Deus conosco

    No clima bonito de Natal somos motivados a mergulhar no Mistério da Encarnação do Verbo, isto é, da Palavra de Deus, que se humaniza. Diz o texto bíblico que, no passado, o Espírito de Deus pairava sobre as águas (cf. Gn 1,1-2). Era um vazio total, mas tudo foi feito por motivo da Palavra, como força transformadora do vazio infinito na realidade concreta da existência terrena e humana.

    Essa Palavra agora é o Deus-conosco, que veio ao encontro da humanidade. O grande objetivo é oferecer uma autêntica proposta de salvação, de dignidade e de vida nova. O ser humano, pela própria identidade terrena, está todo envolto nos limites da vulnerabilidade cultural e carente de libertação e de superação das contingências pessoais para ser introduzido no Mistério da Salvação de Deus.

    Todos nós temos que tomar cuidado em relação ao nosso futuro. A segurança não está na evidência da prosperidade material conseguida, mas sim na confiança depositada no Deus da Aliança, naquele que se tornou Pessoa em Jesus Cristo. Ao nascer em Belém, o Senhor comprova estar presente na história como luz de salvação. Por isto Ele é Deus-conosco, que olha para a humanidade.

    O nascimento de Jesus Cristo comprova o cuidado de Deus na história dos povos e cumpre a profecia de Isaías, quando diz que de uma virgem iria nascer o Emanuel (cf. Is 7,14). É dentro da amplitude deste contexto que os cristãos celebram as bonitas festas natalinas, sensibilizados e agradecidos porque Deus não abandonou o seu povo, mesmo sabendo de sua trajetória de infidelidades.

    A bíblia relata a origem de Jesus. Foi concebido no seio de uma jovem virgem, chamada Maria, mas de forma misteriosa, por obra do Espírito Santo, portanto, uma obra divina (cf. Lc 1,35). Maria era prometida em casamento com José, um homem justo, isto é, obediente às Leis antigas. Pelas Leis, Maria deveria ser apedrejada, mas ela recebeu a compaixão de José, que a defendeu da morte.

    A expressão “Deus-conosco”, em Jesus Cristo, recorda todo o plano salvífico de Deus presente na vida do povo de Israel. Então, Advento significa tomar consciência de que a proposta de fidelidade amorosa de Deus acontece também nos dias de hoje. O importante agora é ser testemunhas autênticas, com nossos próprios atos, do que Ele faz para conservar em nós a vida e a liberdade.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here