“Determinante artífice da comunhão, paz e reconciliação”, diz Papa sobre cardeal Sfeir

Na mensagem de pesar enviada ao cardeal Béchara Boutros Raï, o Santo Padre destaca alguns traços marcantes do cardeal patriarca: “ardente defensor da soberania e independência de seu país, ele continuará sendo uma figura proeminente na história do Líbano”.

Cidade do Vaticano

“Tendo tomado conhecimento com tristeza da morte aos 99 anos de Sua Beatitude o cardeal Nasrallah Pierre Sfeir, Patriarca emérito de Antioquia dos Maronitas, envio minhas condolências ao senhor, a sua família, e a todos os fiéis de Igreja Patriarcal de Antioquia dos Maronitas, que ele governou por muitos anos com a mesma doçura e determinação”, escreve o Papa Francisco na mensagem de pesar enviada nesta terça-feira, 14, ao cardeal Béchara Boutros Raï, O.M.M, Patriarca de Antioquia dos Maronitas.

Ao traçar algumas características marcantes do cardeal falecido, o Santo Padre ressalta que, “homem livre e corajoso, o cardeal Sfeir exerceu sua missão em um contexto conturbado e foi um determinante artífice na comunhão, paz e reconciliação. Ardente defensor da soberania e independência de seu país, ele continuará sendo uma figura proeminente na história do Líbano”.

“Peço ao Pai de toda a misericórdia, que acolha em sua morada de paz e luz este pastor sábio e comprometido, que soube mostrar o amor de Deus ao povo que lhe havia sido confiado”.

Na conclusão da mensagem, o Santo Padre concede sua Bênção Apostólica ao Patriarca, à família do cardeal falecido, a todos aqueles que o acompanharam em seus últimos anos e aqueles que tomam parte na celebração fúnebre.

Biografia do cardeal Nasrallah Sfeir

S. B. Cardeal Nasrallah Pierre Sfeir, Patriarca Emérito de Antioquia dos Maronitas (Líbano), nasceu em Reyfoun, Diocese de Sarba dos Maronitas, Líbano, em 15 de maio de 1920.

Concluiu seus estudos primários e complementares na escola de Mar-Abda Harharaya entre 1933 e 1936. Em seguida,  completou seus estudos secundários no Seminário Saint-Maron, Gahzir, Líbano, entre 1937 e 1939 e sucessivamente no Seminário Maior da Universidade de São José em Beyrouth, entre 1940 e 1943.

Concluiu seus estudos filosóficos e teológicos na Faculdade de Teologia da Universidade de São José entre 1944 e 1950.

Foi ordenado sacerdote em 7 de maio de 1950, sendo nomeado pároco da Paróquia de Reyfoun e Secretário da Diocese de Damas, ministério exercido de 1950 a 1956.

Nomeado Secretário do Patriarcado Maronita, ocupou este cargo de 1956 a 1961.

Ensinou Literatura e Filosofia Árabe e Tradução no Colégio dos Padres Maristas em Jounieh, de 1951 a 1961.

Eleito para a Igreja titular de Tarso dos Maronitas, foi nomeado Vigário Geral Patriarcal no dia 19 junho de 1961, sendo confirmado em 23 de junho e em 16 de julho sucessivo recebeu a ordem episcopal.

Ele foi nomeado Administrator Patriarcal junto à Sua Excelência o Bispo Antoine Piere Khoraiche, então arcebispo de Saida (1974-1975). Mais tarde, foi nomeado Diretor de Comissão para a revisão do Direito Canônico (1980).

Em 1977  foi nomeado representante do Presidente da Assembleia dos Patriarcas e dos Bispos Católicos no Líbano para a Caritas-Líbano e em 1980 foi nomeado Conselheiro Espiritual da Ordem de Malta.

Foi eleito Patriarca de Antioquia dos Maronitas em 19 de abril de 1986, tomando posse do Patriarcado em 27 de abril do mesmo ano.

Participou de três Assembleias Gerais do Sínodo dos Bispos entre 1986 e 1994.

Foi criado e proclamado cardeal por São João Paulo II no Consistório de 26 de novembro de 1994.

Foi Presidente Delegado na Assembleia Extraordinária para o Líbano (26 de novembro a 14 de dezembro 1995).

Presidente Delegado ad honorem para na Assembleia Especial para o Oriente Médio do Sínodo dos Bispos (outubro de 2010).

Foi presidente da Assembleia dos Patriarcas e dos Bispos Católicos no Líbano e Chefe do Sínodo da Igreja Maronita. Foi também presidente do Conselho dos Patriarcas Católicos do Oriente (C.P.C.O.).

Tornou-se Patriarca emérito de Antioquia dos Maronitas (Líbano), em 26 de fevereiro de 2011.

O cardeal Nasrallah Pierre Sfeir faleceu no domingo, 12 de maio de 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here