Dia das Mães

    Dia das Mães é uma data celebrativa carregada de profundo amor que homenageia anualmente a figura abençoada, amada, elogiada e respeitada da mãe e a bênção da maternidade. A data comemorativa proporciona imensurável sentimento de comunhão familiar, de carinho, de ternura, de afetividade e tendo a estimadíssima mãe como centro das atenções. A festa é toda dela. O melhor presente é a presença dos filhos, dos parentes na expressão de amor, de respeito e da união familiar.

    A festividade surgiu nos Estados Unidos, com a iniciativa da ativista Ann Maria Reeves Jarvis, que fundou em 1858 os Clubes de trabalho do Dia das Mães, com o objetivo de diminuir a mortalidade de crianças em famílias de trabalhadores. Jarvis organizou em 1865 o Dias de Amizade Para as Mães, para melhorar as condições dos feridos na Guerra de Secessão que assolou os Estados Unidos no período. Em 1870 a escritora Julia Ward Howe (autora de O Hino de Batalha da República) publicou o manifesto Proclamação do Dia das Mães, pedindo paz e desarmamento depois da Guerra de Secessão.

    Reconhecida como idealizadora do Dia das Mães na sua forma atual é a filha de Ann Maria Reeves Jarvis, a cristã metodista Anna Jarvis, que em 12 de maio de 1907, dois anos após a morte de sua mãe, criou um memorial à sua mãe e iniciou uma campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido. Ela obteve sucesso ao torná-lo reconhecido nos Estados Unidos em 8 de maio de 1914, quando a Resolução Conjunta Designando o Segundo Domingo de Maio como Dia das Mães, foi aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos, instaurando o segundo domingo do mês de maio como Dia das Mães. No âmbito desta resolução o Presidente dos Estados Unidos Thomas Woodrow Wilson proclamou no dia seguinte que no Dia das Mães os edifícios públicos devem ser decorados com bandeiras. Assim, o Dia das Mães foi celebrado pela primeira vez em 9 de maio de 1914.

    No Brasil, coube à Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul (ACM-RS) a iniciativa da comemoração. A data foi trazida ao Brasil pelo então Secretário-geral da instituição, Frank Long. A primeira celebração no país ocorreu em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre. Aos poucos, a festividade foi se espalhando pelo país e, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas, a pedido das feministas da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, oficializou a data no segundo domingo de maio. A iniciativa fazia parte da estratégia das feministas de valorizar a importância das mulheres na sociedade, animadas com as perspectivas que se abriram a partir da conquista do direito de votar, em fevereiro do mesmo ano. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

    Ser Mãe

    Filho é bênção de Deus. É acolhido, educado pela mãe com amor, carinho, canção, atenção e muita emoção.

    Ser mãe é a interioridade de milagre. O sentimento materno é de glória e de fortalecimento eterno.

    Só as mãos de mãe sentem o filho a segurança da proteção. O coração sente ausência do filho e é preenchido com oração.

    A alma de mãe é um belíssimo paraíso onde a ternura, o afeto, a bondade, a felicidade e com sua fé tudo se acalma.

    Mãe sempre será mulher guerreira, princesa, rainha, jardim das mais belas rosas, luar romântico e céu de estrelas.

    Ser mãe é um Milagre Divino é a integralidade do amor. Parabéns à todas as mães e para elas muita saúde, amor, paz, felicidade e prosperidade.

    Prof. Dr.  Inácio José do Vale, Psicanalista Clínico, PhD.

    Trabalha Clinicando na Comunidade de Ação Pastoral – CAP

    Especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade Dom Alberto-RS.

    Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade de Administração, Ciências e Educação-MG.

    Doutorado em Psicanálise Clínica pela Escola de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea. Rio de Janeiro-RJ. Cadastrada na Organização das Nações Unidas – (ONU).

    Autor do livro Terapia Psicanalítica: Demolindo a Ansiedade, a Depressão e a Posse da Saúde Física e Psicológica

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here