Dia de Finados

    A Igreja celebra no dia 2 de novembro o dia de Finados, ou como enuncia a Igreja a Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos. É um dia para lembrarmos com carinho daqueles que já partiram. Não é um dia de tristeza, mas de saudade, e através da fé acreditamos que aqueles que já partiram na graça de Deus estão junto de Deus e um dia todos nós nos encontraremos na vida eterna.

    O dia de Finados é feriado nacional, mas não é um feriado qualquer no qual podemos ir simplesmente viajar ou passear, esse dia deve ser guardado com carinho, em respeito a aqueles que já faleceram. Esse dia deve ser guardado para irmos ao cemitério visitar o túmulo dos entes queridos que dormem o sono da paz e participar da Santa Missa em memória dos fiéis defuntos, ou no cemitério ou em sua paróquia.

    Em nossa profissão de fé rezamos: “creio na ressurreição da carne e na vida eterna”, através da nossa fé católica acreditamos que a vida não termina aqui, mas ela continua na eternidade. A nossa vida terrena é passageira, é breve, e passamos por aqui em vista da vida eterna.

    Jesus Cristo abriu-nos as portas da eternidade a partir da sua morte e posterior ressurreição, Ele nos garantiu que existia a vida eterna e que nos prepararia um lugar junto de Deus. A nossa vida está nas mãos de Deus. O tempo de Deus é diferente do nosso, a nossa vida pode durar sessenta, setenta ou oitenta anos, mas devemos procurar viver retamente para estarmos preparados para o momento do encontro com o Senhor.

    Não podemos viver com medo do dia de nossa morte, por mais que o assunto nos assuste um pouco. Todos os seres vivos nascem, amadurecem, crescem e depois de uma certa idade morrem, “ninguém fica para semente”. Enquanto estamos nesse mundo terreno devemos viver amando a Deus e ao próximo e tendo no coração a certeza de que um dia nos encontraremos com Deus. Não sabemos quando será o dia e a hora de nosso encontro definitivo com Deus, como dizia Jesus: “Vós não sabeis qual o dia e a hora, nem os anjos do céu e nem o filho sabem, somente o Pai”. O mundo terreno acaba para aqueles que morrem, mas inicia para aqueles que morrem a vida eterna.

    O Dia de Finados é próximo da data que celebramos o Dia de Todos os Santos (aqui no Brasil no domingo seguinte), pois somos convidados a viver a santidade no dia a dia, com o nosso batismo somos chamados a ser sal na terra e luz no mundo e testemunhas de Jesus Cristo. Temos que buscar uma vida santa, levaremos dessa vida sobretudo o quanto fomos capazes de amar o nosso próximo.

    No dia de Finados somos convidados a rezar pelos falecidos, considerando que nesse dia reza-se por aquelas pessoas que nos precederam. Nos cemitérios acontecem missas com uma frequência razoável e nas paróquias também são celebradas missas no dia. As Igrejas ficam abertas para que os fiéis possam rezar pelos seus falecidos.

    Desde sempre os católicos têm o costume de rezar por seus entes queridos, prestar homenagem e enfeitar os túmulos. A exemplo de Jesus, que morreu e foi sepultado, e José de Arimatéia e Nossa Senhora preparam o seu corpo para o sepultamento. Depois, é claro, Jesus deixa o túmulo vazio e ressuscita. Ainda se celebra a missa de sétimo dia, mensal e anual daqueles que já partiram.

    Desde o século XI, os papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX, recomendavam vivamente que os cristãos dedicassem um dia para rezar por quem já havia falecido. Celebrar a memória de alguém que já partiu, é de certa maneira ter a certeza de que a pessoa sempre estará conosco. Não podemos esquecer daqueles que já se foram, pois alguma marca deixou em nossa vida.

    A partir do século XII o Dia de Finados passou a ser celebrado pela Igreja católica em 2 de novembro. A partir do século IV foi acrescentada na oração eucarística a oração por todos os fiéis defuntos, para que a cada missa os fiéis possam lembrar de quem já se foi.

    Do dia 1º de novembro ao dia 8 de novembro os fiéis podem lucrar Indulgência Plenária, aplicando-as em sufrágio das almas dos fiéis defuntos. Segundo a Indulgentiarum Doctrina (Norma 15), um católico pode ganhar indulgência plenária por um defunto “em todas as igrejas, oratórios públicos ou semipúblicos – para os que legitimamente usam desses últimos”. É necessário seguir as condições habituais de confissão sacramental, comunhão Eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice.

    São condições para obter indulgência plenária: 1 – Confessar-se bem, rejeitando todo pecado; 2 – Participar da Santa Missa e comungar com esta intenção; 3 – Rezar pelo Papa ao menos um Pai Nosso, Ave Maria e Glória, sem esquecer do Símbolo – o Credo e 4 – Visitar o cemitério e rezar pelo falecido.

    Você poderá lucrar uma indulgência por vez do dia 1º ao dia 8 de novembro próximo, aplicando-a as almas dos defuntos.

    É difícil nos separar daqueles que amamos e a morte com certeza é momento duro, mas celebramos com saudade e não com tristeza essa data, tendo a certeza de que um dia nos encontraremos com quem já se foi. Celebremos esse dia com esperança e fé de que a vida não termina aqui, mas continua na eternidade, e que um dia todos nós nos encontraremos na eternidade.

    Que as almas dos fiéis defuntos, pela misericórdia de Deus, descansem em paz, Amém!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here