Por que ainda incomodar o Mestre?”. 36 Jesus, percebendo o que acabavam de dizer, disse ao chefe da sinagoga: “Não temas, mas apenas crê!”. 37 E não permitiu que nenhum outro o acompanhasse a não ser Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago. 38 Chegaram à casa do chefe da sinagoga.Ele notou grande agitação, choro e lamentações. 39 Entrou e lhes disse: “Por que esta confusão e este choro? A menina não está morta, mas dorme”. 40 Eles se puseram a caçoar. Mas ele fez com que todos saíssem. E levando consigo o pai e a mãe da menina, e os que o tinham acompanhado, entrou onde a menina estava estendida. – Palavra da Salvação.
| | | | |