Um trauma, quando não é ressignificado, rouba o melhor de você. Rouba sua essência. Rouba a sua fé na vida. Por isso, é preciso buscar ajuda profissional e se abrir com Deus
Você sabe o que é trauma? Trata-se de alguma situação que você tenha vivido no passado, em qualquer contexto de sua vida, e que gerou uma carga de estresse gigante e uma sensação de impotência.
Tal situação é composta por tudo aquilo que você internalizou negativamente. Ou seja, alguma situação que gerou feridas em você e momentos os quais você se sentiu invadido(a) em sua intimidade e em sua verdade.
O trauma nos impede de dar passos significativos em nossas relações e em todos os contextos da nossa vida. Ele impede você de ser quem você é, de fato.
O trauma tem voz, e sussurra no nosso ouvido. O trauma, simplesmente, não nos deixa seguir em frente.
Existem pessoas que tiveram muito pouco espaço lá atrás. Que não tiveram espaço para falar das suas emoções, de suas feridas. Pessoas que foram invadidas em seus sentimentos e pessoas que não foram reforçadas naquilo que entendiam que era importante para elas. Gente que presenciou agressões e violência, que sofreu abandonos absurdos.
E, geralmente, essas pessoas – se não procuraram ou optaram por ajuda – vivem com estas feridas, invasões e abandonos latejando dentro de si. Vivem com este barulho, que nunca se aquietou dentro do coração. Pessoas assim continuam desorganizadas, continuam com essas vozes ensurdecedoras gritando dentro delas.
O fato, é que você possui um trauma que não foi trabalhado, tratado e ressignificado, você viverá com ele batendo na porta do seu coração, até que seja ouvido. Até que seja curado.
Um trauma, quando não é ressignificado, rouba o melhor de você mesmo. Rouba sua essência. Rouba a sua fé na vida.
Busque ajuda, converse com pessoas próximas e abra o seu coração. Abra o seu coração para Deus. Deus não desiste. Deus cura.
Este conteúdo foi útil para você? Então clique aqui para seguir a psicóloga Talita Rodrigues no Instagram e ter acesso a mais textos sobre psicologia, fé e espiritualidade