Dia do Padre

             Agosto é, para a Igreja no Brasil, o Mês Vocacional. Em 1981 iniciou-se essa celebração, com o objetivo de se refletir, a cada domingo, uma vocação específica dentro da Igreja. O primeiro domingo deste mês é dedicado à vocação ao ministério ordenado, padre, diácono e bispo. No dia 4 de agosto, celebramos a memória litúrgica de São Cura D’Ars, celebra-se o Dia do Pároco, do Padre.

             O Cura d’ Ars, padroeiro de todos os padres do mundo foi o último sacerdote da França na última aldeia da França. Mas foi cem por cento sacerdote. Como nós, os homens, somos cronicamente incapazes de fazer toda a mortificação de que precisamos para abandonar o nosso homem velho e revestir-nos do novo, que é Cristo, Deus costuma enviar purificações exteriores àqueles que vê autenticamente dispostos a alcançar a santidade. Para São João Maria Vianney, essas purificações apresentaram-se, como é tão frequente na vida dos santos, sob a forma de campanhas de calúnias. São João Maria Vianney, vencia todas as calúnias com oração e com o amor ao próximo. Tanto que as pessoas vinham de longe para ver aquele simples padre e certa vez uma senhora da alta sociedade da França ia a pequena aldeia em Ars. Perguntaram a ela: o que a senhora vai fazer em Ars? Respondeu a senhora: “vou ver Deus em um homem”.

             É isso que foi São João Maria Vianney, é isso que deve ser o padre. o sacerdote é, pois, “instrumento vivo de Cristo Sacerdote” (PO, 12), é, por ele mesmo, “o máximo testemunho do amor” (PO 11). É na linha bíblica de proximidade e epifania de Deus, cujo ponto culminante é Cristo (Jo 3,16), de quem o sacerdote ministro é “sinal” e “aroma” (2Cor 2,15), “glória” ou expressão (Jo 17, 10).

    Pelo sacramento da Ordem, os presbíteros são configurados com Cristo sacerdote, como ministros da cabeça, para a construção e edificação do seu corpo, que é a Igreja, enquanto cooperadores da Ordem episcopal. Este é o fundamento da vida peculiar dos presbíteros: atuar tal como são, “fazendo todo o sacerdote, a seu modo, as vezes da própria pessoa de Cristo” (PO, 12) de quem é instrumento. Esta forma de agir foi obtida na ordenação com uma “graça especial” (PO, 12) que, mediante o seu ministério, leva a uma vida orientada para a perfeição. Isto “muito concorre para o desempenho frutuoso do seu ministério” (PO,12). Assim, a noção Conciliar sobre a espiritualidade do sacerdote origina uma renovação evangélica pronta para confrontar novas situações de evangelização. Daí a dimensão missionária do chamamento à santidade sacerdotal da Presbyterorum Ordinis.

    O Padre é comprometido com Cristo, enviado do Pai para salvar a humanidade (PO 12b); – o padre participa das mesmas ações sagradas por meio do ministério em comunhão com o bispo e os outros presbíteros (PO 12c); – o ministério consiste em ensinar, santificar e apascentar ao povo de Deus (PO 13a); – o padre atua como ministro da Palavra, lê e escuta a Palavra que ensina, tornando-se cada vez mais discípulo do Senhor (PO13b); – o sacerdote enquanto ministro da Eucaristia procure celebrar diariamente este sacramento, recordando-se da eficácia da cruz de Cristo. Através da Eucaristia, une-se a Cristo, oferecendo-se diariamente a Deus, nutre-se do Pão eucarístico. Deve administrar com caridade os outros sacramentos, especialmente a penitência. Através da oração do Ofício divino, o sacerdote empresta sua voz à Igreja que persevera na oração em nome de todo o gênero humano (PO 13c); –  como dirigente do povo de Deus.

    Recordemos algumas frases de São João Maria Vianney sobre o sacerdócio: “O sacerdote é um homem que ocupa o lugar de Deus, um homem que está revestido de todos os poderes de Deus”. “Deve-se olhar o sacerdote, quando está no altar, como se fosse o próprio Deus”. “O sacerdote é alguém muito grande! Deus obedece-lhe: diz duas palavras e Nosso Senhor desce do céu”. “Se eu encontrasse um sacerdote e um anjo, saudaria o sacerdote antes de saudar o anjo. Este é o amigo de Deus, mas o sacerdote ocupa o Seu lugar”. “O Sacerdote só se compreenderá bem a si próprio no céu” (Pensamentos retirados do livro Intimidade com Deus, pág 41).

    Ao celebrarmos o dia do Padre, queremos pedir ao Senhor que ilumine a todos os padres do mundo inteiro, pois, a nossa missão é em primeiro lugar: ser portador do Cristo e assim levar Cristo para todos as pessoas. O Senhor Jesus abençoe a todos os presbíteros! Que Cristo o Bom Pastor seja o nosso modelo de amor, serviço e doação.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here